Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tecnologia da informação e comunicação

No description
by

Cecilia Galvão

on 25 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tecnologia da informação e comunicação

1990- Kodak lançou o DCS 100

Como os jornalistas precisavam de uma nova forma de tirar fotos em lugares distantes que fosse diferente da fotografia tradicional que era um fardo para eles, foi criada a Kodak DSC 100, à primeira câmera digital lançada no mercado usada principalmente pelo fotojornalismo, sendo que o objetivo dela era acelerar a transmissão de imagens para o estúdio ou redação. Porém para visualizar a imagem era necessário uma unidade de armazenamento digital separada(DSU) que era conectada á câmera através de um cabo de interconexão. Sendo que a partir dela e com as novas tecnologias foram criadas novas câmeras digitais menores, melhores e por tanto mais praticas que são muito usadas atualmente.
O primeiro smartphone a ser criado foi o Simon, da IBM, que tinha um processador de 16MHz, tela LCD de 160 x 293 pixels (monocromática), 1 MB de memória e 1MB de armazenamento. Suas funções permitiam ao usuário trocar mensagens de PCs, utilizando a ferramenta DispatchIt, que custava aproximadamente 3 mil dólares (o equivalente a 6.200 reais). E o Simon ainda podia aceitar transmissão de fax.
O aparelho era grande e pesado, porém já tinha recursos exixtentes nos smatphones ate hoje como tela touch(sensível ao toque), câmera e aplicativos como por exemplo, mapas, player de musicas e jogos, porem para instalar os aplicativos era necessário um cartão PCMCIA e era vendido por 899 dólares com dois anos de contrato com a operadora BellSOuth. Entretanto sua bateria durava pouquíssimo, o qe fez com que ele só ficasse no mercado durante somente seis meses.
Sua importância para é que ele foi o pioneiro para a criação de novos smartphones que hoje facilitam muito mais a comunicação e a transmissão de informação, já que não é mias necessário um computador ou um telefone fixo para isso, você consegue fazer muitas coisas com um pequeno e leve aparelho nas mãos.

1995- É lançado o sistema operacional Windows 95.
1995- O DVD foi criado.
A sigla DVD significa Digital Versatile Disc, em português Disco Digital Versátil, sendo que o primeiro DVD foi anunciado ao publico em 1995 tinha um sistema chamado sistema Philips EFMPlus, que foi criado por Kees A. Schouhamer Immink e tinha também uma geometria permitisse o "push-pull" (pular) das faixas (assim como no CD, podem ser feitos saltos de uma música para outra, enquanto numa videocassete não há como fazer isso rapidamente). Sendo sua qualidade melhor do que as do VHS.
No começo, o DVD foi pouco procurado diferentemente do VHS, mas rapidamente se tornou popular nos Estados Unidos, porem no Brasil só se popularizou em 2003 tomando quase 80% do mercado de vídeos e hoje é o principal aparelho que se usa para ver filmes, ou seja, um novo meio de passar informação e ter lazer.

1992- O primeiro smartphone foi criado.
2006- A primeira sala 3D no Brasil foi inaugurada.
A primeira sala 3D inaugurada no Brasil em 8 de Setembro de 2006 na sala 9 do Shopping Eldorado, São Paulo, com o filme “A Casa Monstro”, que já havia sido estreado em 2D. Esta sala era uma das poucas do Brasil que tinham projeção digital e a primeira preparada para filmes 3D, porem o ingresso para essa sala era mais caro do que as sessões normais. O sistema 3D foi inaugurado nos Estados Unidos e chegou no Brasil pelas mãos da rede multinacional Cinemark, que fez com que esse cinema fosse o primeiro no Brasil a exibir imagens em três dimensões.
A sala 3D foi uma tentativa de atrair os espectadores para as salas de projeções, já que só passar filme 2D não adiantava mais, por eles já possuírem equipamentos que pudessem passar os filmes em suas casas. E ela representou um avanço do Brasil em relação a tecnologia.

