Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Pragmática - As Implicaturas Conversacionais e seus traços.

No description
by

Tarso Bortoluzzi

on 29 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Pragmática - As Implicaturas Conversacionais e seus traços.

Objetivo: Expor algumas características das implicaturas conversacionais, elemento central do artigo Lógica e Conversação, de H. P. Grice. Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
Pesquisa Orientada em Filosofia I

Tarso Bortoluzzi

29 de novembro de 2012 uma IC generalizada pode ser CANCELADA num caso particular. a implicatura está conectada ao conteúdo semântico do que é dito, não à forma linguística, sendo portanto, NÃO DESTACÁVEL. O cancelamento de uma implicatura pode ocorrer ainda, mediante cláusula adicional :
Amigo 1 : -quantas garrafas de vinho há na sua adega?
Amigo 2 : -500! ...na casa da cidade! Para haver o que Grice chama de "cálculo da implicatura", é necessário um conhecimento anterior (background), contextual, além do conteúdo semântico expresso, o valor convencional da enunciação. NÃO DESTACABILIDADE As Implicaturas Conversacionais (IC) estão conectadas a certos traços gerais do discurso, e possuem algumas características interessantes: Supondo-se a presença de uma IC, inferimos que ao menos o PRINCÍPIO DE COOPERAÇÃO é observado. Porém... ...sendo possível que observemos ou não o Princípio de Cooperação, temos que: IC Generalizadas: Não dependem de especificações de um contexto particular.
IC Particularizadas: Dizer-se p + ocasião particular +contexto

- - Se respeitar o PC é suficiente e necessário para que exista uma IC, pode-se simplesmente cancelá-la não acatando o PC em um contexto particular: CANCELABILIDADE Filho : -preciso de dinheiro!
Mãe : -preciso de menos rugas! Não poderíamos captar a Implicatura por ela mesma, com base apenas nas informações disponíveis para este fim, pois se assim fosse, circularíamos entre sinônimos do dito. Portanto podemos separar os significados Convencionais dos conversacionais. no cancelamento de uma Implicatura Conversacional o falante se compromete com a falsidade da mesma acrescentando premissas às premissas originais, indicando o abandono do PC... ...e no caso da Não destacabilidade, as Implicaturas Conversacionais apenas surgem a partir do que costumeiramente entendemos como "força convencional da expressão", e seu significado (geralmente)não faz parte desta, embora estejam diretamente relacionadas. ASSIM...
Full transcript