Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Trabalho de Português

Federalismo Russo, New Criticism e Fenomenologia.
by

Arthur Xavier

on 20 December 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trabalho de Português

Formalismo Russo O que é? Características e objetivos Conclusão - O "Formalismo Russo" foi uma escola de crítica literária surgida nos anos 10 na Rússia.

- Os formalistas revolucionaram o campo da crítica literária ao criarem um método de análise inovador. - O formalismo é contra os métodos de análise tradicional que estudavam os símbolos e elementos que influenciaram a obra.

- Os formalistas propuseram estudar a própria literatura: "O que faz de uma obra, uma obra literária", Jacobson.

- Assim, os formalistas estudavam, detalhadamente, as estruturas das obras: os personagens, os versos, as rimas, etc.

- No formalismo, a história literária é revista à partir de uma dialética próxima do Marxismo. New Criticism O que é? Caraterísticas e objetivos New Criticism x Formalismo Russo Conclusão - O "New criticism" ou "Nova crítica" é um movimento de teoria da literatura surgido nos anos 20 nos Estados Unidos e alcançou seu auge nas décadas de 40 e 50, principalmente após a publicação da obra "New Criticism" de John Crowe Ransom em 1941.

- Descende do formalismo, porém, em oposição ao Marxismo.

- A nova crítica enfatiza a leitura de obras literárias de forma que não haja análise da intenção do autor ou dos contextos sociais e culturais na criação da obra. - Ambos apresentam visão intríseca e imanentista quanto às obras.

- Revalorização da poesia.

- Diferentemente do formalismo, os "new critics" estudavam, também, os diversos significados e conotações das palavras, enquanto os formalistas, não.

- O new criticism possui um método semelhante ao formalismo russo, porém, mais radical. Semelhante quanto à proposta de separação da obra de suas influências. Porém, radical ao separar a obra tanto do autor quanto do leitor e seu gênero. O New Criticism consistiu em uma crítica literária que veio a estudar as obras (poemas principalmente) em sua forma mais básica, analisando apenas sua estrutura e conteúdo.

A principal atitude do New Criticism é a materialização do poema, transformando-o no objeto que ele, em si, representa. Fenomenologia O que é? Características e objetivos Fenomenologia e crítica literária - A Fenomenologia é uma corrente filosófica que estuda as estruturas da consciência e das experiências subjetivas.

- Edmund Husserl é considerado o fundador da Fenomenologia, devido à sua vontade de sistematizar o estudo e a análise das estruturas e dos atos da consciência. A Crítica Fenomenológica se destaca pela maneira como entende a subjetividade das ações e experiências humanas no estudo literário. Esta maneira de se analisar o texto compreende a busca do sentido não somente por aquilo que o texto comunica diretamente, mas por tudo o que recebeu e provocou. - Propõe que os fenômenos da consciência dão significação à tudo o que sabemos do mundo.

- A consciência é caracterizada pelas vivências e pela intencionalidade.

-As vivências consistem em todo e qualquer ato psíquico. Elas são intencionais e referidas a um objeto.

-A intencionalidade é a essência da consciência que é representada pelo significado, o nome pelo qual a consciência se dirige a cada objeto. - O Novo Criticismo rejeita qualquer tentativa de
paráfrase, pois reduz e distorce a objetividade do
poema.

- Descreve duas falácias para o estudo literário:
A Falácia Intencional ocorre quando se tenta compreender a intenção do autor durante a interpretação da obra.
A Falácia Afetiva é a tentativa de compreender os efeitos emocionais sobre os leitores ao interpretar a obra. Trabalho de Português Formalismo Russo
New Criticism
Fenomenologia Arthur Xavier Gomes Ribeiro
Gabriel Olímpio Timóteo
João Francisco Barreto da Silva Martins
Lucas Figueiredo César
Vinícius Souza Cardoso O Formalismo Russo, apesar de extinto, foi base para o surgimento de diversas escolas e teorias literárias, como o New Criticiscm e o Estruturalismo.

Estas outras teorias, apesar de se desenvolverem independentemente, se assemelham ao formalismo em principal característica: a separação da obra de seu contexto. Referências ERLICH, Victor. Russian Formalism. 4 ed. New Haven: Walter de Gruyter, 1980. 311 p. http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=1_ZoGC0bDdAC&oi=fnd&pg=PA20&dq=russian+formalism&ots=HYaAHasLYQ&sig=I-lycisc06L4wdPj-BS3XyHgCzc#v=onepage&q&f=false THOMPSON, Ewa M. Russian Formalism and Anglo-American New Criticism. 1 ed. New Haven: Walter de Gruyter, 1971. 160 p. http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=rb1VUcstkkQC&oi=fnd&pg=PA5&dq=russian+formalism&ots=QQxXgPFmxf&sig=GaYE4Pl9oNvrPCTXXBtWZo0vOkM#v=onepage&q&f=false http://pt.wikipedia.org/wiki/Neocr%C3%ADtica http://docentes.esecs.ipleiria.pt/cnobre/tliteratura/acetatos/4.%20New-Criticism.pdf http://estudandonarede.blogspot.com.br/2010/01/critica-literaria.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Formalismo_russo http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1659101 http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenomenologia http://www.uefs.br/nef/dante5.pdf
Full transcript