Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Região Sul

Projeto BSS - Região Sul
by

elisa roithmann

on 17 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Região Sul

O setor terciário gera um grande número de empregos. Atividades de prestação de serviços encontram-se em destaque nos três estados: Rio Grande do Sul (na região serrana, onde o turismo é o foco comercial), Santa Catarina (com turismo em função das praias e festas típicas como a Oktoberfest) e o Paraná (com os passeios na Catarata do Iguaçú). Região Sul Clima Relevo Economia - Setor Primário Vegetação Economia - Setor Secundário O clima da Região Sul é predominante subtropical, onde a temperatura varia entre 16º ou 22º. Outra característica da zona temperada são as estações do ano bem definidas. No inverno ocorrem geadas e fortes ventos minuano, ou pampeiro. Nas cidades serranas dos estados, neve também é uma possibilidade. Durante os verões úmidos da Região, são predominantes as chuvas e ventos alísios do sudeste, que complementam o calor característico. O relevo da Região Sul é diverso, mas basicamente planaltico. Na maior parte da região existe o Planalto Meridional (ou Planalto Arenito Basáltico. São áreas mais elevadas denominadas cuestas ou serras). Mais ao Sul, temos o Planalto Rio Grandense (que corresponde às porções mais baixas do relevo da Região Sul, é o Pampa Gaúcho). Há também uma faixa de planície litoranea (costeando o litoral catarinense e paranaense). Existem basicamente quatro tipos de formação vegetal na Região Sul: a litoranea (maguezais e dunas), os campos ou pradarias (terras baixas, com vegetação herbácia e coxilias. Desgastada com a pecuária extensiva e agricultura. Cobre grande parte do planalto rio grandense), a mata de araucária, ou mata dos pinhais (típica da floresta subtropical, das áreas mais altas, portanto mais frias. Praticamente toda devastada), existe uma pequena porção de floresta tropical, a Mata Atlântica. Agricultura: atividade mais lucrativa e que mais gera empregos na Região Sul. Em pequenas propriedades, tradicionalmente cultivadas por imigrantes europeus, desenvolve-se a policultura (milho, feijão, mandioca, maçã, laranja e fumo), e, nas grandes propriedades, a monocultura comercial (no RS, com a soja, trigo, e fumo e no PR, com o algodão, a cana, a soja, laranja o trigo e o café).
Pecuária: na campanha gaúcha desenvolve-se a pecuária extensiva de bovinos e ovinos, economia que faz o RS o primeiro brasileiro. No PR, destaca-se a criação de suínos. Também desenvolve-se na Região Sul a pecuária intensiva para a produção de leite, colocando a região em segundo lugar do Brasil.
Extrativismo Vegetal: praticado na zona da mata Atlântica. Como extração de pinheiros do Paraná, imbuia, utilizadas nas madeireiras e indústrias de celulose e papel.
Extrativismo Animal: na costa litorânea, produção de pescado (sardinha, merlusa, tainha, camarão).
Extrativismo Mineral: no PR há grande produção de carvão mineral, argila, caulim, e petróleo na plataforma continental. As indústrias da Região Sul estão localizadas em lugares estratégicos, isto é, próximas das fontes de matéria prima. Destacam-se indústrias de transformação de derivados da pecuária (frigoríficos, Sadia, e Perdigão) no Paraná. Indústrias texteis (Hering) em Santa Catarina e metalúrgicas (Tramontina, Gerdau, Eberle) no Rio Grande do Sul. E, finalmente, foi com a indústria automobilística teve um novo impulso e destaque nacional e internacional. Curitiba é atualmente o segundo maior polo automobilístico da América Latina.
Energia: a Região Sul possui algumas usinas hidroelétricas, a maior delas é Itaipú, que aproveita as águas do Rio Paraná. Mapa Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná formam a Região Sul do Brasil, a menos extensa das regiões abrangendo cerca de 7% do território brasileiro. É a única região que fica fora dos trópicos, o que caracteriza seu clima temperado. Mais do que qualquer outra região do Brasil, o Sul foi modelado cultural e economicamente por imigrantes europeus, principalmente italianos e alemães. A Região Sul apresenta os melhores indicadores sociais brasileiros:
-Menor taxa da analfabetismo
-Menor taxa de mortalidade infantil
-Melhores indicadores de saúde
-Alto IDH
-Segunda melhor renda per capita do Brasil
-Responsável por 16,6% do PIB
-A rede urbana é a segunda mais bem organizada do país, com duas metrópoles nacionais (Porto Alegre e Curitiba), dois centros regionais (Florianópolis e Londrina) e centros subregionais (Caxias, Pelotas, Rio Grande, Cascavel, e Blumenau) Economia - Setor Terciário Cultura Muitas das festas típicas da Região Sul são inspiradas nas memórias dos imigrantes europeus, como: Oktoberfest (Blumenal, Santa Catarina, que relembra a Festa da Cerveja de Munique), Festa Nacional da Uva (Caxias do Sul, RS, acontece a cada dois anos, festa tradicional italiana que celebra a colheita da uva). Social O povo da Região Sul, além da influência de portugueses e espanhóis que iniciaram a colonização do território e da presença original de índios, recebeu um grande número de europeus, principalmente italianos e alemães, o que o tornou diferenciado em relação às outras regiões do Brasil. A sociedade do sul apresenta os melhores indicadores sociais brasileiros. Catharina Antunes e Elisa Roithmann
BSS - Grade 9 Ms. Daniela Mata de Araucárias Planalto Meridional Pampa Gaúcho Curitiba Florianópolis Porto Alegre Mata Atlântica Dunas Pradarias Conclusão A Região Sul tem uma posição privilegiada em comparação às demais regiões brasileiras. Ela apresenta bons índices de IDH, como a baixa taxa de analfabetismo e de mortalidade infantil e o segundo PIB per capita mais elevado do Brasil.
Outro aspecto característico da Região Sul e a diversidade cultural que a constitui. Até hoje, aspectos das culturas trazidas principalmente pelos imigrantes italianos e alemães ainda têm forte impacto na sociedade.
Full transcript