Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Revolução Industrial

No description
by

Luísa Longo

on 10 May 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Revolução Industrial

Revolução Industrial
Por: Luísa Longo
Fontes de energia
As fontes energéticas utilizadas na revolução industial produziram um impacto tecnológico e ambiental que futuramente mudaria a produção de energia de todo o mundo, mas esses impactos só foram notados décadas depois.

uma das primeiras locomotivas criadas.
Alguns tipos de fontes de energia
Consequências
energia solar
Placa de energia solar
As fontes de energia da primeira Revolução Industrial, foram praticamente apenas recursos não renováveis que foram usados em uma quantidade muito extensa que causou vários imactos ambientais. Porém, esses impacos fizeram com que o homem buscasse novas fontes de energia como:
Trabalho Infantil
Máquinas
Transporte
Trabalhadores
Pioneirismo inglês
Vida:
Organização:
A Inglaterra tinha um grande mercado de tecidos no século XVIII, e queria fazer com que a produção crescesse. Então foi o substituído o trabalho braçal para a força mecânica.
Após os grandes avanços de Kay, Hargreases e Arkwright (três homens que foram inovando a máquina têxtil nesta mesma sequência), James Watt, conseguiu em 1760 inovar a máquina a vapor, que foi utilizada para carregar máquinas pesadas na indústria de tecidos.
Paisagem industrial no País de Gales, de Penry Willians
Carvão, vapor e ferro
O carvão mineral queimando sobre a máquina a vapor foi muito utilizado para moldar o ferro nas forjas (oficina onde eram moldados metais, exemplo: o ferro), que criou um ferro mais barato, usado em muitas outras máquinas.
Nas fábricas inglesas na época da revolução industrial, era comum as indústrias terem como empregados crianças a partir dos seis anos de idade, pois eram uma mão de obra mais barata, e eram mais obedientes por terem um respeito maior aos mais velhos. Mesmo mais novos, essas crianças podiam ter um dia de trabalho tão longo quanto a de um adulto, grande parte delas moravam perto ou em instalações ligadas a fábrica que trabalha.
Atualmente, o trabalho infantil é crime e se a pessoa contratar crianças com menos de 14 anos e for flagrada , ela vai presa.
Mas infelizmente, muitas pessoas ainda praticam o trabalho infantil e não são pegas.
Lenha: Foi a primeira fonte de energia utilizada, mas como era madeira, começou a ficar escassa, o que começou a procura de outras fontes de energia.
Carvão: a fonte de energia mais utilizada na primeira revolução industrial, pois veio depois da escassez das árvores para a lenha. O carvão era muito mais eficiente, gerava muito mais calor, e era abundante na época.
Vapor: No começo, o motor a vapor foi criado para bombear a água que inundava as minas, mas com a melhoria do motor, ele foi utilizado
para queimar carvão para que as
máquinas funcionassem.

A água, e o vento, também foram outras
fontes de enegia utilizadas.
dois meninos
trabalhando
Os trabalhadores tinham uma vida muito dura. Seus turnos geralmente levavam de 14 a 16 horas, durante esse período eram espostos ao calor, umidade e poeira, com intervalos muito reduzidas de refeições minúsculas e muitos ficavam com doeças respiratórias por causa da poluição aéria, e muitos tinham problemas nas articulações pelo trabalho repetitivo exclusivament nos braços.
Eles recebiam salários muito pequenos que correspondia apenas a uma parte do que produziu, e ainda existia o machismo que as mulheres e crianças recebiam salários menores que os homens.