Smartphone atual
Ele foi lançado no dia 24 de Agosto de 1995, sendo que seu lançamento foi histérico, porque abriu novas possibilidades de trabalho e interação por possuir varias novidade como o Windows Explorer, mas sobretudo os recursos de sistema e modos de uso da plataforma Windows, como o editor de registro, a memória virtual ("swap file" ou "arquivo de troca"), o uso intensivo do segundo botão do mouse e o início da integração entre o Windows e aplicativos diversos da Microsoft. Além disso, tinha capacidade de suportar nomes longos de arquivo, ate 225 caracteres, ou seja, não precisa mais usar palavras chaves para encontrar seus arquivos. Portanto esse novo sistema revolucionou o mundo dos sistemas operacionais e foi uma previa do impacto da Internet.
1996 – surgiu o Google.

O Google começou em janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin, estudantes de doutorado na Universidade Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. Ele surgiu devida a frustração deles com os sites de busca da época, com isso, eles tinham o objetivo de criar um site de busca mais avançado, mais rápido e e com maior qualidade de ligações, sendo que uma das propostas deles era que o Google não tivesse muita publicidade para que o utilizador pudesse perder o menor tempo possível pesquisando, sem distrações.No começo o projeto foi chamado de Backrup, depois eles mudaram para googol, porem por um erro ortográfico escreveram google e resolveram deixa-lo assim.
Originalmente, o Google funcionou sob o site da Universidade Stanford, com o domínio “google.stanford.edu” com os direitos a própria universidade, porem depois o domínio “google” foi registrado em 15 de setembro de 1997 e a empresa foi constituída em 4 de Setembro de 1998. E hoje o google é o site de busca mais utilizado.


Tecnologia da informação e comunicação
Cecilia Galvão
Cecilia Galvão
Cecilia Galvão
Cecilia Galvão
Cecilia Galvão
Fontes Bibliograficas:
Cecilia:
Disponivel em <http://www.resumofotografico.com/2011/08/maquina-do-tempo-kodak-dcs-100.html> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://www.cantao.net/index_arquivos/Page3314.htm> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2008/06/27/windows-95-teve-lancamento-histerico-e-foi-a-maior-revolucao-da-microsoft.jhtm> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_95> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://tecnologia.culturamix.com/eletronicos/a-historia-da-smartphones> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://canaltech.com.br/noticia/smartphones/Simon-o-primeiro-smartphone-surgia-ha-20-anos/> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Smartphone> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/DVD> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://blog.carlossena.com/2010/02/17/quando-foi-a-primeira-projecao-de-cinema-3d-no-brasil/> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,AA1381495-7086,00-ESTREIA+PRIMEIRO+CINEMA+D+DO+BRASIL.html> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://idgnow.com.br/ti-pessoal/999/12/31/cinema-3d-salas-brasileiras-aceleram-migracao-para-a-nova-tecnologia/#&panel2-1> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://memoriasdeumavida-sobral.blogspot.com.br/2010/07/decada-de-90-tecnologia-windows-e.html> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <https://sites.google.com/site/historiasobreossitesdebusca/historia-dos-principais-sites-de-busca/Historia-do-site-de-busca-google> acesso em 22.jun.2014
Disponivel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Google> acesso em 22.jun.2014

1979 - O CD-ROM foi inventado.
Em 1970, James T. Russell conseguiu gravar em uma placa de plástico sensível a luz que eram sensíveis a pequenos “bits” de claridade e escuridão, cada um com um micro diâmetro, um laser que lia os dados binários que o computador converteu em dados para serem lidos. Nos anos 70, Russel continuou a refinar o CD-ROM, adaptando-o para todos os tipos de dados.
A criacao do CD-ROM foi muito impotente pois hoje em dia, ele é muito comum em aparelhos de som e computadores, é fácil de usar, tem alta capacidade de armazenamento, e é compacto, diferente do viníl que era utilizado antigamente.

