Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Projeto Sistema Nervoso

Identificar e associar a anatomia e fisiologia do sistema nervoso. Através de imagens e conceitos. Interligar estruturas de animação.
by

Letícia Felácio

on 21 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Projeto Sistema Nervoso

SISTEMA NERVOSO Os neurônios são as principais células do sistema nervoso. Eles são responsáveis por receber, processar e transmitir informações. NEURÔNIOS Os neurônios são formados por: corpo celular, dendritos e axônios. Os dentritos são extensões finas e ramificadas, enquanto o axônio é mais espesso e alongado. Neurônios sensoriais TIPOS DE NEURÔNIO As informações podem ser impulsos nervosos A extremidade do axônio pode se comunicar com dendritos de outros neurônios Sinal elétrico que percorre todo o axônio O dendrito do outro neurônio passa a informação adiante Os dendritos recebem informações de um outro neurônio (cc) image by nuonsolarteam on Flickr Neurônios que recebem informações de orgãos dos sentidos, tais como olhos ou orelhas. Neurônios motores Neurônios que transmitem uma resposta do sistema nervoso para a contração muscular, como por exemplo, erguer o braço. Neurônios associativos Neurônios que fazem a conexão entre os outros dois neurônios. O impulso nervoso transmitido de um neurônio ao outro não é instantaneamente transmitido para o próximo neurônio, músculo ou orgão. Isso acontece graças à um espaço entre eles, chamado fenda sináptica. A COMUNICAÇÃO ENTRE OS NEURÔNIOS Os neurotransmissores são substâncias químicas que transmitem a informação de um neurônio ao outro pela fenda sináptica. Os neurotransmissores se ligam a receptores, o que pode gerar um novo impulso nervoso. Estruturas na membrana da célula. O impulso nervoso se propaga até o final do axônio. Se o axônio terminar em um orgão, os neurotransmissores podem intervir em seu funcionamento. Nem todas as moléculas geram um impulso nervoso. Os neurotransmissores liberados durante as sinapses são recolhidos pelo próprio axônio terminal. Sinapse é o processo de comunicação entre um neurônio e outra célula. Compreende os orgãos de comando nervoso do organismo. Composto por encéfalo e medula espinal. ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO Sistema nervoso central Encéfalo: Encontra-se dentro do crânio.
Centro integrador das informações recebidas pelo corpo e o centro das decisões tomadas.
O equílibrio e o domínio acurado dos movimentos também são controlados por ele.
Formado pelo cérebro, pelo cerebelo e pelo tronco encefálico.
Recebe e interpreta as informações dos cinco sentidos. Medula espinal Encontra-se dentro da coluna vertebral.
É um cordão de tecido nervoso.
Reúne as informações sensoriasis do corpo e as leva ao cérebro, além de levar do cérebro ao corpo.
31 pares de nervos medulares espalhados pelo corpo(sistema nervoso periférico).
Se for lesionada, a comunicação com partes do corpo pode ser interrompida. Sistema nervoso periférico Levar as informações do encéfalo e da medula espinal para os músculos e orgãos. Retornar as informações sensoriais para o sistema nervoso central. Composto por nervos e gânglios. Nervos: Axônios e dendritos organizados em formas de cabos. Gânglios: Corpos celulares dos neurônios agrupados. Distúrbios mentais: A SAÚDE DO SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso pode ser fisicamente danificado por alguns acidentes, como danos ou doenças infecciosas. Saúde mental Saúde mental é um estado de bem-estar no qual as pessoas realizam suas capacidades, trbalham de forma produtiva, lidam com o estresse e contribuem para a comunidade. Depressão: A depressão em si é a tristeza constante, falta de esperança e de vontade de fazer atividades. Anorexia e bulimia: Anorexia e bulimia apesar de serem distúrbios diferentes são parecidos, já que são caracterizadas pela preocupação excessiva pela imagem e pelo corpo. Desordens de ansiedade: Caracterizadas por medo e ansiedade constante ou excessiva, interferem no modo de vida dos adolescentes,gerando: dores de cabeça, ataques de pânico, palpitações e tensões musculares. Dislexia e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade(TDAH): As duas desordens afetam o aprendizado, sendo confundidas com falta de aptidão do aluno para a aprendizagem. A disléxia dificulta a leitura e ortografia. Enquanto a TDAH faz com que a pessoa fica mais disatenta e não consegue ficar parada. Drogas: Drogas são substâncias que alteram o funcionamento de nosso corpo se forem "absorvidas" de alguma maneira. Algumas drogas têm efeitos psicotrópicos, atuando sobre o sistema nervoso central. Exemplos de drogas: Álcool Nicotina
de cigarro Cafeína Calmantes Maconha Cocaína Heroína Ecstasy Essas drogas atuam de três maneiras: bloquando os receptores dos neurotransmissores, agindo como neurotransmissores ou impedindo o recolhimento e a destruição dos neurotransmissores durante a sinapse. Seus efeitos são mais variados. Existem tanto aqueles com efeitos estimulantes(aumentam a atividade cerebral) como efeitos depressores(inibindo o funcionamento do cérebro). Os efeitos de longo prazo são ruins, já que podem levar ao abuso ou ao vício. A dependência das drogas pode levar a morte. A saúde do sistema nervoso também fica em risco quando se usa as drogas lícitas. Por causa de seus efeitos, muitas drogas são proibidas. Consumo e depen-dência das drogas: Na adolescência é quando a maioria fica viciado, já que estamos a procura de uma identidade e de quem somos. Algumas pessoas veêm o uso da droga como uma saída para enfrentar os desafios. Entretanto, isto leva à perda da liberdade.
O consumo das drogas é um problema de saúde, de segurança e social, relacionado a corrupção e crime. Álcool O álcool é uma droga lícita, ou
seja, é legalizado para maiores de 18
anos. A droga tem efeito depressor, podendo
causar mudanças de comportamento. Assim como
outras drogas, o álcool tambem pode causar dependência, conhecida como alcoolismo. Seu consumo durante a gravidez afeta o bebê. RESPOSTAS VOLUNTÁRIAS E INVOLUNTÁRIAS Respostas voluntárias: As respostas voluntárias são as ações que nós podemos controlar, como andar e falar. Essas atividades podem começar e terminar quando quisermos.
As respostas são iniciadas no cérebro, descem pela médula espinal e chega aos musculos através dos nervos motores. Esses nervos fazem parte do sistema nervoso voluntário, assim como os nervos que levam as informações dos orgãos dos sentidos ao encéfalo. Respostas involuntárias: São as respostas das quais não temos controle consciente, como a batida mais rápida do coração. Isso ocorre pois nosso sistema nervoso autônomo está controlando o coração. Sistema nervoso simpático: Reações de "luta ou fuga", quando estamos em perigo ou estresse. O sistema nervoso simpático acelera os batimentos cardíacos, dilata as pupilas e brônquios do pulmão, diminui a circulação de sangue na pele e aumenta nos músculos.
Os nervos saem da porção lombar e dorsal da medula espinal e passam por gânglios antes de chegar aos orgãos. Sistema nervoso parassimpático: São reações de "repouso", que trazem o organismo de volta ao normal após o estímulo do sistema nervoso simpático. Assim, o sistema nervoso parassimpático diminui os batimentos cardíacos, contrai as pupílas e os brônquios, aumenta a circulação de sangue na pele, entre outros.
Os nervos saem do encéfalo e da região sacral da medula espinal. A dor só é sentida quando a informação chega ao cérebro. Atos reflexos medulares: Ao fazer algo desagradável, seu organismo produz uma resposta involuntária, que faz com que você saia do contato com o perigo. Para que esse reflexo possa ocorrer é necessário o arco reflexo medular, que é formado pela medula e pelos respectivos nervos. No arco reflexo medular, os neurônios sensoriais detectam os efeitos causados e mandam a informação até a medula, que envia a resposta da ação. SISTEMA SENSORIAL: O sistema sensorial é composto de: visão, olfato, paladar e audição. Percebe a luz através de fotorreceptores. Percebem os estímulos químicos através de quimiorreceptores. Percebe os estímulos mecânicos através de mecanorreceptores. A audição está associada ao equilíbrio e ao tato. Percebe estímulos mecâmicos, temperatura e dor através de termorreceptores e mecanorreceptores presentes na pele. Fontes:
http://3.bp.blogspot.com/_jEP6g-m9xjo/TTjTL3OBVrI/AAAAAAAACGs/R_Lw_osOuGo/s400/tiposneuronios.jpg

