Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Como estrelas na Terra - Toda criança é especial

No description
by

Aline Venancio

on 26 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Como estrelas na Terra - Toda criança é especial

Como estrelas na Terra
O presente trabalho detem-se a analisar os aspectos da figura do professor presente no filme "Como estrelas na Terra". Analisando a figura do professor, Ram Shankar Nikumbh (Professor Nikumbh), pode-se chegar a conclusão de que os aspectos que o diferenciam dos demais deveriam ser destacados.

Agente transformador
O professor demonstra ser um agente transformador não apenas de seus educandos, como do meio em que convive. Transformando a escola como um todo, junto aos outros professores e diretor.
Como estrelas na Terra - Toda criança é especial
Como estrelas na Terra (Taare Zamen Par) é um filme indiano de 2007. O filme conta a história de Ishaan, um garoto de nove anos que vive com sua família na Índia. Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior e tendo risco de ser reprovado novamente. Após uma reunião com os professores de Ishaan que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, o pai decide enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos. Após um período, Ishaan se sente cada vez mais triste e solitário, sofrendo severas punições dos professores. É quando conhece o professor Nikumbh, que além do trabalho no colégio, leciona também em um colégio para crianças com necessidades educacionais especiais. É o professor Nikumbh que descobre que Ishaan tem dislexia e, com ajuda dele, contando com o apoio dos outros professores e da família, o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente, demonstrando enfim sua capacidade e alegria novamente.
A figura do professor
Professor Nikumbh x outros professores
Atencioso às necessidades dos alunos
O professor mostra-se interessado na formação do aluno como sujeito, como um todo, num processo educacional aliado ao pedagógico e não apenas pedagógico voltado à educação para o trabalho. Busca estar atento às habilidades e ressalta-las, trabalhando-as como forma de valorização
Didática Lúdica
O professor busca em suas aulas despertar o interesse dos seus educandos a partir de elementos do universo infantil ou até mesmo do plano real de suas vidas, deixando-os livres para serem criativos, estimulando-os à diversão, criatividade e desenvolvimento artístico.
Vínculos Afetivos
O professor demonstra desenvolver vínculos afetivos com todas as crianças e, no caso de Ishaan, ultrapassa o limite da escola mostrando-se solidário e atento às suas necessidades e buscando também a parceria com a família e a escola.
Dedicação "quase heróica"
O professor demonstra ter uma dedicação além do esperado para um docente, assumindo posturas de comprometimento exacerbado e fé nos alunos.
Esta análise busca ressaltar os principais contrapontos entre o Professor Nikumbh e os demais professores, explorando atitudes e características e o quanto elas se diferenciam de acordo com o professor.
Disciplina
Em contraponto aos professores que buscavam disciplina rígida, o professor Nikumbh conseguia disciplina, respeito e colaboração das crianças sem rigidez e autoritarismo.
Tradição
Professor Nikumbh buscava desenvolver e inovar em seus métodos, enquanto os outros professores baseavam suas práticas em tradições inquestionáveis e hábitos consolidados.
Método
Professor Nikumbh incentivava seus alunos através da liberdade e criatividade e por meio de método investigativo, os outros utilizavam o método tradicional, positivista e conteudista.
Relação
Professor Nikumbh desenvolvia vinculos afetivos e criava parcerias com seus alunos, enquanto os demais professores distanciavam-se e preocupavam-se apenas em corrigir transferir conhecimento.
Educação para o trabalho
A ideia de "Educação para o trabalho" fica evidente quando no filme surgem falas do tipo "Como ele vai competir?" (em uma cena em que é dado o diagnóstico de dislexia) e "Educação nessa escola é ordem, disciplina e trabalho" (em uma conversa de sala de professores). O professor Nikumbh aceita a cultura da educação para o trabalho, mas ao perceber que o aluno possui uma limitação (dislexia) não encara o fato como paralizador e busca mostrar que é possível trabalhar mesmo com esse fator.
Sobre
Esse trabalho foi desenvolvido por:

Aline Cristina Venancio da Silva
Camila Ferreira Silva Lima
Kleber Camargo
Sara Aguiar Rodrigues
E busca demonstrar através da análise do filme "Como estrelas na Terra" a importância da dedicação e o amor aos alunos para um bom trabalho como docente.
Full transcript