Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

TV: o script para TV

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of TV: o script para TV

"Quando se escreve para TV, as imagens são cruciais para a notícia. No rádio é precriso criar imagens mentalmente - como fizeram Edward R Murrow e outros grandes radiojornalistas que usaram o veículo de forma efizac - e depois achar as palavras para descrever a imagem para a audiência. Na TV, é possível mostrar as imagens reais" (WHITE, TED, p. 114)
"Quando o telespectador liga a televisão para assistir a um telejornal ele quer se informar, saber as notícias. E sabe que será por meio da imagem. Muitas vezes, quando existe uma imagem forte de um acontecimento, ela leva vantagem sobre a palavra. Ela é suficiente para transmitir, ao mesmo tempo, informação e emoção" (PATERNOSTRO, p.85).
"Não vamos ver aqui a imagem como uma rainha, que se impõe aos seus súditos pela presença. Mas não podemos deixar de pensar que a imagem é uma linguagem universal, em um entendimento imediato e possibila às pessoas a visão de uma realidade externa àquela em que vivem" (Paternostro, p.85)
Image by Tom Mooring
TV: imagem + texto
"A Batalha sobre o que é mais importante em telejornalismo - as palavras ou as imagens - é interminável. Não há dúvidas de que as palavras são vitais e de que alguns telejornalistas as usam melhor que outros" (WHITE, p.113)
"A beleza das boas imagens é que elas não precisam de muitas palavras - apenas de algumas boas palavras. O desafio dos redatores de TV é evitar redundância com o vídeo. Não diga aos telespectadores o que eles estão vendo. Em vez disso, apoie, o vídeo dizendo o que a imagem não mostra ou não pode mostrar. Preencha as lacunas, mas não super o vídeo" (White, p.113)
"Jornalismo é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e dos corações de seus alvos: leitores, telespectadores ou ouvintes. Uma batalha geralmente sutil e que usa uma arma de aparência extremamente inofensiva: a palavra, acrescida, no caso da televisão, de imagens" Clóvis Rossi.
O que a imagem abaixo fala?
"Esse conselho parte do pressuposto de que existem boas imagens para trabalhar. Se você não as tiver, as palavras serão cruciais para sustentar o vídeo. Como o noticiário de TV não admite imagens sem qualidade, notícias com imagens ruins provavelmente serão substituídas por outras com imagens mais atraentes, a menos que seu conteúdo seja vital demais para ser descartado" (White, p. 113)
Link: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/foto-chocante-de-menino-morto-vira-simbolo-da-crise-migratoria-europeia.html
Quem vem primeiro:
o texto ou a imagem?
"Para escrever um texto de TV, precisamos saquais as imagens disponíveis que temos para serem coorrdenadas com as informações. Não podemos escrever uma palavra que seja sem conhecer as imagens, ignorando-as. Temos de levar em conta que estamos trabalhando primordialmente com a imagem. Sem ela estaremos fazendo rádio, revista ou jornal" (Paternostro, p.86)
"A notícia: um grupo de sem-terra invade uma fazenda. O proprietário chama a polícia para retirá-los. Os sem-terra já montaram barracas de lona e pretendem lutar pela posse da terra" (Paternostro, p.87)
O texto abaixo estaria correto?
A fazenda Goiabeira, no interior da Bahia, foi invadida pelo Movimento dos Sem Terra. Eles montaram um acampamento com barracas de lona e pedaços de pau. Crianças, mulheres e idosos podiam ser vistos dentro do acompamanto. Com a chegada da polícia e a realização de um cerco no acampamento, as mulheres, idosos e crianças foram retiradas.
Por vários motivos o texto anterior está incorreto.

Na perspectiva da aula de hoje, está incorreto na medida em que "fala" para o "telespectador" aquilo que é visto nas imagens, sem acrescentar nada além.
"Para se associar à imagem - sem redundância - o texto deve identificar os elementos fundamentais da notícia. Aliás, isto é uma prioridade de qualquer texto jornalístico - independente de estilo, forma ou veículo. Mas, na TV, é com palavras precisar, bem escolhidas que o texto deve responder às seis perguntas clássicas, o elemento fundamental de toda notícia: Quem? Quê? Quando? Onde? Como? Por quê?" (Paternostro, p. 87).
Fato: "Governo do Estado inaugura novo parque de diversões. Milhares de pessoas vão ao Itaigara em busca de curtirem as atrações oferecidas pelo parque"
Full transcript