http://www.google.com.br/imgres?q=atos+arco+reflexos+medulares&hl=pt-BR&biw=1440&bih=805&tbm=isch&tbnid=l4-b8DkopuKStM:&imgrefurl=http://crentinho.wordpress.com/2009/11/05/tecido-nervoso-e-sistema-nervoso/&docid=uzEQ9U6Br6pL7M&imgurl=http://i100.photobucket.com/albums/m32/maxaug/nervoso9.gif&w=571&h=432&ei=mENcUIfiK-y60QG17YDQBA&zoom=1&iact=hc&vpx=805&vpy=495&dur=3233&hovh=195&hovw=258&tx=110&ty=132&sig=111940355425869736674&page=1&tbnh=134&tbnw=177&start=0&ndsp=28&ved=1t:429,r:25,s:0,i:146

http://www.google.com.br/imgres?q=sistema+sensorial&hl=pt-BR&biw=1440&bih=805&tbm=isch&tbnid=zSFVti1fQsj2AM:&imgrefurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/sistema-sensorial.php&docid=Jeg0Hm93LWxS7M&imgurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/imagens/sistema-sensorial-14.jpg&w=750&h=738&ei=u0dcUNS8D-ar0AHx4YC4Dg&zoom=1&iact=hc&vpx=177&vpy=168&dur=2516&hovh=223&hovw=226&tx=138&ty=111&sig=111940355425869736674&page=1&tbnh=133&tbnw=135&start=0&ndsp=31&ved=1t:429,r:0,s:0,i:95
Full transcript