Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Detalhamento

No description
by

MathiasHugo Nieto

on 21 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Detalhamento

Detalhamento
Arquitetos: Javier Larraz, Iñigo Beguiristain, Iñaki Bergera
Colaborador: Juan Miguel García
Arquitetos Técnicos: Atec Aparejadores
Engenharia: Naven Ingeniería de Instalaciones
Estrutura: FS Estructuras
Localização: Calle Errota, 31013 Berriozar, Navarra, Espanha
Área Total: 2.750 m2
Área de projeção: 2.000m2 ( 80x25 )
Ano: 06 2011 – 05 2012

Conclusão da análise do entorno urbano



Cidade e Contexto Urbano
Berriozar, Navarra, Espanha
Escola Infantil Municipal De Berriozar
A escola infantil de Berriozar se desenvolve segundo um modelo herdado das escolas municipais italianas de Reggio Emilia, onde as estruturas que recebem as crianças se articulam principalmente em torno a uma "plaza" central que serve como lugar de encontro e interação e como espaço para o desenvolvimento das atividades comuns da escola.

Plantas - Fotos - Aspectos Urbanos

"Drawing a parallel with the story of Kahn, one might wonder about the role that architecture plays in the practice of teaching," they explain.

Fachada leste
Fachada oeste
Fachada norte
Fachada sul
Corte
Axonometria
Circulação
Análise estética e funcional

As salas de aula se situam entre o pátio principal e os pátios localizados nos extremos, enquanto a área educacional/administrativa longitudinal à fachada principal, toda a distruibuição se organiza em um esquema claro e eficaz, que acompanha a estética do projeto. Uma mistura de cores acompanha a parte externa da escola e dos pátios, potencializando e enriquecendo a relação público/privado através da rua com o espaço interior. O jogo de cores é intenso porém não é violento, sugere o conteúdo relacionado à infância.
As salas de aula tem a permeabilidade visual com os pátios exteriores aplicando a sensação de continuidade, os arquitetos trabalharam essa sensação com uma iluminação zenital, estes lucernários de concreto armado modulado não afetam a inércia térmica interna pois possuem isolamento térmico. Também há placas acústicas para o conforto auditivo. Os lucernários dão a sensação de escala para adultos e crianças na escola, as paredes e pisos são todos brancos, utilizam madeira, aço galvanizado, vidro. Em conclusão, a arquitetura pós-moderna aplicada conversa na mesma língua que a escola, sendo clara, funcional e estimulante.
O uso da iluminação zenital e das cores vibrantes permite estímulos às crianças, e por terem até quatro anos de idade, tal uso condiz com o estágio motor-sensorial, onde Piaget afirmava serem os estímulos essenciais para a construção do conhecimento. As cercas coloridas também permitem esta dinâmica, por ocasionar o toque às crianças, atraídas pelas tonalidades. O mesmo se aplica aos revestimentos, como madeira, aço, vidro, concreto.
O alto número de espaços de socialização vai de acordo com a etapa seguinte da teoria de Piaget, o estágio pré-operacional. Neste, as crianças começam a brincar em grupo. Tal incentivo a socializar ajuda-as a superarem o egocentrismo que é natural desta idade.
Relação Pedagógica de Piaget com a escola analisada
Berriozar é um município da área metropolitana de Pamplona, a capital da comunidade foral de Navarra, Espanha.
Com 9 034 habitantes (4 671 do sexo masculino e 5 020 do sexo feminino), em 2010 Berriozar era o 11º município de Navarra em número de habitantes. A densidade populacional é de 3 333,58 hab/km².
Altitude: 428m
Contexto Urbano
O bairro e entorno da escola é caracterizado por ruas largas e funcionais, por áreas verdes e grandes espaços públicos, essas ruas largas não propõem um espaço ideal que convida e atrae as pessoas a ficar, a sentar, e estar ali, o entorno é misto porém o bairro é de predominância residencial, com um gabarito de 4 andares e a distância entre estes é aumentada por causa da largura das vias, tornando as ruas vazias e mais propensas a serem estacionamento e serem ruas passageiras. Há grandes áreas vazias, só que excessivamente e estas não somam nada ao público, não proporcionando vitalidade ao local.
A escola em si, tanto quanto as edificações ao redor são voltadas para o interior, tendo pouca ou nenhuma comunicação com o espaço público, ou seja, a comunicação entre as edificações é barrada pelas ruas largas, espaços publicos pouco convidativos, pouca vitalidade e a predominância do estacionamento, tornando o local transitório.
Full transcript