Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A teoria de Piaget

Desenvolvimento cognitivo
by

Carla Gomes

on 4 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A teoria de Piaget

Teoria de Piget Desenvolvimento Cognitivo Infantil Objetivos Definir desenvolvimento cognitivo;
Conhecer a teoria proposta por Jean Piaget;
Enumerar e esclarecer os diferentes estádios do desenvolvimento cognitivo;
Conhecer as diferenças cognitivas presentes em cada estádio. Jean Piaget (1896-1980) Psicólogo e filósofo conhecido pelo seu trabalho no campo da inteligêcia infantil.
Durante grande parte da sua carreira profissional estudou o processo de raciocínio das crianças. Teoria do desenvolvimento cognitivo "Piaget viu as crianças de um modo orgânico, ativas, seres em crescimento, com os seus próprios implusos internos e padrões de desenvolvimento."
A criança era construtora do seu próprio mundo, assim segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo ocorre em diferentes estádios. Papalia, 2001 Conclusão... "Em cada estádio, a criança desenvolve uma nova forma de operar - de pensar e responder ao ambiente."
Assim, torna-se necessário que esta seja estimulada/motivada e tenha o tempo suficiente para interiorizar as experiências, antes de passar ao estádio seguinte. Estádios do desenvolvimento cognitivo Sensório-Motor (o - 18/24 meses) Pré-Operatório (2-7 anos) Operações Concretas (7-11/12 anos) Operações Formais (11/12- 15/16 anos) Segundo Piaget, este é o primeiro estádio do desenvolvimeto cognitivo, no qual os bebés aprendem acerca de prórpios e do mundo através da atividade sensorial e motora em desenvolvimento. Estádio no qual as crianças se tornam mais sofisticadas no uso do pensamento simbólico, contudo ainda não são capazes de usar a lógica. Capacidade para utilizar representações mentais (palavras, números ou imagens) às quais a criança atribuiu significado. Estádio Sensório-Motor (o-18/24 meses) Este estádio é constituído por 6 sub-estádios, que decorrem à medida que os esquemas do bebé se tornam mais elaborados.
Segundo Piaget, estes comportamentos ocorrem através de reações circulares, nas quais o bebé aprende a reproduzir acontecimentos desejados, os quais, inicialmente, teriam sido descobertos por acaso. Acompanhamento de crianças - Desenvolviemnto Infantil Formandos: Ana Maria Silva
Carla Gomes
Carolina Carvalho
Patrícia Dias Desenvolvimento cognitivo O que é? Refere-se às mudanças ao nível das capacidades mentais, tais como aprendizagem, memória, pensamento, raciocínio e criatividade. Está intimamente relacionado com o crescimento físico e emocional. Estádio Pré-Operatório (2-7anos) Neste estádio a criança já não depende unicamente das suas sensações e movimentos. O desenvolvimento da representação cria as condições para a aquisição da linguagem, pois a capacidade de construir símbolos possibilita a aquisição dos significados sociais existentes no contexto em que a criança vive.
A criança interioriza o meio, sendo capaz de representá-lo mentalmente. É importante ressaltar o carácter lúdico do pensamento simbólico, os jogos "faz-de-conta" são importantes. Estádio Pré-Operatório (2-7anos) Estádio Pré-Operatório (2-7anos) As crianças são muito egocêntricas, não conseguindo distinguir o seu ponto de vista do ponto de vista dos outros. Manifestam-se através de monólogos. Estádio das Operações Formais (11/12 - 15/16anos) Estádio final de desenvolvimento que, segundo Piaget, é caracterizado pela capacidade para pensar de forma abstrata. Processo de pensamento em que as ideias são distanciadas do objeto. A criança realiza raciocínios abstratos, não recorrendo ao contacto com a realidade. Torna-se mais consciente do mundo tal como ele pode ser.

É desenvolvida a personalidade, podendo haver problemas e dúvidas entre o certo e o errado. Por isso, a criança tende a manifestar os seus interesses e idieas que defende segundo os seus próprios valores e crenças. Isto gera um... Agradecemos a sua paciência ao longo destas semanas...

Contudo desejámos-lhe muita paciência para os próximos anos... Com todo o carinho aqui deixamos um grande beijo!!! Capacidades cognitivas Estádio das Operações Concretas (7 - 11/12 anos) Para Piaget é neste estádio que se reorganiza o verdadeiro pensamento.
Ao se tornarem menos egocêntricas, desenvolvem a capacidade de se colocarem no lugar do outro, existindo uma descentração cognitiva e social. O pensamento é cada vez mais estruturado devido ao desenvolvimento da linguagem. Novas capacidades cognitivas Estádio das Operações Concretas (7 - 11/12 anos) Realidade e Fantasia Passam a ver o mundo com mais realismo, compreendendo melhor as diferenças entre a realidade e a fantasia. Classificação Maior capacidade de classificação, ou seja, são capazes de agrupar objetos segundo determinados critérios em comum. Raciocínio lógico Através da capacidade anterior, torna-se possível o Pensamento Lógico, capacidade de utilizar múltiplos aspetos de uma situação. Assim, a criança desenvolve os dois tipos de raciocínio lógico, o dedutivo e o indutivo. Estádio das Operações Concretas (7 - 11/12 anos) Causa e Efeito A capacidade de realizar julgamentos sobre causa e efeito aumanta no período escolar. Seriação Revala capacidade de seriação quando dispõem objetos segundo a sua dimensão. Inferência transitiva Em consequência desenvolvem esta capacidade, que lhes permite relacionar vários objetos. Pensamento Espacial Capacidade para descobrir um lugar num mapa ou num globo. Estádio das Operações Concretas (7 - 11/12 anos) Conservação Capacidade para reconhecer que algo permanece igual, mesmo que o material seja modificado (desde que não se adicione ou retire esse material). Número e Matemática A sua maior capacidade para manipular símbolos, para compreender a inclusão de classes e seriação e para apreciar conceitos como a reversibilidade, possibilitam o cálculo. Raciocínio Hipotético-Dedutivo Egocentrismo cognitivo Onde o adolescente os seus resolve problemas, achando que as suas ideias e crenças são as melhores e as mais corretas. Capacidade para desenvolver, considerar e testar hipóteses em todos os tipos de problemas assim, imaginam e estabelecem compromissos com o mundo ideal. É no primeiro estádio que o bebé revela um acentuado desenvolvimento cognitivo. Todo o desenvolvimento é mais centrado na qualidade do que na quantidade, caracterizando-se por grandes mudanças seguidas de períodos de integração. Concluindo, a criança à medida que evolui vai-se ajustando à realidade que a rodeia, superando de modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confronta. Estádio durante o qual as crianças desenvolvem o pensamento lógico, sem entenderem o abstrato. Estádio Pré-Operatório (2-7anos) Desenho Jogo Nesta fase a criança não se limita aos rabiscos, pois o desenho passa a ter significado para si. A criança é mais criativa, consegue projetar no desenho aquilo que sente. Linguagem Estádio Pré-Operatório (2-7anos) Imagem e Pensamento O pensamento existe porque há imagem. A criança dá respostas pouco lógicas.
Full transcript