Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

Apresentação de TCC
by

Agnes Santana

on 22 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Objetivo
Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Artes Visuais
Trabalho de Conclusão de Curso

A ILUSTRAÇÃO DE MODA E SUA APLICAÇÃO EM REDES SOCIAIS DIGITAIS. ESTUDO DE CASO: BLOG "WHAT I WORE TODAY"

Agnes Santana

24/01/2013 Capítulo I
A ilustração de moda no espaço virtual Bibliografia Desde o princípio, a ilustração de moda é uma ferramenta importante de reafirmação da moda, idealizada para disseminar suas mudanças e formar estilos, não deixando de caminhar com o desenvolvimento social, cultural e tecnológico da moda e da sociedade. A globalização é um processo que possui capacidade de articulação entre diversos setores, isto é, um momento que proporciona uma minimização do tempo de produção, distribuição da informação e de novas práticas de trabalho entre os indivíduos. Capítulo II
A globalização na produção ilustrada para a moda Blogs são suportes encontrados no ciberespaço que funcionam como meios de comunicação. São bases que podem trazer informações diferentes - textos, vídeos, imagens, áudios – lançadas no espaço virtual por qualquer indivíduo, permitindo assim uma produção de informação independente. CAPÍTULO III
ESTUDO DE CASO: BLOG
“WHAT I WORE TODAY” Conclusão ALMEIDA, Adilson José de; WAJNMAN, Solange. Moda comunicação e cultura: um olhar acadêmico. 2 ed. São Paulo: NIDEM :: FAPESP, 2005. 226 p.

AMARAL, Adriana; MONTARDO, Sandra; RECUERO, Raquel. Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009. 293 p.

AVELAR, Suzana. Moda, Globalização e Novas Tecnologias. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio; São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011. 180 p.

CARVAS, Camila. Ilustração na moda. Especial Caras Fashion, São Paulo: Caras S.A. 5ª edição, 2012.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 222 p.

JONES, Sue Jenkyn. Fashion Design: Manual do Estilista. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. 204 p.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 1999. 264 p.

MONNEYRON, Frédéric. A Moda e Seus Desafios: 50 questões fundamentais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007. 167 p.
MORRIS, Bethan. Fashion Illustrator – Manual Do Ilustrador De Moda. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 208 p.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais Na Internet. Porto Alegre: Meridional, 2009.191 p.

TIBURI, Márcia; CHUÍ, Fernando. Diálogo/ Desenho. São Paulo: SENAC, 2010. 195p. Ilustração de Erté para a revista Harper's Bazaar, de 1920 Ilustração Carl Erickson para a revista Vogue,
de novembro de 1930 Ilustração de Antonio Lopez Ilustração de Laura Laine Ilustração de Camila Picheco A união das técnicas manuais com o que as tecnologias tem a oferecer, principalmente no fazer ilustração de moda, agrega maiores possibilidades no desenvolvimento de uma ilustração sem descartar os tratamentos manuais, mas sim unindo o que há de novo a eles. Ilustração de moda introduzida no espaço virtual As novas tecnologias que vêm sendo utilizadas para a expansão da ilustração de moda, não vieram substituir o espaço de desenhos manuais. Elas apenas aumentaram as possibilidades de inserir a ilustração de moda no espaço virtual e a continuar a ter uma função importante para a representação e apresentação da moda. Moda Ilustração de moda Minimização do tempo de produção, distribuição da informação e de novas práticas; Globalização A ilustração de moda vem sendo trilhada dentro de um conjunto de descobertas técnicas e aprimoramentos que ampliaram sua forma de divulgação do cotidiano. Em um processo de aperfeiçoamento, alcançou-se o que se conhece hoje como uma das técnicas mais ágeis para a criação da ilustração de moda, a técnica digital. O que se tem hoje é um vasto arquivo de ilustrações, com identidades diversas, compartilhadas com frequência, decorrentes de variados locais do globo, disponíveis em sites, portfólios online, blogs e outras redes sociais elaboradas por profissionais e até mesmo iniciantes. Todos contribuem para um novo rumo da ilustração de moda, promovendo cada vez mais sua popularização, tornando-a tão corriqueira quanto a fotografia de moda ou a própria pintura. O blog "What i wore today" proporciona outras formas de apresentação da ilustração de moda contribuindo para que todos possam apresentar suas ideias visuais. Os blogs, assim como o What i wore today, objeto de estudo desse trabalho monográfico, são novos suportes potenciais para a ilustração de moda. Layout do blog What i wore today As ilustrações de moda dispersas no blog são elaboradas como narrativas, que através de seus traços expressam características peculiares, como o vestuário, vindas de indivíduos de diferentes partes do globo. Não se chegou a uma conclusão definitiva, porém, durante a pesquisa foi observado que o blog "What i wore today" como suporte para a ilustração de moda permite novos rumos a ela, o que poderá influênciar outras ações e formas de representação para a ilustração de moda. Webgrafia ALVES Rafael; BRAGA, Moema Mesquita da Silva. Moda e Internet: Uma reflexão sobre a ascensão dos blogs de moda no Ceará. Ceará, 2010. Disponível em: <http://coloquiomoda.com.br/anais/anais/8-Coloquio-de-oda_2010/GT07/COMUNICACAO-ORAL/103041_Moda_e_Internet.pdf>. Acesso em: dez. 2012.

