Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Calor e Temperatura

No description
by

Thais Pádua

on 25 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Calor e Temperatura

Professora: Thais Pádua Calor e Temperatura Toda matéria é formada por particulas em constante agitação Temperatura: é a grandeza física que permite avaliar a agitação média das partículas. Quanto maior a agitaçao das partículas, maior a temperatura do corpo. Energia Interna ou térmica: Soma de todas as energias dos átomos
e moléculas de um corpo. Quantidade de energia que passa de um corpo para outro quando há uma diferença de temperatura entre eles CALOR Equilibrio termico: momento em que os corpos ficam a mesma temperatura Termômetro clínico: reservatorio de mercurio que se dilata entrando em equilibrio térmico. Escala Celsius construída em 1742, pelo físico e astrônomo sueco Anders Celsius, que adotou para o ponto de fusão de gelo o valor 0 (zero) e para o ponto de ebulição da água o valor 100 (cem). Dividiu-se o intervalo obtido entre os pontos fixos em cem partes iguais, em que cada parte corresponde à uma unidade da escala e foi denominada de grau Celsius, cujo símbolo é o °C. A temperatura está relacionada à energia de movimento das moléculas de um corpo; assim, ao diminuirmos sua temperatura, suas moléculas ficam mais lentas. Podemos imaginar um estado em que todas as moléculas estão paradas, ou seja, agitação térmica nula correspondendo à temperatura zero, a qual denominamos zero absoluto. O físico irlandês, Willian Thomson, que recebeu o título de nobreza lorde Kelvin, estabeleceu, em 1848, uma escala absoluta, a chamada Escala Kelvin. William Tomson (conhecido como Lord Kelvin) estudando o comportamento do gases, descobriu a menor temperatura que um corpo poderia atingir, que seria equivalente a -273°C. A partir daí determinou o ponto zero de sua escala. Criou assim o que chamamos de escala absoluta, pois utiliza um fenômeno universal como referência. Nela a água congela em 273 Kelvin (K) e ferve a 373 K – repare que não utilizamos graus, pois esta é a escala absoluta e não uma comparação entre fenômenos como as outras escalas. Celsius para Kelvin, Kelvin para Celsius
A diferença entre as escalas Celsius (C) e Kelvin (K) é simplesmente o ponto 0. Assim para fazermos a conversão basta somar 273:

K = C + 273 A Escala Fahrenheit
Nos EUA em vez da escala Celsius é usada está escala que atribui o congelamento da água pura ocorre em 32° Fahrenheit (F) e a ebulição em 212°F. Agora você deve estar se perguntando:
"Como eu faço para transformar uma escala na outra?" Se alguém me falar que a temperatura em Nova Iorque é de 59ºF, como vou saber realmente se lá está muito quente ou frio, já que eu estou acostumado com outra escala, a Celsius? Calor específico
Quando se fornece a mesma quantidade de calor a massas iguais de substancias diferentes, cada uma sofrera um acréscimo de temperatura em tempo diferente.
Alguns materiais se aquecem muito mais rapidamente que outros. Isso significa que alguns materiais necessitam de menos calor que outros para determinada variação de temperatura. Para caracterizar esse fenômeno foi criada a grandeza calor especifico (c), definida como a quantidade de calor (em cal) que eleva em 1°C a massa de 1g de uma substância.
Como o nome já diz, ele é especifico de cada substancia. Por causa da definição de caloria, o calor especifico da água é c=1cal/g * °C (uma caloria por grama vezes grau Celsius) Calor especifico de algumas substancias.
Substância - Calor Específico (cal/g * °C )
Água 1,00
Álcool 0,58
Alumínio 0,22
Chumbo 0,03
Cobre 0,09
Ferro 0,12
Ouro 0,03 Calor sensível: o que é e como calcular
Algumas vezes precisamos saber qual é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um corpo. Pelo que já estudamos percebemos que essa quantidade depende da massa e do calor especifico da substancia e de quanto a temperatura vai ser elevada. Essa quantidade de calor que altera a temperatura do corpo é denominada calor sensível. Seu calculo é feito com a seguinte expressão matemática.






•Q é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura do corpo
•m é a massa do corpo
•c é o calor especifico da substancia
•t é a variação de temperatura do corpo Caloria é a unidade de medida usada para medir a quantidade de energia que os alimentos fornecem ao nosso organismo Dentre a escalas atualmente utilizadas, destacam-se a Celsius – proposta pelo astrônomo sueco Anders Celsius em meados do século XVIII
Celsius determinou como pontos fixos da sua escala o ponto de fusão do gelo (0°C) e o ponto de ebulição da água (100°C), ao nível do mar; dividiu então o intervalo em cem partes iguais.
Full transcript