Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Espiritismo e Evolução

No description
by

Clarissa de Souza

on 2 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Espiritismo e Evolução

Evolução das espécies
A confluência dos pensamentos científicos e espirituais Como surgem os seres vivos? Aristóteles (384-322 a.C.):
animais superiores (dos seus semelhantes)
inferiores (geração espontânea) “Duvidar que as vespas e abelhas nascem do estrume das vacas, é duvidar da experiência, da razão e do bom-senso. Mesmo animais complicados, como ratos, não precisam de pai e mãe. Se alguém tiver dúvidas, vá ao Egito, e lá verá as quantidades de camundongos que infestam os campos – nascidos da lama do rio Nilo – para grande calamidade dos habitantes!”
Rose, naturalista inglês Idade média: experimento do chifre
Francesco Redi, 1668 Louis Pasteur, 1864 Livro dos Espíritos (1857), q.43 e 44 A Gênese (1868), pág. 166 (cap.X) Alexander Oparin (1936)
os primeiros seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos, a partir de substâncias inorgânicas. Questões superadas: Kardec discute a geração espontânea Clarissa F T de Souza Emmanuel, em "A caminho da Luz":

"E quando serenaram os elementos do mundo nascente, quando a luz do Sol beijava, em silêncio, a beleza melancólica dos continentes e dos mares primitivos, Jesus reuniu nas Alturas os intérpretes divinos do seu pensamento. Viu-se então, descer sobre a Terra, das amplidões dos espaços ilimitados, uma nuvem de forças cósmicas que envolveu o imenso laboratório em repouso. Daí a algum tempo, podia-se observar a existência de um elemento viscoso que cobria toda a Terra. Estavam dados os primeiros passos no caminho da vida organizada." Como se dá a evolução dos seres vivos?
A visão de Darwin Um passeio no Beagle Darwinismo e Neodarwinismo Descendência com modificação Seleção Natural Partilhamos um ancestral comum A evolução não dá saltos Qual a visão espírita?
607. Ficou dito que a alma do homem, em sua origem, assemelha-se ao estado de infância da vida corpórea, que a sua inteligência apenas desponta e que ela ensaia para a vida. (Ver item 190.) Onde cumpre o Espírito essa primeira fase?
— Numa série de existências que precedem o período que chamais de Humanidade. "

Livro dos Espíritos: "609. O Espírito, tendo entrado no período da humanidade, conserva os traços do que havia sido precedentemente, ou seja, do estado em que se encontrava no período que se poderia chamar ante-humano(*)?
- Isso depende da distância que separa os dois períodos e do progresso realizado. Durante algumas gerações, ele pode conservar um reflexo mais ou menos pronunciado do estado primitivo, porque nada na Natureza se faz por transição brusca(*); há sempre anéis que ligam as extremidades da cadeia do seres e dos acontecimentos. Mas esses traços desaparecem com o desenvolvimento do livre-arbítrio. Os primeiros progressos se realçam lentamente, porque não são ainda secundados pela vontade, mas seguem uma progressão mais rápida à medida que o Espírito adquire consciência mais perfeita de si mesmo."


“ A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem”
Léon Denis Princípio Inteligente

mineral - atração
vegetal - sensação
animal - instinto
hominal - razão
Mutacionismo Obra do acaso? Michael J Behe, Francis Crick, François Jacob, M Schutzember, Lynn Margulis, Igor e Grichka Bogdanov, Jean Guitton ou Design inteligente?

Muitas das transformações que se verificaram nos seres foram, anteriormente, promovidas em suas estruturas perispirituais, entre uma existência e outra (ou seja, no plano espiritual!). Os Espíritos construtores, sob a supervisão de Jesus, retocavam, em vezes sucessivas, as formas perispiríticas, e estas alterações criariam o campo magnético para as futuras mutações.

Vide: Evolução em dois mundos, André Luiz A Gênese, 1868, cap. X

28.Por pouco que se observe a escala dos seres vivos, do ponto de vista do organismo, é-se forçado a reconhecer que, desde o líquen até a árvore e desde o zoófito até o homem, há uma cadeia que se eleva gradativamente, sem solução de continuidade e cujos anéis todos têm um ponto de contacto com o anel precedente. Acompanhando-se passo a passo a série dos seres, dir-se-ia que cada espécie é um aperfeiçoamento, uma transformação da espécie imediatamente inferior. Outras questões interessantes Grupos altruístas
Evolução do amor Padrões micro e macroevolutivos:
A seleção natural dá conta de explicar grandes mudanças? Como você explicaria? A Gênese, p.172, item 30

"O Espiritismo caminha a par com o materialismo, no terreno da matéria; admite tudo o que este admite; porém, onde o materialismo se detém, o Espiritismo prossegue. O Espiritismo e o materialismo são como dois viajantes que caminham juntos, partindo de um mesmo ponto;
chegados a uma certa distância, um diz: "Não posso ir mais longe;" o outro continua sua rota e descobre um mundo novo." "Não somos criações milagrosas, destinadas ao adorno de um paraíso de papelão. Somos filhos de Deus e herdeiros dos séculos, conquistando valores, de experiência em experiência, de milênio a milênio".

André Luiz, No mundo maior Muita paz!
clarissafts@hotmail.com
Full transcript