Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Espelho da Administração

Trabalho acadêmico de graduandos do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Disciplina ADM 105.
by

Sebastião Resende

on 30 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Espelho da Administração

O Espelho
da
Administração Administrador é capacitado a gerir recursos de toda a ordem, mediante o
exercício do planejamento, da organização, da direção e do controle, no
âmbito das organizações de qualquer natureza ou porte, com vistas à
otimização do processo de...blá blá blá! Tá! Mas e daí? ADM por quem faz Depoimentos - Parte 1 Estudar na UFV era um sonho de infância. Via as homenagens que eram feitas aos alunos de minha escola que eram aprovados na UFV e dizia para mim mesmo: “um dia estarei lá também”. Esse dia chegou e o destino foi o curso de administração. Logo que cheguei procurei alguma atividade extracurricular para complementar o curso. Vem ai uma das decisões mais acertadas que tomei: entrar na Empresa Júnior do curso de administração, a Cace Consultoria Jr. Nela foram dois anos de aprendizado, experiência, crescimento profissional e pessoal. Hoje vejo que para aqueles alunos que desejam, assim como eu, se formar e atuar no mercado de trabalho como administradores, passar pela Cace é essencial, agregando tudo que ela proporciona e também deixando sua contribuição para a empresa. Com certeza, esta foi minha maior experiência vivida na UFV.
Tinha em mente também que era importante deixar um leque aberto de opções para outro momento cheio de dúvidas: a formatura. Seguir a área acadêmica? Encarar o mercado de trabalho? Concursos Públicos? Essas eram algumas das questões que sabia que iria enfrentar. Por isso participei, por cerca de dois anos, de um projeto de Iniciação Científica, me dando bases para pleitear mestrado e doutorado. Além disso, fiz estágio em uma pequena empresa de meios eletrônicos de pagamentos, em Viçosa, onde pude vivenciar as dificuldades dos pequenos empreendedores em nosso país.
Concurso público não era uma das minhas primeiras opções, pois tinha em mente que era algo desmotivador. Porém esse pensamento mudou quando consegui um estágio na Petrobras. Lá eu via a motivação nos olhos das pessoas, as metas audaciosas que eram traçadas pelos próprios funcionários, os desafios e mudanças, encarados como algo necessário e bom para a empresa. Surgiu ai um novo objetivo, de que um dia seria funcionário da Petrobras.
Recém-formado, realizei em partes esse sonho: fui aprovado em concurso público no cargo de Administrador na empresa Liquigás, que é uma subsidiária da Petrobras. Como a vida é movida por metas, a minha agora é trabalhar na Petrobrás e, após adquirir bastante experiência profissional, montar minha própria empresa.

Rafael Ferraz do Nascimento, 23 anos. Depoimentos - Parte 2 Uma última dica Vamos mostrar o dia-a-dia do administrador de uma maneira dinâmica, apresentando algumas informações sobre o curso, depoimentos e uma dose de humor. O Perfil da Turma ADM UFV 2012 Os dados indicam que a maioria da turma considera-se comprometida. Os alunos de 20 a 23 anos possuem predominantemente as características empreendedoras acima citadas. Vimos também que os alunos possuem maior interesse na área de Marketing e Gestão de Pessoas, consecutivamente. 5 filmes que todo administrador deve ver
Professores da área de Administração e Negócios recomendam as obras
que consideram indispensáveis para os profissionais que ocupam cargos de gerência.

1 – Amor sem escalas (Up in the air, 2009) Entra em cena um conflito entre gerência tradicional e gerência nova, além do conflito de comunicação.

2 – Ponto Final – Match Point (Match Point, 2005)O personagem principal é traído por sua própria ganância.

3 - Enron: The Smartest Guys in the Room, 2003Um documentário fantástico para tratar de ética profissional, indica Alemán.

4 – Treze dias que abalaram o mundo (Thirteen Days, 2000) Explora o modelo de decisões do agente racional e expõe conceitos interessantes sobre tomada de decisões e estratégias.