1980- É publicado o padrão da ethernet (tecnologia para redes locais):
Em 1980, Robert Metcalfe e seus colegas da Xerox desenvolveram um projeto baseado na Ethernet (uma tecnología de interconexão para redes locais, baseada no envío de pacotes) que se tornou a primeira rede local do mundo. Posteriormente, numa parceria com a DEC, Intel e Xerox, é publicado o primeiro padrão Ethernet.
Ethernet é baseada na idéia de pontos da rede enviando mensagens, no que é essencialmente semelhante a um sistema de rádio, cativo entre um cabo comum ou canal, as vezes chamado de éter.
A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnología de LAN mais amplamente utilizada.
É então possível transmitir mais rapidamente dados através dos cabos coaxiais
O rascunho da primeira rede Ethernet feito por Robert Metcalfe:
1981- Surge o primeiro Notebook
Em 1981, Adam Osborne lançou o primeiro computador completamente portátil. O Osborne 1 teve boas vendas enquanto único no mercado, ele cabia embaixo do banco de um avião, mas sua empresa acabou indo a falência em 83 com a chegada de modelos concorrentes e também porque não possuía compatibilidade alguma com os desktops da época.
Mesmo com sua falência em 1983, o Osborne 1 foi muito importante para a tecnologia pois deu início a era dos computadores portáteis, foi como um primeiro passo para essa produto que hoje em dia é muito importante e muito usado pois é prático e pode-se levar a todos os lugares.

Propaganda do Osborne:
1983- A empresa Apple lança o computador Macintosh
O projeto do Macintosh deixou Steve Jobs obcecado, que até saiu, com a sua equipe, do projeto Lisa para trabalhar no Mac. Em 1981, Steve tomou a direção do projeto.
Em 1983, foi lançado pela "Apple" o computador Lisa, "Local Integrated Software Architecture", e também o nome da irmã de Steve Jobs.
Lisa foi o primeiro computador com interface gráfica, ou seja, que utilizava figuras em que o usuário clicava, acionando comandos. Também trazia interface intuitiva, com menus na parte superior e janelas flutuantes pela tela.
Já vinha com mouse e com um conjunto de programas de escritório e o seu sistema operacional era o "Lisa OS", o primeiro com sistema gráfico embutido.
Um grande problema era o preço, quase US$ 10.000,00, mais que o dobro do valor pago aos computadores na época.

1990- A internet começou a alcançar a população em geral
Foi somente em 1990 que a internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu o que muitos dizem que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950, isso foi a World Wide Web, que possibilitou a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir desse momento, a internet cresceu muito.
Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais.
Hoje em dia, nao há quem nunca tenha ouvido falar da internet, é extremamente útil e prático, é o meio mais fácil e rápido de fazer pesquisas e nos mantermos informados sobre as noticias. A internet é um veículo de comunicação que é utilizado hoje por mais de 170 milhoes de pessoas.
O navegador Internet Explorer de antigamente:
1990- A primeira rede de telefonia celular do Brasil foi lançada pela TELERJ, na cidade do Rio de Janeiro
A primeira rede de telefonía celular foi lançada em 1990 pela TELERJ, na cidade do Rio de Janeiro, e logo foi expandida para Salvador. No entanto, o celular só se tornou um acessório popular no final da década de 90.
A primeira geração (1G) de telefonia móvel era analógica (só transmitía voz) e utilizava a comutação por circuito. Fazia uso da tecnologia FDMA (Frequency Division Multiple Access), tendo como padrão o AMPS (Advanced Mobile Phone System).
Desde o lançamento da primeira rede de telefonia celular, o desenvolvimento do setor vem ultrapassando todos os prognósticos. Em muitas nações industrializadas os resultados superam 100%, porque muitas pessoas possuem mais que um aparelho.
Graças a rede de telefonía celular lançada pela TELERJ, temos um dos eletrônicos mais utilizados hoje em dia, o celular, que hoje é acessório obrigatório para muitos, é pratico, o custo pode ser controlado, nao tem fio, pode ser levado para onde quiser, pode se comunicar com quem quiser a hora que quiser e se voce quiser falar com alguem nao precisa necessariamente ligar para a pessoa mas pode mandar uma mensagem se nao puder falar em voz alta.
Símbolo da TELERJ:
Censo de celulares ao redor do mundo:
Disponível em <http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/para-que-serve-placa-de-video.html> acesso em 24.jun.2014
Disponível em <http://www.historiadetudo.com/impressora.html> acesso em 24.jun.2014
Disponível em <http://www.axis.com/pt/products/video/about_networkvideo/ip_networks.htm> acesso em 24.jun.2014
Disponível em <http://rondonmix.com.br/saiba-porque-e-tao-importante-anunciar-na-internet-nos-dias-de-hoje/> acesso em 24.jun.2014
Disponível em

