Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Gestão das Organizações

Trend Assessoria e Consultoria
by

Gustavo Cardoso

on 23 July 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Gestão das Organizações

Planejamento Estratégico
A empresa ainda apresenta alguns desafios administrativos que precisam ser melhorados implantados e ou aprimorados. Por exemplo podemos detectar que a empresa não formulou características da entidade como: Visão, Missão, Valores e Definição especifica de negócios. O que é matéria básica para se formular o planejamento estratégico formal da instituição. Sendo assim, podemos falar de forma genérica sobre esse quesito. Percebemos que o projeto informal da Trend direciona para a ampliação de seu portfolio de cliente e a ampliação dos seus serviços para a área privada. Visando o crescimento anual entorno de 20%. Desta forma essa atividade veio a contribuir com o crecimento da empresa, expondo conceitos eu são necessários para um melhor planejamento e desenvolvimento do empreendedorismo.


Contexto Econômico da Organização
A sociedade foi constituída com 100% de capital próprio, sem a utilização de fontes externas de financiamento, isso possibilitou o equilíbrio das finanças. Atualmente a empresa fatura aproximadamente R$ 500.000,00 anualmente e tem pretensão de aumentar esse número em cerca de 20% no próximo ano.
Características dos
Sócios
ou da
Direção

A sociedade é composta por três sócios, sendo eles:

Daniel Góes:
Profissional da área Contábil (UCSAL), servidor público há mais de 14 anos, com experiência mais voltada para a área tributária e de gestão pública.

Gustavo Cardoso:
Profissional da área de TI (FACULDADES HÉLIO ROCHA), com especialização em Gerenciamento de Projetos (UNIJORGE), com sólida experiência em desenvolvimento de softwares e gerenciamento de projetos de TI.

Victor Ramos:
Profissional da área de TI (FACULDADES HÉLIO ROCHA), com especialização em Gerenciamento de Projetos (UNIJORGE), com sólida experiência em gerenciamento de projetos em geral, em especial projetos na área de telecomunicações.
Gestão de Pessoas
Por se tratar de uma EPP e pelo pouco tempo de atuação no mercado, a entidade ainda não possui um modelo definido para gestão de pessoas. Até o momento, a prestação de serviços aos clientes tem sido realizada pelos respectivos sócios. Quando há necessidade de trabalhos específicos a empresa contrata colaboradores avulsos (free lancer).
Separate elements
Breve Histórico da Trend
Estudo de Caso:
Equipe:
Carlos Nogueira;
Ivan Pereira;
Isabele Fernandes;
Marielen Santos;
Roberta Lomanto;
Tacila Ramos.

Gestão das Organizações
Assessoria e Consultora
Empresa baiana fundada em 2009
com a finalidade inicial de desenvolver sistemas de gestão tributária municipal e locar para prefeituras no estado da Bahia.

No inicio enfrentou dificuldade para conseguir contratos licitatórios por não ter documentação especifica e outros contratos como referência, que são credenciais básicas para contratação do serviço que ofereciam.
O que a
Trend
fez?

HORA DE SE
ADAPTAR!
NOVAS IDEIAS,
Diante dessa dificuldade algumas idéias surgiram, sendo que a mais importante e que colaborou para o desenvolvimento do negócio foi trabalhar com consultoria, onde aproveitaria as habilidades, conhecimentos, características e contatos que cada sócio possuía para converter em negócios para a empresa. A partir daí o nome da empresa começou a se consolidar e as oportunidades começaram a surgir.
Características

da Empresa
1 - TIPO DA
EMPRESA
2 - ENDEREÇO
Empresa privada voltada para o ramo de desenvolvimento de tecnologia, assessoria e consultoria de empresas. Empresa de Pequeno Porte (EPP), de Sociedade Limitada Empresarial, onde os sócios dividem as quotas em partes iguais.
Av. Tancredo Neves, nº 620 – Sala 821 – Edf. Mundo Plaza – Caminho das Árvores – Salvador/BA
3 - MODELO
DE GESTÃO
Diretamente ligada a processos de desenvolvimento de tecnologia, a empresa defende o modelo de gestão atual e humanístico, visando o conforto dos seu colaboradores e dispensando algumas vezes certos padrões como os de horários definidos, por exemplo. Afim de fomentar a expressão criativa que se exige nesse setor que envolve criatividade e dedicação, e o aproveitamento melhor de suas aptidões além da atuação externa.
Para a Trend ações de marketing não são prioridades no momento, por sua atividade principal ser a elaboração e desenvolvimento de software para órgãos públicos que contratam através de licitação. Os outros serviços prestados são para empresas com as quais já se tem alguma parceria. Sendo a Trend uma empresa de pequeno porte a demanda se torna eficiente e proporcional a estrutura.

As operações da empresa estão no início e por possuírem um público alvo muito específico, até o momento pouco foi investido em marketing. A única ação ocorreu no final de 2013 com a confecção de alguns brindes (cadernos e canetas), objetivando divulgar a marca da empresa. No planejamento para 2014-2015 consta uma previsão para um investimento maior em marketing e publicidade, pois a empresa tem a finalidade de ampliar sua carteira de clientes, principalmente para empresas privadas.
Marketing
Mercado de Atuação
A Trend atua com prestação de serviços nas áreas de Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos e Assessoria e Consultoria em Gestão Pública.
Principais Concorrentes
Os processos financeiros são divididos em CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER, FATURAMENTO.
O gerenciamento das finanças é feito através do software “Conta Azul”.
Os investimentos financeiros são eventuais e geralmente em aplicações com possibilidade de liquidez imediata, para não comprometer o capital de giro e o fluxo de caixa.

Processos Financeiros
A Trend atua numa área de mercado em constante expansão, que é o ramo da tecnologia. Atualmente o mercado já possui um déficit de profissionais da área e segundo estudos a tendência desse déficit é aumentar nos próximos anos, isso tende a aquecer o mercado pela questão da oferta e demanda.

Os modelos de gestão (financeira e de pessoal), devem se estruturar nos próximos meses, o que possibilitará um crescimento planejado para a empresa. Os investimentos no comercial da empresa também precisam aumentar, principalmente levando em consideração a amplitude de mercado existente. Por fim, conclui-se que com trabalho, conhecimento e determinação é possível encarar o mercado de modo a permitir uma colocação competitiva perante outras empresas que já estavam no mercado há mais tempo.
Considerações Finais
Principais Clientes
Estrutura Organizacional
Conselho Deliberativo
Diretoria Admistrativa e Financeira
Diretoria de Projetos
Diretoria de Tecnologia
A entidade possui três áreas de gestão bastante definidas, o que compõe três diretorias, sendo elas:
Na Trend especificamente os sócios, visando o crescimento dos seus negócios dedicam grande parte dos seus horários aos projetos visando o sucesso. Ainda podemos perceber a gestão democrática que por se tratar de uma empresa dividia em quotas iguais os sócios interagem sobre as decisões de forma horizontal, onde a opinião de todos são ouvidas para decisões gerais da empresa e se tratando de três sócios qualquer possibilidade de conflitos ou empates sobre as decisões é eliminada. Não havendo necessidade de um presidente, todos são igualmente responsáveis.
Full transcript