5 - A Verdade dos Bastidores (The Quiz Show, 1994) ""É para pensar o início da carreira. Nele, três jovens tomam decisões que serão definitivas para suas vidas profissionais". Empreendedores de sucesso
O consultor americano Stephen Covey diz que “Os donos de negócios bem-sucedidos são mais parecidos do que se imagina”
Características dos empresários de sucesso, segundo Stephen Covey:
1. Valorizam o trabalho em equipe
2. Estão dispostos a enfrentar mudanças
3. Cercam-se de diversidades
4. Lidam sabiamente com feedbacks e críticas
5. Possuem visão e planos para alcançar as metas
6. Buscam, de forma pró-ativa, oportunidades
7. São trabalhadores incessantes e determinados
8. Entendem que remover barreiras é necessário
9. São pessoas altamente enérgicas
10. Nutrem constantemente o espírito empreendedor assumindo riscos e aprendendo com os erros Exame de suficiência para administradores: você é a favor ou contra?
O que você acha de, para atuarem como administradores, os graduados na área precisarem ser, antes, aprovados em um exame de suficiência, mais ou menos como o da OAB? Polêmica, essa questão tem levantado acaloradas discussões há anos e está longe de um consenso.
"Infelizmente, a formação de bacharéis em Administração hoje não é uma garantia de que esses estão preparados ou ao menos tenham um conhecimento suficiente das ferramentas de gestão que permita o exercício da profissão com o mínimo de perícia que a mesma exige", diz o administrador Diego Silva.
Mas a opinião encontra resistências. Para o administrador Wagner Siqueira, presidente do CRA/RJ, a chave da questão é a qualidade do ensino. "Colocar os conselhos e ordens profissionais para cumprirem esse papel (de buscar garantir a qualidade dos graduados) representa que o MEC abdica de suas competências institucionais em favor das entidades classistas, cujo foco deve ser o profissional formado no exercício do trabalho, e não a qualificação do estudante durante o curso", afirma. Saiba como driblar a desmotivação
O primeiro passo para driblar a desmotivação é detectar as razões dessa fase
A relação entre chefe e subordinado e a falta de perspectiva de crescimento, aliados a um clima insatisfatório, são fatores que ocupam o primeiro lugar em termos de desmotivação profissional. Em seguida, vêm o descontentamento, a remuneração e a atividade realizada. E, como do ponto de vista da empresa, funcionário desmotivado é sinônimo de baixa produtividade, é preciso ficar atento a essa situação.
E como driblar essa desmotivação? Nada como uma boa conversa, para detectar as razões dessa fase. Durante esse processo é possível reverter a situação e distribuir melhor as tarefas , ou até mesmo mudar o colaborador de área, caso seja de seu interesse. É possível, por meio de soluções simples, deixar ambas as partes satisfeitas e recuperar a produtividade com esse remanejamento.
Como na correria do dia a dia os sinais de desânimo podem passar despercebidos, é fundamental melhorar a interface do Departamento de Recursos Humanos com os colaboradores, bem como investir em programas que busquem aumentar a integração entre os funcionários e a retenção de talentos.
Ginástica laboral, massagem, comunicação interna intensa, treinamentos, entre outros podem capacitar, aprimorar e motivar a equipe. Já para atrair talentos, é recomendado um programa de boas-vindas, com a realização de palestras e exibição de vídeos, e um período que permita aos recém-chegados conhecer um pouco mais da história da rede e vestir a camisa da empresa. Para os mais antigos, uma atividade de reintegração, em que funcionários de diferentes setores possam interagir e trocar experiências, podem formar um time mais coeso e bem ambientado.
A relação com os colaboradores também deve ultrapassar as atividades rotineiras. O objetivo é encontrar sempre novas formas de motivar e formar talentos para o crescimento da empresa e da economia do País. Recursos humanos são uma prática diária, que requer sensibilidade, razão e ação.
Márcia Assim – Gerente de Recursos Humanos da Kalunga Alguns textos “Para uns uma escolha impensada, outros fugiram da engenharia, tem quem veio por falta de opção ou por ser o curso mais próximo de casa. Eu escolhi Administração para entender melhor pessoas e organizações e fazer de um conjunto de práticas e teorias a minha forma de mudar e melhorar o mundo. Abri mão de ser um profissional único pra fazer de tudo um pouco e então me especializar. Quero ser um agente de mudanças, um empreendedor e ser único em diferenciais. #EUSOUADM!”
Jefferson Kennedy Coelho Castro, 19 anos, Graduando Bacharelado em Administração pela UFSJ, Técnico em Administração de Empresas pela Fundação CSN, Professor e Instrutor de Cursos Gerenciais e Bancário, de Congonhas e São João Del Rei/MG. Humor ADM por quem fez “Sou Giancarlo Gomides, Administrador de Empresas pela UNIPAC/PN e Pós Graduado em Comunicação Empresarial, Marketing e Publicidade pela UNIVIÇOSA. Sou empresário, sócio-proprietário no Elefante Verde de Ponte Nova, a primeira franquia virtual do país. Além de palestrante e consultor de Marketing Digital. E o mais importante, sou apaixonado pelo que faço.
Ao longo da minha vida acadêmica, eu senti que estava no caminho certo. Você não faz Administração por quatro anos. Você vive Administração por toda sua vida. Ao longo do curso você vai aprendendo que Administrar é antes de tudo trabalhar a mente. O mercado está sedento de profissionais qualificados, de pessoas que fazem a diferença. Ao longo de todo o curso o importante é ter a consciência de ser e fazer o melhor.
Acordo todos os dias sabendo que o dia que começa será totalmente diferente ao que passou. Novos desafios, novas metas, novas conquistas e novos objetivos. Empreender é uma questão de escolha e ousadia. E o mais legal disso é que qualquer pessoa pode ser empreendedora, independente de sua condição financeira, idade, sexo, desde que ela queira.”

Giancarlo Gomides, 24 anos.
Full transcript