Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Os Mercados de Fatores de Produção

No description
by

Nyckson Emerich

on 11 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Os Mercados de Fatores de Produção

A Oferta de Mão-de-obra
OS OUTROS FATORES DE PRODUÇÃO: TERRA E CAPITAL
EQUILÍBRIO DO MERCADO DE TRABALHO
Dois fatos sobre como são determinados os salários nos mercados de trabalho competitivos:
O salário se ajusta para equilibrar a oferta e a demanda por mão de obra.
O salário é igual ao valor do produto marginal do trabalho.
O que determina qual o emprego que lhe pagará o maior salário?
O que determina o quanto vai para os trabalhadores? Para os proprietários de terra e capital?
Porque, em particular, os programadores ganham mais do que frentistas?


Fatores de produção:
são os insumos usados para produzir bens e serviços. Os três fatores mais importantes são:
Terra – local (aluguel de prédios, fazenda para plantação);
Capital – equipamento (meios);
Trabalho – tempo gasto pelo trabalhador;

É uma demanda derivada.
Muitos serviços de mão de obra de obra, em lugar de serem produtos finais prontos para serem usufruídos pelos consumidores, são insumos para a produção dos outros bens.

DEMANDA DE MÃO DE OBRA
O aumento de trabalhadores desloca a curva da oferta de mão de obra para a direita. Excesso de mão de obra pressiona para baixo o salário isso faz com que seja lucrativo para as empresas contratar mais trabalhadores.
DESLOCAMENTOS DA OFERTA DE MÃO DE OBRA
Os Mercados de Fatores de Produção
O gráfico abaixo mostra o mercado de trabalho em equilíbrio. Nesse equilíbrio, cada empresa comprou a quantidade de mão de obra que julgou ser lucrativa ao salário de equilíbrio.
Qualquer evento que altere a oferta ou a demanda de mão de obra deve alterar o salário de equilíbrio e o valor do produto marginal no mesmo montante, porque eles devem sempre ser iguais.
DELOCAMENTOS DA DEMANDA DE MÃO DE OBRA
Supondo que agora, um aumento da popularidade das maçãs seu alto preço com que contratar mais colhedores agora seja lucrativo as empresas.
Essa análise mostra que a prosperidade das empresas de um setor está, muitas vezes, ligada à prosperidade dos trabalhadores desse setor.
Quando o preço das maçãs sobe, os produtores dessa fruta obtêm maiores lucros e os colhedores ganham salários maiores.
Quando o preço das maçãs cai, os produtores obtêm lucros menores e os colhedores ganham salários menores.

A oferta e a demanda de mão de obra determinam, juntas, o salário de equilíbrio, e os deslocamentos da curva de oferta ou de demanda de mão de obra fazem com que o salário de equilíbrio se altere.
ESTUDO DE CASO: PRODUTIVIDADE E SALÁRIOS
Um dos Dez Princípios de Economia é que nosso padrão de vida depende de nossa capacidade de produzir bens e serviços. Trabalhadores altamente produtivos são muito bem pagos, e trabalhadores menos produtivos não são bem pagos.
Em 1973 a desaceleração da taxa de crescimento da produtividade de 2,9% para 1,3% por ano coincidiu com uma desaceleração do crescimento dos salários reais de 3% para 1,1% ao ano.
O crescimento da produtividade voltou a acelerar em 1995. Entre 1995 e 2000, a produtividade cresceu 2,6% ao ano, enquanto os salários reais cresceram 2,9% ao ano.
O que provoca essa grande variação na produtividade e dos salários ao longo do tempo? Podemos mencionar três determinantes fundamentais da produtividade:
Capital físico
Capital humano
Conhecimento tecnológico
Esses determinantes são as fontes básicas da maioria das diferenças em produtividade, salários e padrões de vida.

MERCADOS DE BENS X MERCADOS DE FATORES
A demanda por um fator de produção é uma demanda derivada.
Objetivo:
analisar a demanda por fatores considerando a forma pela qual uma empresa competitiva maximizadora de lucro decide o quanto comprar de um fator.
A EMPRESA COMPETITIVA MAXIMIZADORA DE LUCRO
Empresa Competitiva
Tanto no mercado de maçã (vendedora), como no
mercado dos colhedores de maçã (compradora). Como existem muitas empresas no mercado, uma só empresa tem pouca influência sobre o preço que obtém com a venda de maçãs ou o salário que paga aos trabalhadores. A empresa toma o preço e os salários como dados pelo mercado. Só decide quantos trabalhadores contratar e quantas maçãs venderem;
Empresa Maximizadoras de lucro
Não se preocupa com o número de trabalhadores que tem ou com o número de maçãs que vende. Ela só se interessa pelo LUCRO, que é igual à receita total de venda de maçãs menos o custo total da produção de maçãs.

