Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Intercâmbio Acadêmico no Exterior

No description
by

Fernando Wallace

on 25 April 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Intercâmbio Acadêmico no Exterior

Intercâmbio Acadêmico no Exterior
Por: Ana Clara, Felipe, Fernanda, Fernando e Giovanna.
Primeiramente, o estudante deve preencher alguns requisitos, que são:

estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFG e não ter matrícula trancada no momento do pedido;
ter integralizado, no mínimo, 20% da carga horária em disciplinas do curso, sem ter colado grau; Ter bom rendimento acadêmico;
ter um Plano de Trabalho aprovado pela Coordenadoria de Curso, que contenha informações circunstanciadas sobre as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas na instituição anfitriã, incluindo as disciplinas a serem cursadas;
demonstrar conhecimento da língua em que as atividades acadêmicas serão realizadas;
Introdução:
Como faço para participar dos programas?
A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da Universidade Federal de Goiás é o órgão responsável por sistematizar e desenvolver a política de relações internacionais da instituição por meio da cooperação e do intercâmbio científico, tecnológico, cultural e acadêmico entre a UFG e instituições estrangeiras ou organismos internacionais;

Tem por princípio apoiar e incentivar ações e interações internacionais que visem à melhoria da qualidade do ensino, que incentivem o avanço da pesquisa garantindo a geração de conhecimento e que promovam a interação das sociedades;

Seu objetivo é o de formar profissionais tecnicamente competentes e conscientes de seu papel de cidadão.
Introdução:
O que é a CAI?
Além disso, ele deve:

preencher um formulário, a ser fornecido pela CAI;
após receber a carta de aceitação, comprovar a contratação de seguro de saúde de cobertura ampla, vigente por todo o período de intercâmbio;
fornecer declaração de que tem como arcar com os gastos decorrentes do intercâmbio, exceto quando for concedida bolsa de estudos.
Introdução:
Como faço para participar dos programas?
Ao realizar uma busca nos editais, foi encontrada uma média de cerca de quatro vagas por projeto, e, como são cerca de dezessete projetos listados, obtêm-se uma média total de 68 vagas.
O objetivo principal foi disseminar informações sobre o programa de intercâmbio acadêmico oferecido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) através da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) para alunos ingressantes.

A ideia é apresentar informações que muitas vezes passam despercebidas pelos alunos, visto que o ambiente acadêmico requer maior interesse e iniciativa do estudante, possibilitando assim que ele aproveite melhor os programas oferecidos pela Universidade.
Objetivo:
Muitos programas oferecidos pela Universidade passam despercebidos pelos alunos, alguns por não terem uma divulgação extensiva e outros pela simples desinformação ou falta de iniciativa por parte dos estudantes. Um dos programas mais famosos e tema deste trabalho é o intercâmbio acadêmico.

Sendo assim, nosso trabalho tem a intenção de esclarecer dúvidas sobre este programa e principalmente informar os estudantes sobre a gama de possibilidades presentes na UFG para se realizar um intercâmbio no exterior, apresentando os países conveniados com a Universidade, assim como editais e detalhes do processo seletivo.
Justificativa:
O trabalho é uma realização conjunta das disciplinas de Introdução a Fotografia e Iniciação Acadêmica – Práticas de Pesquisa.

O material pesquisado se origina majoritariamente da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), órgão responsável pela gerencia e realização dos programas de intercâmbio da UFG.

Na área da fotografia, será realizada uma fotonovela narrando uma história de um estudante de publicidade que se beneficiou do programa de intercâmbio.

Além disso, um seminário que tem como tema o intercâmbio acadêmico no exterior será apresentado aos alunos ingressantes da turma XX de Publicidade e Propaganda com o objetivo de apresentar o programa com maiores detalhes para os estudantes que futuramente estarão aptos a participar do programa.
Métodos e técnicas utilizados:
A inexperiência dos estudantes quando se trata do meio acadêmico é nítida, visto que a grande parte destes está entrando pela primeira vez numa Universidade.

Um intercâmbio no exterior é considerado popularmente como uma das melhores adições ao currículo, não é por acaso que é um dos projetos mais concorridos.

Ter contato com instituições de ensino estrangeiras permite com que o estudante aprenda não só disciplinas relacionadas ao seu curso de graduação como também outras línguas e culturas, tendo um aprimoramento real na sua capacidade de se relacionar socialmente, algo que é extremamente relevante em processos seletivos no mercado de trabalho.
Considerações:
Uma disciplina como a Iniciação Acadêmica – Práticas de Pesquisa é essencial para que os alunos se estabeleçam melhor no ambiente universitário e também aproveitem os programas oferecidos pela UFG, aprimorando seus conhecimentos pessoais e profissionais.

Com isso, o trabalho em conjunto com a disciplina possibilitou a disseminação do programa de intercâmbio no exterior, dando mais oportunidade a estudantes ingressantes de se aproveitarem dos benefícios oferecidos pela Universidade assim que atenderem aos requisitos.
Considerações:
Guia do intercâmbio. Disponível em: <https://cai.ufg.br/>. Acesso em: 21 abr. 2017.

Programas oferecidos pela CAI. Disponível em: <https://cai.ufg.br/p/3830-programas>. Acesso em: 21 abr. 2017.

O que é intercâmbio, como e por que fazer?. Disponível em: <http://blog.descubraomundo.com/>. Acesso em: 21 abr. 2017.
Referências Bibliográficas:
Full transcript