Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Planejamento e Controle Empresarial

Principais Pontos texto Planejamento e Controle Empresarial - Disciplina Planejamento Contábil UFGRS
by

Ismael Dapont

on 25 March 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Planejamento e Controle Empresarial

Planejamento e Controle Empresarial Steiner(1969,p.12) estabelece as cinco dimensões do planejamento. A segunda dimensão corresponde aos elementos do planejamento, entre os quais podem ser citados, propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas e procedimentos, entre outros. A primeira dimensão do planejamento corresponde ao assunto abordado, que pode ser produção, pesquisa, novos produtos, finanças,marketing, instalações, recursos humanos etc. A terceira dimensão corresponde à dimensão de tempo do planejamento, que pode ser por exemplo, de longo, médio ou curto prazo. A quarta dimensão corresponde às unidades organizacionais onde o planejamento é elaborado, e, nesse caso, pode-se ter planejamento corporativo, de unidades estratégicas de negócios, de subsidiárias, de grupos funcionais, de divisões,de departamentos, de produtos, etc. Uma quinta dimensão corresponde às características do planejamento que podem ser representadas por complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade; planejamento estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou caro. (Rebouças,Planejamento Estratégico 2007 p.4) “Como conseqüência, o planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas cinco dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”(Rebouças,Planejamento Estratégico
2007 p.3). Tipos de planejamento Planejamento
Estratégico Planejamento
Tático Planejamento Operacional Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.
O Planejamento Estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos. Leva em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Planejamento Tático é a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no Planejamento Estratégico.
É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis para realização de objetivos previamente fixados. Planejamento Operacional é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa.
Portanto, nesta situação tem-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais.
Os Planejamentos Operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do Planejamento Tático.
Cada um dos Planejamentos Operacionais deve conter com detalhes:
• os recursos necessários para seu desenvolvimento implantação;
• os procedimentos básicos a serem adotados;
• os resultados finais esperados;
• os prazos estabelecidos; e
• os responsáveis por sua execução e implantação.
O Planejamento Operacional é, normalmente elaborados pelos níveis organizacionais inferiores, com foco básico na atividade do dia-a-dia da empresa. Planejamento Controle Empresarial Controle Empresarial Conceito Natureza Duração É o processo de monitorar, avaliar e melhorar o desempenho da empresa para alcançar seus objetivos. (Kaplan,Atkinson Contab. Gerencial 2000 p.581) É o conjunto de métodos e ferramentas que os membros da empresa usam para mantê-la na trajetória para alcançar seus objetivos.Um sistema está sob controle se ele está no caminho para alcançar seus objetivos. Caso contrário, o sistema está fora de controle. Refere-se à relação temporal entre o sistema que está sendo controlado e a aplicação do dispositivo de controle. Ismael José Dapont Dispositivos de Controle Controle Reativo ou
por Retroalimentação Controle Concomitante Controle Preventivo Abordagem de controle que informa dados sobre atividades completadas para serem comparadas com as atividades planejadas. Dispositivo de controle que opera ao mesmo tempo em que o trabalho está sendo feito. Um exemplo é pesar uma caixa de cereais enquanto vai ficando cheia. Abordagem de controle que enfoca a prevenção de um resultado indesejado e acontece antes da atividade ser executada. (Kaplan,Atkinson…Contab. Gerencial 2000 p.583). Tipos de sistema de controle Controle por
Tarefas Controle por
Resultado É o processo que certifica que uma tarefa está completa de maneira predeterminada. Uma abordagem do controle por tarefa é o controle preventivo, no qual os gerentes projetam um sistema que só pode ser operado de forma desejada. (Kaplan,Atkinson…Contab. Gerencial 2000p.583) Enfoca a motivação dos funcionários em perseguir os objetivos da empresa. Para o controle dos resultados ser eficiente, a empresa deve declarar seus objetivos claramente e deve comunicar a todos os seus membros, de modo que cada um deles entenda o que é importante e como contribuir para alcançar o sucesso. CONTROLE E ORGANIZAÇÃO DO APRENDIZADO O controle efetivo implica um sistema de controle que pode se adaptar às mudanças necessárias. Em sistemas de controle convencionais, o apreender é estimulado por situações que apresentam resultados inesperados. Em tais sistemas, membros da empresa usam informações de mensuração de desempenho para identificar a causa da discrepância entre este e o desempenho planejado e adotar uma ação corretiva. O aprendizado organizacional enfoca três elementos de desempenho:






1 – Como os processos da empresa funcionam? O que é o mecanismo comportamental ou material interior que cria os resultados do processo? Por exemplo, como a motivação do funcionário afeta o
desempenho do trabalho?





2 – Como os processos organizacionais existentes contribuem com os objetivos secundários da empresa? Que resultados mensuráveis específicos acontecem como resultado de um processo particular? Por exemplo, qual é o nível de motivação gerado pelo sistema existente de compensação do incentivo?





3 – Como os objetivos secundários da empresa contribuem para a realização dos objetivos primários? Qual é o efeito das mudanças no resultado dos processos, sobre os objetivos primários da empresa? Por exemplo, qual é o efeito de uma mudança na motivação do funcionario sobre os objetivos primários da empresa? (Kaplan,Atkinson…Contab. Gerencial 2000p.587)
Melhoria contínua: abordagem do processo administrativo que enfatiza, constantemente, a procura de meios para melhorar seu desempenho. Existem ajustes no processo existente que acontecem para torná-los mais efetivos e mais eficientes.
Existem basicamente dois resultados do aprendizado organizacional: Reengenharia: Atividade que melhora o desempenho do processo refazendo seu projeto. Existem o desenvolvimento e a implementação de novos processos, para substituir os velhos e melhorar o desempenho em alcançar os objetivos da empresa. O processo de aprendizagem é capacitado e direcionado pelo sistema de avaliação de desempenho da empresa por duas razões:

- O sistema de avaliação de desempenho identifica quando a empresa não está alcançando seus objetivos.

- O sistema de avaliação de desempenho avalia a causa e efeito das variáveis, identificando onde ou por que o sistema atual está falhando e sugere oportunidades de melhoria. (Kaplan, Atkinson… Contab.Gerencial 2000 p.588) A avaliação de desempenho propicia um vínculo crítico entre o planejamento, que identifica os objetivos da empresa e desenvolve as estratégias e os processos para alcançá-los, e o controle, que faz os membros da empresa mantê-la no caminho em direção ao alcance de seus objetivos. FIM
Full transcript