A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO E O PRODUTO MARGINAL DO TRABALHO
Função de produção para descrever a relação entre a quantidade de insumos usados na produção (colhedores de maçã) de um bem e a quantidade produzida (maçãs – produção em si) desse bem.
O Produto marginal do trabalho é o aumento da quantidade produzida decorrente do uso de uma unidade adicional de mão de obra.
O VALOR DO PRODUTO MARGINAL E A DEMANDA DE MAO DE OBRA
O QUE LEVA A CURVA DE
DEMANDA POR TRABALHO A SE DESLOCAR?
O preço do produto
– o valor do produto marginal é o produto marginal x preço do produto da empresa. Assim, se o preço do produto varia, o valor do produto marginal varia e a curva de demanda por trabalho se desloca;
Mudança tecnológica
– o progresso tecnológico aumenta a produtividade marginal do trabalho, o que, por sua vez, aumenta a demanda por trabalho. Esse avanço tecnológico explica o persistente aumento do emprego face aos salários ascendentes.
Oferta de outros fatores
– a quantidade disponível de um fator de produção pode afetar o produto marginal de outros fatores.

A empresa maximizadora de lucro está mais preocupada com o dinheiro do que com maçãs. Quando decide quantos trabalhadores contratar, a empresa considera o lucro que cada trabalhador proporcionará. O lucro proporcionado por um trabalhador adicional é a contribuição do trabalhador à receita menos o salário do trabalhador.
O Valor do produto marginal de qualquer insumo é o produto marginal de um insumo multiplicado pelo preço do produto. Como, no caso de uma empresa competitiva, o preço de mercado é constante, o valor do produto marginal diminui à medida que número de trabalhadores aumenta . O preço do produto da empresa é igual ao custo marginal de produzir uma unidade de produto. Portanto, quando a empresa competitiva contrata mão de obra até o ponto em que o valor do produto marginal seja igual ao salário, ela também está produzindo até o ponto em que o preço é igual ao custo marginal.
Quantos trabalhadores a empresa contratará? Ilustrando graficamente a decisão da empresa
A curva de demanda por mão de obra (curva de valor do produto marginal – é a curva de mão de obra de uma empresa maximizadora de lucro) se inclina para baixo porque o produto marginal diminui à medida que o número de trabalhadores aumenta.
Trade off entre Lazer e Trabalho
Principios de Economia
As pessoas enfrentam Trade offs.
Para conseguir alguma coisa, temos que abrir mão de outra.
A curva de oferta mão-de-obra
Uma curva de oferta de mão-de-obra com inclinação ascendente significa que um aumento do salário induz os trabalhadores a aumentar a quantidade de trabalho que ofertam.
O que faz a curva de oferta de Trabalho se deslocar?
1) Mudanças das preferências:
Em 1950, 34% da mulheres tinham ou estavam procurando emprego remunerado.
Em 2000, subiu para 60%.
2) Mudanças das Oportunidades Alternativas:
Ex: Se o salário dos colhedores de pêras aumentar, alguns colhedores de maçãs poderão optar por mudar de opção. Assim a oferta de trabalho no mercado de colhedores de maçãs cairá.
3) Imigração:
Ex: Quando chegam imigrantes aos EUA, a oferta de mão-de-obra nesse país aumenta e a oferta de mão-de-obra nos países de origem dos imigrantes diminui.
De fato, grande parte do debate político sobre a imigração está centrada nos efeitos da oferta de mão-de-obra.
EQUILÍBRIO NOS MERCADOS DE TERRA E CAPITAL
Do mesmo modo que as empresas decidem o número de trabalhadores a contratar e com isso determinam os salários da mão de obra, é também decidido o que fazer com os outros insumos da produção, esses que são categorizados em trabalho, terra e capital.
Os significados de trabalho e terra são simples e claros, enquanto o termo capital serve para se referir ao estoque de equipamentos e estruturas usados na produção.

RELAÇÃO ENTRE FATORES DE PRODUÇÃO
O preço pago a qualquer fator de produção é igual ao valor do produto marginal desse fator, que por sua vez, depende da disponibilidade do fator. Quando um fator tem oferta abundante tem por consequência um produto marginal baixo e preço baixo enquanto um fator com oferta escassa tem tanto seu produto marginal quanto preços altos.
Full transcript