Cena do filme "Tempos modernos", por Charles Chaplin (diretor, ator principal e roteirista). O filme mostra o persongem Carlitos fazendo um trabalho repetitivo nos braços e com uma reifeção muito curta.
Na industrialização, os trabalhdores das fábricas não tinham os mesmo direitos ou uma organização como os atuais. E as primeiras associações de trabalhadores só apareceram no final do século XVIII depois de muitas revoltas, como por exemplo:
O ludismo
O ludismo foi uma revolta que surgiu no ano de 1811, e que a maioria dos protestantes eram trabalhadores de fábricas têxtis inglesas. Seu nome vem de um dos líderes da revolução, Ned Ludd.
Eles invadiam fábricas e destríam máquinas, por esse motivo ficaram conhecidos como "quebradores de máquinas", e um de seus episódios mais conhecidos foi em 1812, no mês de abril, mais de cinquenta trabalhadores entraram na fábrica e destruíram muitas máquinas. Grande parte desses manifestantes foram presos, sujeitos à serem deportados e mortos (muitos na forca).
Porém, depois de alguns anos, esses protestantes notaram que deveriam reagir aos proprietários, não às máquinas, o que gerou outro manifesto.
Imagem mostrando trabalhadores
destruindo máquinas
Movimento Cartista
Como os trabalhadores não tinham direitos nem participação política, alguns deles criaram um documento nomeada "Carta do Povo", onde mostrou a necessidade de igualdade na política entre todas classes sociais, a atuação da classe operária no legislativo, entre outras melhores condições para essa classe rebaixada.
O documento circulou toda Inglaterra, até chegar às mãos do Parlamento, que recusou o que a carta dizia. Isso gerou mais tentativas e lutas dos operários para conseguirem seus direitos.
No final das contas, o movimento foi aceito e começaram as mudanças para a melhoria das condições da classe operária, porém apenas na segunda metade do século XIX.
Charge mostrando que no final a carta foi maior que o Parlamento
Tipos de
Tipos de Indústria
Existem 3 tipos de indústria
de acordo com seu processo de
tranformação da matéria prima
Indústria de base
São responsáveis pela produção de equipamentos e matéria prima processada para outros tipos de indústria.
As indústrias de produção de enegia estão incluídas na indústrias de base.
Como a energia eólica
A inveção de Watt foi utilizada também no transporte, e resultou na criação de barcos à vapor e locomotivas

A locomotiva, foi desenvolvido em 1802 pelo escocês Willian Symingtom, fazendo ela andar 30 km por hora.
Isso foi uma grande mudança para a vida Europeia da época, pois as viagens dependiam do trabalho animal por terra e da força do vento pela água, por isso que essa inovação dos meios de transporte mecheu muito com a sociedade.

Um dos resultados da locomotiva
Em 1807, o norte-americano Robert Fulton aplicou a máquina à vapor nos barcos.
E dos barcos à vapor
( Savannah, primeiro barco a vapor a cruzar o Atlântico, em 1819)
Indústria de bens de cosumo
São aquelas que produzem diretamente aos consumidores
Bens
Duráveis
Não duráveis
Exemplo: Indústria de automóveis
Imagem de uma fabrica de automóveis
Exemplo: Indústria alimentícia
Imagem de uma indústrial alimentícia
Indústria de ponta
São as indústrias que produzem para um consumidor expecifico, produzindo seus produtos com tecnologia avançada
Exemplo: indústrial de aviôes
A Revolução Industrial começou na Inglaterra pois:
Houve um grande desenvolvimento da burguesia no país;
Grande quantidade de matéria prima para produção;
A Inglaterra acumulou um grande capital com a exploração de suas terras americanas e indianas, o que os deu condições para sustentar suas fábricas.
Imagem mostrando
a bandeira inglesa e uma
das primeiras máquinas
Sem a Revolução Industrial, nossa sociedade seria completamente diferente em todo o mundo. Teria uma grande chance de que a maioria dos países serem governaados por uma monarquia, não existiriam aviões, barcos á vapor, e várias outras coisas que surgiram ao decorrer da revolução industrial.
Fontes
http://www.ehow.com.br/fontes-energia-revolucao-industrial-lista_96948/
http://issuu.com/ed_moderna/docs/estudar-historia8ano
http://www.zun.com.br/trabalho-infantil-na-revolucao-industrial/
http://revolucao-industrial.info/mos/view/Movimentos_oper%C3%A1rios
Full transcript