Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

As Colunas Zodiacais no Grau de Aprendiz

No description
by

Isadora Destri

on 28 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of As Colunas Zodiacais no Grau de Aprendiz

As Colunas Zodiacais no Grau de Aprendiz

Objetivos
Embora a Maçonaria moderna seja baseada em ideias iluministas, liberais, progressistas e normalmente vinculadas ao uso da razão, na busca da verdade absoluta, ela utiliza em seus rituais, na sua simbologia e na sua estrutura filosófica e doutrinária, padrão místico de diversas seitas, religiões e civilizações antigas.
Conceitos
Histórico
Pode-se imaginar que tudo começou em tempos imemoriais, quando o homem, em vigília a zelar pelos rebanhos, observava os corpos celestes no firmamento intrigando-se com os seus regulares movimentos. Percebeu então que lenta e regularmente os astros mudavam de posição em relação ao nascer do Sol, e que depois de determinado tempo voltavam com absoluta regularidade ao mesmo ponto no firmamento.
CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL - COMAB GRANDE ORIENTE DE SANTA CATARINA – GOSC ARBLS “LEALDADE AÇÃO E VIGILÂNCIA Nº 39"
Ir:. Fábio Destri M:.M:.
As Colunas Zodiacais no Grau de Aprendiz
Objetivos
Conceitos
Histórico
Simbolismo
Bibliografia
Na filosofia maçônica, as colunas zodiacais são apenas símbolos para estudo. É fácil deduzir que sua existência no rito escocês antigo e aceito tem finalidade educacional, parte de uma metodologia pedagógica específica à semelhança de outros símbolos e ferramentas.
Zoodíaco, do grego
zódia (animais),
que remete a
zodiakos kyklos (ciclo de animais)
Não pôde deixar de observar que o nascimento helíaco de certos grupos de estrelas se repetia em períodos coincidentes com determinados acontecimentos importantes de sua vida, como o nascimento de crias nos rebanhos, a recorrência regular de épocas de chuva, a germinação de culturas sazonais, e outros fatos de sua vida repetitiva de pastor-agricultor.
Nascimento helíaco de um astro é o seu aparecimento logo acima do horizonte imediatamente antes do nascer do Sol.
Sentiu então a necessidade de memorizar e registrar esses fatos astronômicos que começavam a se tornar importantes para orientação de suas atividades. Quando um determinado grupo de estrelas precedia o nascer do Sol era hora de plantar, ou era hora de transferir os rebanhos para outras pastagens, ou era hora de tosquia, ou era hora de colher, ou era tempo de cio entre os animais e era preciso acasalá-los, ou vinha o tempo de nascimentos em sua família. Foi uma consequência inevitável, que aos poucos ele tentasse melhor identificar esses tão importantes grupos de estrelas com nomes próprios, que naturalmente se relacionavam com suas atividades. Recorrer ao nascimento helíaco como ponto de referência foi um passo inicial importante, foi a descoberta de um referencial, foi o início da marcação e medição do tempo.
Os povos sumerianos e babilônicos criaram a astrologia, os egípcios deram base científica e os árabes, no período medieval, salvaram-na do total desaparecimento.
Na antiga Caldeia(Mesopotâmia), os estudiosos captaram a imagem vista do céu e elaboraram um mapa que produzisse a passagem do Sol em cada uma das doze partes (+-30 gaus) que fora dividido o referido mapa.
Cada uma dessas partes tinha elementos astronômicos (planeta, estrela, constelação, nebulosa) e cada parte ganhou um nome, chamado de Signo Zodiacal que é governado por um Astro Regente
SIMBOLISMO
As colunas zodiacais num templo maçônico do rito escocês antigo e aceito são doze. Servem como símbolos de demarcação do caminho do homem maçom em desenvolvimento.


Assinala a elevação do Sol sobre o Equador Celeste, despertando as energias adormecidas pelo inverno, repousando sobre a terra. Na Maçonaria está relacionada ao despertar do candidato através de sua força interior, relacionada ao elemento fogo e ao planeta Marte. É Benjamim.

Áries - Marte - Fogo

Assinala a época em que as sementes tenras lançam raízes, e o candidato vai pouco a pouco tomando conhecimento do terreno que o cerca.

