Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

DINAMICA

No description
by

hendryo de paula martins

on 4 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of DINAMICA

A dinâmica de populações é o estudo da variação do número de indivíduos de uma ou mais populações de um ecossistema. Ela se baseia em estudos experimentais e de campo e usa modelos matemáticos-estatísticos para explicar e prever as variações no tamanho das populações do ecossistema.
DINÂMICA
DE
POPULAÇÕES

DOUGLAS N°10

HENDRYO N°17

JONATHAN N°18
NOMES:
INTRODUÇÃO
Densidade populacional e distribuição espacial
densidade populacional é definida como o número de indivíduos da mesma espécie por unidade de aréa ou volume. Geralmente se utiliza unidade de área para calcular a densidade de populações terrestres, enquanto o volume é comumente usado no estudo das populações aquáticas.
densidade populacional =
número de indivíduos de uma espécie
___________________________
área ou volume
expressão matemática
A densidade, no entanto, não é suficiente para descrever a ocupação de uma área por uma população. Para isso, é necessário conhecer também como os indivíduos que constituem se distribuem no espaço, ou seja, a sua distribuição espacial.
Basicamente existem três padrões de distribuição espacial: homogênea, agregada e aleatória.
Taxas de crescimento
A taxa de crescimento de uma população é definida como a variação do número de indivíduos que a constituen durante um intervalo de tempo. Ela permite saber se uma população está crescendo, diminuindo ou se está estável.
Taxa de natalidade e de mortalidade
O número de indivíduos de uma população depende diretamente do número de indivíduos que nascem e do número de indivíduos que morrem. Ambas as taxas influenciam alguns eventos ambientais e as características da população, e são influenciadas por estes.
Por exemplo, conforme a quantidade de indivíduos aumenta em dada população, a disponibilidade de alimento, e de outros recursos, tende a diminuir. Com isso a taxa de mortalidade deve aumentar, e da natalidade deve diminuir.
Potencial biótico
Em condições ideais hipotéticas, em que não houvesse mortalidade e nenhum tipo de restriçao à sobrevivência, qualquer população biológica cresceria indefinidamente, atingindo rapidamente um número elevadíssimo de indivíduos.
Resistência do meio
todas as populações de seres vivos estão expostas a uma grande variedade e quantidade de fatores ambientais, bióticos e abióticos, que limitam o seu crescimento. A esse conjunto de fatores ambientais limitantes dá-se o nome de resistência do meio. Ela se manifesta pela indisponibilidade de alimento, de água, de espaço; pela ocorrência de condições climáticas adversas; e pelas relações com outras espécies, principalmente predação e competição.
Comp
etição
Por ser uma interação entre indivíduos para a obtenção de recursos limitados, a competição necessariamente diminui a possibilidade de sobrevivência de alguns deles.
Predação
Em geral, a predação ocorre entre indivíduos de populações diferentes, embora possa ocorrer entre indivíduos da mesma espécie (canibalismo). Ela é um fator importante na regulação do tamanho das populações envolvidas, tanto da população de predadores quanto da de presas.
Full transcript