Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Região Sudeste

Trabalho de geo
by

Gabriel Cruz

on 9 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Região Sudeste

Região Sudeste Cultura A cultura da região Sudeste é, basicamente, de origem portuguesa. As diversas colônias de imigrantes, com destaque para os italianos e japoneses, também têm forte influência. A também também a influência indígena e africana. Culinária Rica e diversa variando de estado para estado. No Rio de Janeiro a comida típica é a feijoada Minas Gerais tem uma das cozinhas mais expressivas do país, incluindo pratos como o pão de queijo. No Espírito Santo, o prato típico é a moqueca. São Paulo não possui uma cozinha típica, mais o prato mais consumido é a pizza. Festividades O folclore da região sudeste do Brasil, é bastante rico. Apesar de conter vários mitos e lendas que são comuns em outras regiões brasileiras e até em outros países a cultura popular também tem mitos regionais. Os costumes folclóricos da região incluem dança, seres misteriosos e festas marcantes. No estado de São Paulo, uma das festas mais populares ocorre, a famosa Festa do Peão de Boiadeiro. No estado de Minas, durante o inverno o que não falta são Festivais de Inverno. No Espírito Santo, a Festa da Penha é a maior manifestação religiosa e a terceira maior festa religiosa do país. Em Pirenópolis, a festa da vez é a Festa do Divino Espírito Santo. Uma festa que mescla variadas manifestações religiosas e profanas, com diversas origens e significados. Tropical
Tropical de altitude
Subtropical
Litorâneo úmido e semi-árido Clima Formação histórica Processos de ocupação Teve início com a fundação da vila de São Vicente.

Fenômeno das bandeiras: expedições pelo interior do Brasil à procura de novas riquezas e de indígenas para serem escravizados.

No final do século, os bandeirantes paulistas encontraram pedras preciosas na região de Minas Gerais, dando início ao ciclo do ouro.

A extração de ouro e pedras preciosas no Sudeste se intensificou; a agricultura ,o comércio de animais e produtos destinados ao abastecimento da população dependente das minas impulsionou o surgimento de inúmeras vilas. Processos de ocupação Em 1763 ocorreu um grande movimento de pessoas para a região das Minas, e a capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.
Na década de 1920, com a quebra da bolsa de Nova Iorque, o preço do café despencou no mercado internacional. Economia O presidente Getúlio Vargas iniciou um processo de industrialização em São Paulo que, posteriormente, espalhou-se pelos outros estados do Sudeste. Devido ao auge da industrialização, entre as décadas de 60 e 80, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa. Região
Sudeste Tropical Temperaturas altas com media de 22ºC Duas estações bem marcadas Verão
Inverno Tropical de altitude Predomina as partes mais altas do relevo Temperatura média amena. 18ºC Predomina nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo Subtropical Marcado por chuvas bem distribuídas durante todo o ano Temperatura média de 17ºC Predomina na região sul do estado de São Paulo. Semi-árido Predomina no norte de Minas Gerais Estação seca bem destacada As menores temperaturas registradas na região da Serra da Mantiqueira. • Bacia do Paraná: é formada principalmente, pelos rios Paranaíba e Grande;
• Bacia do São Francisco: seu principal rio é o São Francisco, que nasce em Minas Gerais;
• Bacias do Leste: é um conjunto de bacias de diversos rios que descem das serras litorâneas e chegam ao oceano Atlântico. Algumas dessas bacias: Pardo, Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais, Paraíba do Sul, em São Paulo e Rio de Janeiro.
• Bacias do Sudeste-Sul: nessa bacia o destaque é o rio Ribeira do Iguape, em São Paulo; O setor agropecuário apresenta-se muito desenvolvido e extremamente diversificado. Agropecuária Turismo Gruta da onça (MG) Cidades coloniais (MG) Jardim Botânico (RJ) Praias Pão-de-açúcar e Cristo Redentor Forte de Copacabana (RJ) Estação da luz (SP) Museu do Ipiranga (SP) Parque do Ibirapuera (SP)
Setor agrícola forte: existência de vastos solos férteis (a terra roxa).

Embora o café tenha sido a força econômica pioneira da ocupação do estado de São Paulo, o seu cultivo tem se reduzido cada vez mais.

Destacam-se, na produção agrícola regional, a cana-de-açúcar, a soja e a laranja.   AGRICULTURA O Sudeste é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do país,

Soja: apresenta crescente avanço, pois é largamente utilizada na indústria de óleos e de rações para animais, sendo uma grande parte exportada.

Laranja: destinada à industrialização e exportação de suco (SP).
Outros produtos de destaque: o algodão, o milho, o arroz, a mamona e o amendoim. Rebanho bovino é o segundo maior do país.

A grande produção de carne bovina (pecuária de corte) e suína permite a instalação e o desenvolvimento de frigoríficos e indústrias de laticínios (pecuária leiteira).

A criação de aves (avicultura) e a produção de ovos são as maiores do país (aproximadamente 40% do total nacional), concentrando-se no estado de São Paulo. PECUÁRIA Indústria Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no RJ O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino. O Espírito Santo é atualmente o segundo maior produtor de petróleo do Brasil com reservas totais de 2,5 bilhões de barris; os campos petrolíferos se localizam tanto em terra quanto em mar, em águas rasas, profundas e ultra-profundas, contendo óleo leve e pesado e gás não-associado. Turismo Extrativismo
Full transcript