<http://gizmodo.uol.com.br/ha-40-anos-o-celular-era-usado-pela-primeira-vez/> acesso em 19.jun.2014
Disponível em <http://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/movel/evolucao.html acesso em 19.jun.2014
Disponível em <http://www.aux.tv/2013/11/how-16-canadian-music-websites-looked-in-2003/internet-explorer-1-0/> acesso em 18.jun.2014
Disponível em <http://wellmoraes.blogspot.com.br/> acesso em 18.jun.2014
Disponível em <http://www.cultura.ufpa.br/dicas/net1/int-h198.htm> acesso em 18.jun.2014
Disponível em <http://opnni.com/2010/01/24/macintosh-26-anos-saiba-um-pouco-mais-da-historia/> acesso em 18.jun.2014
Disponível em <http://www.cultura.ufpa.br/dicas/net1/int-h198.htm#1983> acesso em 18.jun.2014
Disponível em <http://opnni.com/2010/01/24/macintosh-26-anos-saiba-um-pouco-mais-da-historia/> acesso em 18.jun.2014
Disponível em <http://www.tecmundo.com.br/2231-a-historia-dos-notebooks.htm> acesso em 18.jun.2014
Disponível em <http://pt.slideshare.net/lucrodsilva/ethernet-historia> acesso em 18.jun.2014
Disponível em <http://www.g-sat.net/showthread.php?102541-30-de-Setembro-de-1980-(Publicado-o-padr%C3%A3o-Ethernet)> acesso em 15.jun.2014
Disponível em <http://maxipedro.wordpress.com/2010/02/08/ethernet/> acesso em 15.jun.2014
Disponível em <https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110410095121AATn4pk> acesso em 15.jun.2014
Lisa:
Propaganda do computador Lisa:
CD-ROM:
Leitor de CD-ROM:
Leitor de CD-ROM:
Uma rede local (LAN) é um grupo de computadores conectados entre si em uma área local para comunicar-se um com o outro e compartilhar recursos. Um exemplo dessa rede é a impressora conectada ao computador que é muito importante e muito utilizada hoje em dia, pois seus mecanismos proporcionam a impressão de documentos com imensa rapidez e facilidade.
Propaganda Osborne:
O computador Lisa foi muito importante pois foi o primeiro a ter o sistema com gráfico embutido, ou seja, fez com que outras empresas passassem a embuti-lo em seus computadores também, já que hoje em dia todos os computadores tem esse sistema.
Censo de celulares ao redor do mundo:
Símbolo da TELERJ:
Fontes Bibliográficas (Victória Chebl):

Victória Chebl
Victória Chebl
Victória Chebl
Victória Chebl
Victória Chebl
O navegador Internet Explorer de antigamente:
Desenho usado por Bob Metcalfe, um dos criadores da Ethernet, para apresentação em uma conferência em 1976:
Beatriz Cavalcanti
Cecília Galvao
Victória Chebl
1965: Inauguração da Rede Globo de televisão no Rio de Janeiro

