Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

O Violino de Auschwitz

Apresentação sobre o livro O Violino de Auschwitz, de Maria Àngels Anglada
by

Maria Monteiro

on 19 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Violino de Auschwitz

Maria Àngels Anglada O Violino De Auschwitz Maria Àngels Anglada Sucesso! Nasceu em Vic, em Espanhã, em 1930. Foi uma escritora licenciada em filologia pela Universidade de Barcelona e especialista em textos clássicos. Autora de poesia, ficção, crítica literária e ensaio, trabalhou também como jornalista em vários periódicos. Morreu em Figueres, em 1999. O livro consiste na história que uma violinista, chamada Regina, narra a um amigo, também violista, que reconheceu o som do seu violino. Ela conta-lhe a história do seu pai, Daniel, que construiu o violino num campo de concentração durante o Holocausto. O Violino de Auschwitz Daniel é o protagonista da história. Construtor de violinos no bairro judaico onde cresceu e carpinteiro no campo de concentração, narra a sua vida no campo, na primeira pessoa.

Um dia, enquanto concertava uma porta na casa do comandante Nazi, ouviu um violino "desafinado". O comandante queria castigar o violinista, mas Daniel interviu, informando que o problema era uma racha no instrumento. O comandante ordena-lhe que conserte o violino, o que ele faz, com sucesso. Daniel Mais tarde, o médico do campo, pessoa cruel, apostou com o comandante que daniel não conseguiria fazer, num prazo desconhecido, um violino perfeito. Daniel faz deste desafio o seu propósito de vida no campo, tendo esta missão um significado especial para ele, que o ajuda a sobreviver às condições de vida por que passava. A Aposta Daniel consegue terminar o violino a tempo, e entrega-o ao violinista que, depois de dar um concerto bem sucedido, consegue escapar do campo.
Mais tarde, no final da guerra, Daniel é libertado do campo, em conjunto com os outros prisioneiros, e fica às portas da morte, muito debilitado pelas condições a que tinha estado sujeito, internado no hospital. Sobrevive e, com a sua mulher Eva, que também sobreviveu, adoptam a sobrinha Regina, que acaba por conseguir o violino. Trabalho realizado por: Raquel Soares nº23 11ºA Escola Secundária/3 Aurélia de Sousa No âmbito da disciplina de Português
Full transcript