Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Sistema Digestório

No description
by

Georgia Bittencourt

on 15 April 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Sistema Digestório

Sistema Digestório
Boca
Boca
Glândulas Salivares:
Elas produzem e liberam saliva. A saliva contém uma enzima chamada amilase salivar, que inicia a digestao dos carboidratos presentes no alimento, transformando-os em carboidratos mais simples.
Lingua: mistura o alimento com a saliva o transformando em bolo alimentar, ela tambem tem a função de detectar o gosto, a testura, e a temperatura do alimento.
Dentes: mastigam o alimento fazendo com que sejam cortados, rasgados, triturados e amassados. Para isso, precisam que os dentes tenham formas variadas. O incisivo corta e rasga o alimento, os caninos perfuram os alimentos, e os pré molares e molares trituram e amassam o alimento.
Faringe e esôfago
Depois do bolo alimentar ser engolido, ele passa pela faringe que o leva ao esofago, que é um órgão turbular que conduz o almento até o estômago usando contrações chamadas movimentos peristálticos.
Estômago
ao entrar no esômago, o bolo alimentar entra em contato com o suco gástrico que contém algumas enzimas como a pepsina, que é responsável pela quebra de protreínas em pedaços menores e o ácido clorídico que aumenta a capacidade de ação da pepsina.
Intestino delgado
Duodeno: recebe diversas substâncias que atuam na digestão: suco entérico, produzido por glândulas das paredes do duodeno; o suco pancreático, produzido pelo pâncreas; e a bile, produzida pelo figado.
Jejuno e íleo: eles contém saliências com características anatômicas que favorecem o processo de absorção de nutrientes, isso acontece aumentando a superficie dos intestinos, ampliando a área de contato entre quilo e as células que absorvem os nutrientes e favorecendo sua tranferência para os vasos sanguineos, essas são chamadas vilosidades e microvilosidades.
Intestino grosso
Ele recebe o material que não foi absorvido nas porções finais do intestino delgado e os que também não foram digeridos. Ele é formado pelas seguintes estruturas: colo, ele é a porção diretamente ligada ao íleo; o reto, ele é a porção final do tubo digestório que se abre para o exterior pelo ânus; e o apêndice que se localiza no inicio do colo, ele é uma pequena estrutura em forma de saco que se nela forem acumulados residuos de alimentos ela irar sofrer uma inflamação chamada apendicite.

Alimentos
Nutrientes plásticos
Sua principal função é fornecer matéria-prima para a construção e reparo dos tecidos. Os principais nutrientes plásticos são as proteínas.
Nutrientes reguladores
São aqueles que sua principal função é ativar e regular processos fundamentais para o funcionamento do nosso organismo. Os principais nutrientes reguladores são as vitaminas e os minerais.
Nutrientes energéticos
Eles fornecem energia para a realização de todas as tarefas do corpo humano. Os principais nutrientes energéticos são os carboidratos e lipídios.
Pirâmide Alimentar
A base da pirâmide representa os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade e o topo da pirâmide mostra os alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade.
Problemas relacionados ao sistema digestório
A diarréia
é um problema que possui um aumento na frequência de evacuações e eliminação de fezes com grande porcentagens de líquidos. O tratamento da diarréia tem que ser imediato, com a ingestão de líquidos.
A prisão de ventre
são dificuldades de evacuar as fezes duras. Ela normalmente ocorre em mulheres, idosos ou pessoas com sobrepeso ou obesas. Seu tratamento è o consumo de alimento ricos em fibras e prática de atividades físicas.
Fim
Georgia
Full transcript