Beatriz Helena Cavalcanti

A rede globo é uma rede de televisão brasileira, foi fundada em abril de 1965 pelo jornalista Roberto Marinho, no Rio de Janeiro. Antes disso em 1951, a rádio Globo tentou sua primeira concessão de televisão, mas Getúlio Vargas, o atual presidente, não aceitou a concessão, que já hávia sido concedida pela comissão técnica de rádio. Mas em 1957 o presidente Juscelino Kubitschek aprovou a concessão de televisão para a rede globo.
A emissora atualmente é assistida por 150 milhões de pessoas diariamente, tanto no Brasil, como no exterior. Ela é considerada também a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, além de alcançar praticamente todo o território Brasileiro (98,44%) e quase toda a população (99,50%). Ela possui 122 emissoras próprias ou afiliadas. E faz também transmissão no exterior pela TV Globo Internacional.
A emissora desde 1970 possui a liderança em relação a audiência da televisão brasileira aberta. Mesmo tendo em 2003 uma queda de audiência em seus prinipais programas, tais como o jornal nacional, jornal apresentado em horário nobre pela emissora.
Atualmente a sede administrativa da rede globo se localiza no bairro do Jardim Botânico, no Rio de janeiro e seus prinicpais estúdios em Jacarepaguá, também no Rio de Janeiro, em São Paulo, a emissora possui também alguns estúdios de produção.

1969: criação da internet nos EUA
Beatriz Helena Cavalcanti

A rede globo é uma rede de televisão brasileira, foi fundada em abril de 1965 pelo jornalista Roberto Marinho, no Rio de Janeiro. Antes disso em 1951, a rádio Globo tentou sua primeira concessão de televisão, mas Getúlio Vargas, o atual presidente, não aceitou a concessão, que já hávia sido concedida pela comissão técnica de rádio. Mas em 1957 o presidente Juscelino Kubitschek aprovou a concessão de televisão para a rede globo.
A emissora atualmente é assistida por 150 milhões de pessoas diariamente, tanto no Brasil, como no exterior. Ela é considerada também a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, além de alcançar praticamente todo o território Brasileiro (98,44%) e quase toda a população (99,50%). Ela possui 122 emissoras próprias ou afiliadas. E faz também transmissão no exterior pela TV Globo Internacional.
A emissora desde 1970 possui a liderança em relação a audiência da televisão brasileira aberta. Mesmo tendo em 2003 uma queda de audiência em seus prinipais programas, tais como o jornal nacional, jornal apresentado em horário nobre pela emissora.
Atualmente a sede administrativa da rede globo se localiza no bairro do Jardim Botânico, no Rio de janeiro e seus prinicpais estúdios em Jacarepaguá, também no Rio de Janeiro, em São Paulo, a emissora possui também alguns estúdios de produção.

A internet surgiu a partir de pesquisas militares no período da guerra fria. A sua criação teve objetivos militares, pois seria uma das formas das forças americanas de manter sua comunicação em caso de ataques inimigos, que poderiam destruir os meios utilizados de comunicação da época.
Entre 1970 e 1980 a internet passou também a ser usada no meio de comunicação acadêmica, em que principalmente estudantes e professores norte américanos trocavam mensagens, ideias e descobertas pela rede mundial.
Apenas a partir de 1990 que a internet passou a ser utilizada pela população em geral. Com a criação da WORD WIDE WEB, a Internet passou a crescer em ritmo muito acelerado, pois permitia a criação de sites mais dinâmicos e que fossem mais interessantes visualmente. Além de terem surgido vários navegadores, que facilitavam a navegação pela internet e contribuiram também para seu crescimento.
A Internet foi vista por muitos como uma grande criação tecnológica, ficando atrás apenas da televisão.
Atualmente a Internet é usada por diversos blocos, pode ter a finalidade de diversão, pesquisas, comunicação, comércio, etc. A Internet hoje está presente em todo o mundo, possibilitando o acesso a informações e notícias por apenas alguns segundos. Além de possibilitar a comunicação de todo o globo, tendo assim o mundo em rede.