AMARAL, Adriana; MONTARDO, Sandra Portella; RECUERO, Raquel. Blogs: Mapeando um objetivo. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/6o-encontro-2008-1/Blogs%20Mapeando%20um%20objeto.pdf>. Acesso em: dez. 2012.

AMORIM, Carolina A.C.; SOUZA, Antonio Carlos de. Ilustração de Moda na modalidade a distância. In: Moda Palavra E-periódico. Vol: 4. Ano: 2. P 117 - 126. Disponível em: <http://www.ceart.udesc.br/modapalavra/edicao4/files/4_ensaio_amorim_e_souza.pdf>.Acesso em: dez. 2012.

CANTO, Adriana de Luca Sampaio; VIEIRA, Josiane Wanderlinde; GONÇALVES; Marília Matos. O uso do software Corel Draw como ferramenta auxiliar no desenho de moda. Disponível em: <http://departamentos.unican.es/digteg/ingegraf/cd/ponencias/226.pdf>. Acesso em: nov 2012.

FOSCHINI, Ana Carmem; TADDEI, Roberto Romano. Conquiste a rede – Blog. Livro virtual. Disponível em:<www.overmundo.com.br/banco/conquiste-a-rede-blog>. Acesso em: dez. 2012.

PINHEIRO, Gabriela Coutinho. Ilustração Digital na Moda. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://sitios.anhembi.br/damt6/arquivos/12.pdf>. Acesso em: dez. 2012.

PRADO, Adriana. A execução do desenho técnico de moda nos softwares audaces estilo e coreldraw. Disponível em: <http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000006/0000061C.pdf>. Acesso em: abr. 2012.

ROMANATO, Daniella. A moda, o design gráfico e a informática. Recife, 2009. Disponível em: <http://www.daniellaromanato.com.br/documentos/artigo_2009-09_001.pdf>. Acesso em: dez. 2012.

SANTOS, Mônica Maria Sebaje. Ilustração de Moda: Uma abordagem artística sobre a apresentação gráfica de moda. 56 F – Trabalho de conclusão de curso ( Moda – Habilitação em Estilismo) – Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis, 2011. Disponível em: < http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000012/000012B5.pdf>. Acesso em: nov. 2012.

SILVA, Ariane de Oliveira. Blogs de moda de rua: Diálogo entre a cultura regional e global no México. 28 F – Trabalho de conclusão de curso ( Pós-Graduação – Mídia , Informação e Cultura) – Universidade de São Paulo – São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.usp.br/celacc/ojs/index.php/blacc/article/viewFile/152/185>. Acesso em: nov. 2012.

UGGIONI, Fernanda. A edição de imagem como aliada em catálogos de moda. Disponível em: <http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00003E/00003EEE.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012. Compreender a dinâmica atual da ilustração de moda em representar
cotidianos apresentados no blog Whati i wore today. Ilustração de “Gemma Contreras Carrasco” no blog What i wore today Ilustração de “Frida Stenmark” do blog What i wore today Ilustração de “Britt MacDuff” no blog What i wore today Ilustração de “Sophie Wainwright” do blog What i wore today Ilustração de “Nita Darsono” no blog What i whore today
Full transcript