Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Bairro Santo Antônio - Aracaju

Apresentação sobre o Bairro Santo Antônio. Apresentação para a disciplina de Estudos Ambientais e Urbanos da Universidade Tiradentes.
by

Eduardo Lucas

on 6 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Bairro Santo Antônio - Aracaju

História, fé, cultura e arquitetura! Bairro Santo Antônio No ano de 1855, o presidente da provincia de Sergipe, Inácio Joaquim Barbosa, apresentou o projeto de elevação do Povoado de Santo Antônio de Aracaju (assim chamado antigamente o bairro), à categoria de cidade e a transferência da capital da provincia para esta nova cidade, chamada de Aracaju. Vista da Avenida João Ribeiro, hoje o coração do bairro Santo Antônio. Esta imagem data das primeiras décadas do século XX. Avenida Independência (atual João Ribeiro) no final da década de 30. Do alto da colina dá para ter uma visão panorâmica da cidade Antes de pertencer a Aracaju, o povoado de Santo Antônio pertencia a comarca de Nossa Senhora do Socorro. A ocupação foi feita, primeiramente, de modo aleatório. Alí, existia casas de taipa, com moradores humildes. Não havia limitações de terras. No início do século XX, com a abertura da “Estrada Nova”, ligando o alto da colina à cidade, as relações se fortalecem e a ocupação se intensificou, sobretudo ao longo daquela via. Com a implantação do sistema de bondes, antes puxados por animais e depois movidos por eletricidade, a ocupação começou a se processar ainda de forma mais rarefeita. O projeto tinha a formação de 54 casas, sendo 37 ao redor da praça do Santo Antônio, no alto da colina e 17 na rua da Estrada Nova, hoje chamada de Avenida João Ribeiro. Mas o nome!
O nome de Santo Antônio veio por conta da presença missionária dos frades alemães que se instalaram no alto da colina, onde criaram o Convento dos Franciscanos, que hoje deu lugar ao Convento das Irmãs Terezinhas. O início da ocupação da área antecedeu com a história da cidade de Aracaju se originando no Povoado Santo Antônio de Aracaju, onde vivia uma tribo indígena. Era um povoado localizado no alto de uma colina, nos terrenos de formações barreiras, antes recobertos pela Mata Atlântica. Limitações:
Ao norte com o Cidade Nova;
Ao sul com o Centro e o Getúlio Vargas (Av. Coelho e Campos);
Ao leste com o Bairro Industrial (Av. João Ribeiro e Ruas Ponto Novo, Muribeca e São João)
Ao oeste com o Bairro Dezoito do Forte, Palestina e Lamarão (Ruas Salgado e João Andrade e Av. Juscelino Kubistcheck). Dados:
Área total: 1.2132Km²
Densidade demográfico: 10.032,97 HAB/KM²
População: 18.962 Censo de 2011
Quarterões 63 Rua São João Pontos referênciais:
Hospital São José ( Av. João Ribeiro) Igreja de Santo Antônio ( Praça General José de Siqueira de Menezes) Cemitério Santa Isabel (Praça Santa Isabel Grupo Lomes de Rádiodifusão - Jovem Pan Tv Atalaia e Rádio Atalaia Conj. Mané Preto Delimitação do bairro Uma boa parte da estrutura das ruas e calçadas foram herdadas dos portugueses. São caracterizadas por serem estreitas. Alunos:
Eduardo Lucas
Joyce Anne
Kleber Douglas
Paulo Botti
Thaísa Penalva Arquitetura e Urbanismo Turma N01
Full transcript