Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

TEORIA DOS SISTEMAS

No description
by

teoria dos sistema

on 22 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of TEORIA DOS SISTEMAS

O que é teoria dos sistemas? Origem do Sistema A TGS fundamenta-se em três ideais básicos: Tipos de Sistemas Sistema físico ou concreto: É composto de equipamentos, maquinaria, objetos e coisas reais.

Sistema abstrato ou conceitual. Formado de planos, hipóteses e ideias, que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas. 1º Os sistemas existem dentro de sistemas;

2º Os sistemas são abertos;

3º As funções de um sistema depende de sua estrutura. A TGS com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, chegou em 1967. Porém foi através de Eric J.Miller e Albert Kenneth Rice que analisando as descobertas de Bertalanffy ajustaram e complementaram estes trabalhos no enfoque das organizações. Com a finalidade de mostrar que cada organização é constituída por várias partes com funções específicas, para que a organização, como o todo, possa sobreviver e crescer ao longo do tempo, bem como esta organização é interativo com as variáveis que estão em seu ambiente. Conceito de Sistemas Sistema é o conjunto ou combinação de coisas ou partes interdependentes e interligadas para se formar um todo unitário. Propósito ou Objetivo: Todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos à alcançar.

Globalismo ou Totalidade: É o efeito total dessas mudanças ou alterações que proporcionará um ajustamento no sistema. Características dos Sistemas Parâmetros dos sistemas Parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou componente do sistema.

Entrada: Impulso de partida que fornece o material, energia ou informação para operação do sistema.

Processamento: Produtor de resultados.

Saída: São resultados conclusivos nos sistemas enquanto que nos subsistemas são intermediário.

Retroação: É o controle de todo sistema.

Ambiente: Envolve externamente o sistema. Ambiente Entrada Procesador Saída Modelos de Organização Existem vários modelos que explicam sistema abertos. Abordaremos três deles: o modelo de Schein, Kartz e Kahn e o modelo sociotécnico. Schein Propõe sobre alguns aspectos da teoria dos sistemas que são importantes: Schein A organização é um sistema aberto;

A organização é um sistema com objetivos;

A organização é composto de subsistemas que interage entre si;

A organização não pode ser compreendida se não tiver ciência sobre o que ela é;

Tomar cuidado ao não misturar relações entre a organização A com a organização B. Katz e kahn Fala sobre as relações das pessoas dentro do sistemas aberto, ou seja:
“os estudos dos sistemas abertos refere-se ao ambiente de trabalho com as pessoas a qual trabalha naquele local." Katz e kahn E explicam sobre: cultura e clima organizacionais.
E segundo eles:
“Cada organização cria sua propria cultura com tabus, usos e costumes proprios”, ou seja, a adaptação de cada lugar com seus novos membros. Tavistock explica sobre: modelo sociotécnico 1. Subsistema técnico.
2. Subsistema social. “Subsistema
técnico” Refere-se aos equipamentos; local de trabalho; instalações. Em outras palavras: “cuidado e a relação do ambiente fisíco com o homem”. A eficiência. Refere-se as relações das pessoas entre si. E a partir desse ponto suas funções saem do papel e são postas em ação. A eficiência realista. “Subsistema
social” Importação: Aquisição de matérias-primas, dinheiro, equipamentos e pessoas;

Conversão: Transformação das importações em exportações, ou seja, dos insumos em produtos ou serviços;

Exportação: Colocação dos resultados da importação e da conversão. Teorias instituicionadas na TS: APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA DE SISTEMA De todas as teorias administrativas, a Teoria de Sistema é a menos criticada, pelo fato de que a perspectiva sistêmica parece concordar com a preocupação estrutural-funcionalista típica das ciências sociais dos países desenvolvidos. Características básicas da análise sistêmica 1º Ponto de vista sistêmico: entrada, processo, saída, retroação e ambiente; 2º Multidimensional e multinivelada; 3º Mutimotivacional; 4º Multidisciplinar; O efeito sinérgico das organizações como sistemas abertos 1+1 < 2 = A inequação explica que a soma das partes é diferente do resultado que se forma o todo.
A sinergia faz que o resultado de uma organização seja diferente em quantidade ou qualidade. Assim, o sistema aberto provoca um resultado maior do que a soma de suas partes quando apresenta sinergia. PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE SISTEMAS PARA A PRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO Essas contribuições podem ser resumidas em duas:
1. Maior facilidade no estabelecimento dos objetivos das organizações.
2. Análise estruturada da organização, de cada uma de suas partes e do ambiente organizacional.
Proporcionando uma visão mais abrangente da organização e de seus assuntos administrativos, facilitando para que o senso crítico e o nível de conhecimento das pessoas sejam mais fortes e sustentados. Como aplicar os instrumentos administrativos decorrentes da Teoria de Sistemas Podem ser considerados três instrumentos administrativos principais como decorrentes ou aprimorados da Teoria de Sistemas.
São eles:
Estruturação de sistemas
1.Uma técnica para lidar com amplitude e a complexidade das organizações;
2.Uma visão interativa do todo.
3.O processo e as possibilidades de transição, especificados em função dos seus arranjos estruturais e da sua dinâmica. Críticas a Abordagem da Teoria de Sistemas Refere-se ao ambiente em qual esta, interno e externo, ou seja, uma alta avaliação de como voçê se interage com o ambiente, pessoas, maquinas, etc. 1. O sistema aberto influência e é por ele influenciado. Age ao mesmo tempo, como variável independente e como variável dependente do ambiente.
2. O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até autorreprodução sob certas condições ambientais.
3. É contingência do sistema aberto competir com outros sistemas. Sistema Aberto As organizações como sistemas sociais são as seguintes:
1. Os sistemas sociais não têm limitações de amplitude.
2. Os sistemas sociais necessitam de entradas de manutenção e de produção.
3. Os sistemas sociais têm sua natureza planejada.
4. Os sistemas sociais apresentam maior variabilidade.
5. As funções, as normas e os valores são os principais componentes do sistema social.
6. O conceito de inclusão parcial A Organização como um Sistema Aberto A organização é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos; influi sobre o meio ambiente e recebe influência dele. Além disso, é um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes.
Característica de primeira ordem Retroação
Full transcript