Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Autenticação de utilizadores

No description
by

Nuno Caramez

on 31 March 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Autenticação de utilizadores

Autenticação A autenticação é um processo de verificação da identidade de um utilizador através de um login (nome de utilizador e palavra chave), reconhecimento pessoal (características biológicas) e assinatura digital. Utilizador de uma conta local É um utilizador que pode utilizar o computador como um administrador, mas não pode efectuar alterações que prejudiquem os outros utilizadores. Condições de utilização:

• O servidor de correio não pode ser membro de um domínio do Active Directory.

• O administrador tem que utilizador o Serviço POP3 para armazenar e gerir contas. Vantagens de utilizar uma conta local Impede fazer alterações que prejudiquem todos os utilizadores;

Possibilidade de acessos iguais ao do administrador. Desvantagens de utilizar uma conta local Necessidade de ter a palavra-chave do administrador para efectuar tarefas que influenciem as contas dos outros utilizadores. Autenticação por senhas Vantagens:
Maior segurança pessoal. Desvantagens Escolha de senhas fracas;
Divulgação de senhas na internet;
Transmissão de dados confidenciais;
Memorização de dados. Autenticação biométrica A constituição física de cada um e a senha para aceder a sua conta. Vantagens Senha segura;
Evita decorar senhas. Desvantagens Tecnologia pouco desenvolvida;
Necessidade de ter dispositivo proprio. Processos de autenticação Processo de autenticação de rede Processo de início de sessão interactivo É a identificação do utilizador perante qualquer serviço de rede a que o utilizador tente aceder. Condições de utilização: Necessidade do protocolo Kerberos V5, camada de segurança da camada de transporte. Kerberos: O protocolo Kerberos V5 é utilizado na autenticação, se for utilizada uma palavra-passe para iniciar sessão numa conta de domínio. Vantagens: Possibilidade de acesso à informação dos outros utilizadores.

Maior segurança para o acesso de informação através de dados confidenciais tornando cada utilizador único. Desvantagens: Não vêem o processo de autenticação de rede.
Necessidade de possuir um nome e uma palavra-chave de acordo com o servidor. Confirma a identificação do utilizador perante uma conta de domínio ou um computador local. Subdivide-se de acordo com o tipo de conta de utilizador: • Conta de domínio: o utilizador inicia sessão na rede com uma palavra-chave e um nome de utilizador armazenados no Active Directory permite aceder aos recursos do domínio.

• Conta de computador local, o utilizador inicia sessão num computador local utilizando as credenciais armazenadas no Gestor de contas de segurança, que é a base de dados de contas de segurança local. Autenticação de certificados
EAP (Protocolo de autenticação extensível) utilizado nos servidores VPN.

PEAP (Protocolo de autenticação extensível protegida) é utilizado nos servidores de internet sem fios. Os certificados são métodos que permitem eliminar a necessidade de utilizar palavra-chave e nome de utilizador para aceder a um determinado serviço.

Cada servidor possui uma chave pública divulgada aos servidores VPN (Rede Privada Virtual) ou IAS (Serviço de Autenticação de Internet). Métodos de autenticação
Full transcript