A impulsividade inicial é substituída pelo trabalho lento e disciplinado. O gérmen que emanou de Marte é modelado pelo planeta Vênus, no elemento Terra, fertilizada por Touro. Representa o candidato preparado para as provas iniciáticas. É Issachar.

Touro - Vênus - Terra
As plantas saindo do solo para sorverem o ar, da escuridão para a luz. No iniciado se desenvolve o amor fraternal, representado pelo amplexo de Gêmeos, estimulando o discernimento prático, as comunicações rápidas entre amigos, as manifestações de alianças, pela ação do Planeta Mercúrio e o elemento Ar. Representa o recebimento da Luz pelo candidato. É a união da intuição com a razão. É Simeão e Levi.
Gêmeos - Mercúrio - Ar
Simboliza o triunfo da claridade moral e intelectual. A seiva que sobe pelos caules das plantas dá o símbolo da água vivente, nutritiva, veiculo da vitalidade que tudo anima.

O Gérmen depois de ter descido ao mais baixo, Terra, e subido ao mais alto, o Ar, tem na água o termo médio. Representa para o iniciado, que já passou pelos caminhos escabrosos, pelas armas em conflitos, a chegada à prova da água. Atingindo a margem reservada aos sábios e prudentes, com os quais se instrui sob a luz da Lua, a qual governa os líquidos orgânicos e o fluxo e o refluxo das marés. Representa o período de instrução do iniciado e a absorção por parte dele, dos conhecimentos iniciáticos da Maçonaria. É Zabulão

Câncer - Lua - Água
O ardor inicial do neófito mostra seus sinais de cansaço, o desalento parece tomar conta seu interior. O julgamento sobre os seus atos é severo, é hora do amadurecimento dos frutos, a revelação dos longos anos de aprendizado e experiência. O sol, ardente, sem sombra, mostra as coisas como realmente são, o fogo interior estimula o crescimento e desperta as energias, quando em Leão ele cruelmente despe, resseca e devora, chamando o iniciado a utilizar-se da razão a serviço da crítica, selecionado aqueles conhecimentos que lhe podem ser úteis. Mas é também o calor dos IIr:. em Loja. É Judá.
Leão - Sol - Fogo
Simboliza a colheita dos frutos maduros. Simboliza também o aperfeiçoamento do iniciado, ou seja, depois de ter julgado, racionalmente, os ensinamentos que recebeu, já pode dedicar-se ao desbastar da pedra bruta, que é o seu próprio aperfeiçoamento moral e intelectual. Relaciona-se com o elemento Terra e é regido pelo planeta Mercúrio.
Virgem - Mercúrio - Terra
Libra - Mercúrio - Ar
Escorpião - Plutão - Água
Sagitário -Júpiter - Fogo
Capricórnio - Satuno - Terra
Aquário - Urano - Ar
Peixes - Netuno - Água
Peixes - Netuno - Água
Bibliografia
http://www.revistauniversomaconico.com.br/simbologia/as-colunas-zodiacais/ Ir:. Luciano Frosi

http://cavaleirosdotemploxxvi.blogspot.com.br/2011/10/maconaria-e-as-colunas-zodiacais.htm

http://focoartereal.blogspot.com.br/2011/12/colunas-
zodiacais.html Ir.’. Sérgio Quirino Guimarães

pt.wikipedia.org/wiki/Zodíaco

pt.wikipedia.org/wiki/Solstício

pt.wikipedia.org/wiki/Eclíptica

docs.kde.org/stable/pt_BR/kdeedu/kstars/ai-ecliptic.html
Compendio REAA

GOSC Ritual M:.M:.

I) Os três reprodutores de seus rebanhos: Touro, Capricórnio (bode), Áries

(carneiro).

II) Os três inimigos naturais dos rebanhos e dos pastores: Leão, Escorpião, Câncer

(caranguejo).

III) Os três auxiliares mais importantes dos pastores: Sagitário (defensor,

arqueiro), Aquário (aguadeiro ou carregador de água), Libra (pesador e sua

balança).

IV) Os três mais destacados valores sociais da comunidade pastoril: Virgem,

Gêmeos (benção dos Deuses), Peixes (alimentação).
Full transcript