1971: Intel lança o Intel 4004, primeiro microprocessador do mundo
Beatriz Helena Cavalcanti

A rede globo é uma rede de televisão brasileira, foi fundada em abril de 1965 pelo jornalista Roberto Marinho, no Rio de Janeiro. Antes disso em 1951, a rádio Globo tentou sua primeira concessão de televisão, mas Getúlio Vargas, o atual presidente, não aceitou a concessão, que já hávia sido concedida pela comissão técnica de rádio. Mas em 1957 o presidente Juscelino Kubitschek aprovou a concessão de televisão para a rede globo.
A emissora atualmente é assistida por 150 milhões de pessoas diariamente, tanto no Brasil, como no exterior. Ela é considerada também a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, além de alcançar praticamente todo o território Brasileiro (98,44%) e quase toda a população (99,50%). Ela possui 122 emissoras próprias ou afiliadas. E faz também transmissão no exterior pela TV Globo Internacional.
A emissora desde 1970 possui a liderança em relação a audiência da televisão brasileira aberta. Mesmo tendo em 2003 uma queda de audiência em seus prinipais programas, tais como o jornal nacional, jornal apresentado em horário nobre pela emissora.
Atualmente a sede administrativa da rede globo se localiza no bairro do Jardim Botânico, no Rio de janeiro e seus prinicpais estúdios em Jacarepaguá, também no Rio de Janeiro, em São Paulo, a emissora possui também alguns estúdios de produção.

A internet surgiu a partir de pesquisas militares no período da guerra fria. A sua criação teve objetivos militares, pois seria uma das formas das forças americanas de manter sua comunicação em caso de ataques inimigos, que poderiam destruir os meios utilizados de comunicação da época.
Entre 1970 e 1980 a internet passou também a ser usada no meio de comunicação acadêmica, em que principalmente estudantes e professores norte américanos trocavam mensagens, ideias e descobertas pela rede mundial.
Apenas a partir de 1990 que a internet passou a ser utilizada pela população em geral. Com a criação da WORD WIDE WEB, a Internet passou a crescer em ritmo muito acelerado, pois permitia a criação de sites mais dinâmicos e que fossem mais interessantes visualmente. Além de terem surgido vários navegadores, que facilitavam a navegação pela internet e contribuiram também para seu crescimento.
A Internet foi vista por muitos como uma grande criação tecnológica, ficando atrás apenas da televisão.
Atualmente a Internet é usada por diversos blocos, pode ter a finalidade de diversão, pesquisas, comunicação, comércio, etc. A Internet hoje está presente em todo o mundo, possibilitando o acesso a informações e notícias por apenas alguns segundos. Além de possibilitar a comunicação de todo o globo, tendo assim o mundo em rede.

O INTEL 4004 é uma unidade central de processamento, foi o primeiro microprocessador do mundo e o primeiro a ser disponível comercialmente.
O objetivo desse microprocessador era reunir todos os elementos necessários para a criação de um computador, com exceção dos dispositivos de entrada e saída, tal como o teclado.
O processo de criação feito pela Intel incentivou para que outros fabricantes começassem a iniciar projetos para a realização de microprocessadores mais agéis e capazes, passando então a ter indústrias desses dispositivos. Por conta da criação desse tipo de indústria especializada em microprocessadores, hoje temos centrais de processamento muito evoluídos.

1971: Disquetes se tornam disponíveis comercialmente

Beatriz Helena Cavalcanti

Disquete é um disco quadrado, com magnética removível, que tem a capacidade de armazenar dados. A sua origem é do final de 1960, mas sua comercialização aconteceu apenas 11 anos depois, em 1971.
O seu tamanho e capacidade podem variar, o tamanho vária entre 3,5 polegadas e 5,25 polegadas, enquanto a sua capacidade depende também de seu tamanho, podendo variar no seu menor tamanho de 720 KB à 5,76 MB, já no seu maior tamanho pode váriar de 3000 KB até 300 MB.
O disquete possui uma vida útil relativamente pequena caso compararmos a um CD. Com um disquete mais velho e com excessivo uso, alguns fragmentos do disco magnético interno passam a ser despreendidos, e podem grudar nos dispósitivos de leitura, atrapalhando a leitura de outros disquetes.
Hoje em dia, em que o tamanho dos arquivos aumenta cada vez mais e que se possui outros meios de armazenamento com maior capicidade do que o disquete, como Pen Drives, DVDs, CDs, etc. O seu uso diminuiu muito, chegando ao fato de computadores novos não terem mais a leitura do disquete.

1972: É lançado o primeiro videogame, o Odyssey 100

Beatriz Helena Cavalcanti

O videogame Odssey 100 foi lançado em agosto de 1972, mas já hávia sido demonstrado em abril desse mesmo ano. Ele foi o primeiro console de jogos com sucesso no mundo, foi inventado por Ralph Baer e várias de suas características foram seguidas por todos os outros videogames criados posteriormente. O projeto iniciado em 1966 desenhado por Baer mostrava um aparelho que seria conectado a uma TV.
O videogame foi lançado para funcionar com dois controles e 12 jogos, que podiam ser removivéis do aparelho, começando assim com o Odyssey os cartuchos de jogos remóviveis do videogame. A maioria dos doze jogos que faziam parte do videogame eram de esportes, entre eles, tênis, ski, hockey, etc.
As vendas do video game não alcançaram o esperado por conta dos erros de marketing. O aparelho teve a sua imagem veinculada a uma marca de televisores, a Magnavox, dando a impressão de que o videogame necessitava desse tipo de televisor para funcionar. Por conta dos poucos meisos de comunicação existente na época, a empresa não conseguiu sanar o erro, fazendo com que as vendas não chegassem ao esperado. Após isso a empresa lançou o Odyssey 2.


1976: A apple foi fundada

Beatriz Helena Cavalcanti

Apple é uma empresa multinacional de equipamentos eletrônicos e softwares dos Estados Unidos. Ela foi fundada em abril de 1976 na Califórnia, por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne, com o nome de Apple Computers inc. Apenas em 2007 houve sua mudança de nome, em que a palavra “computers” foi retirada, com o obejtivo da empresa produzir novos tipos de equipamentos.
A sua criação ocorreu pois Steve Wozniak criou o computador Apple I em suas horas vagas, então tentou vender seu projeto para algumas empresas, como a HP e Atari, mas ambas não o aceitaram, alegando que computadores pessoais não iriam ter um futuro no mercado. Então o grupo decidiu produzir e vender os produtos por conta própria. Houve então a criação da empresa Apple, que em seu começo era apenas produzido computadores.
Após a criação do Macintosh, computador que possuía a interface gráfica, e que obteve grande sucesso no mercado, a apple passou a criar outros aparelhos eletrónicos, como o celular Iphone, o tablet Ipad, entre outros.



Fontes Bibliograficas(Beatriz Cavalcanti):
Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://www.suapesquisa.com/internet/>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Intel_4004>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/apple-faz-37-anos-conheca-historia-da-empresa-criada-por-steve-jobs.html>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://www.infoescola.com/informatica/historia-da-apple/>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_Globo>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Magnavox_Odyssey>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/ult530u4927.jhtm>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=sS_EW8SfJjU>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://www.infopedia.pt/$disquete;jsessionid=S41bG4dxS8mkvHJ2n2RMOg__ >acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://origemdascoisas.com/a-origem-da-disquete/>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Disquete>acesso em 23.jun.2014
Disponível em <http://www.infoescola.com/informatica/disquete/>acesso em 23.jun.2014
Full transcript