Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Downsizing e Reengenharia

No description
by

Adeilson Borges

on 8 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Downsizing e Reengenharia

Downsizing e Reengenharia
Contexto Histórico
anos 80 e 90
Crescimento desordenado das empresas.
Globalização e Desenvolvimento tecnológico.
O aumento da concorrência internacional.
Falta de flexibilidade
Surgimento de Novas Técnicas Administrativas.
Conceito ...
Achatamento
Agravado pelo permanente crescimento das diversas manifestações tecnológicas e o voraz impacto desta internacionalização das marcas e economia, termos como "reengenharia" , "downsizing" ,fusão,aquisição,privatização, entre outras formas de alteração na estrutura, passaram a ser comuns nos meios acadêmicos e organizacionais, tamanha a força do seu impacto nos diversos setores da economia. (CARVALHO, 2004)
O downsizing é uma das técnicas empregadas para tornar a empresa ágil e competitiva, e normalmente é a primeira ferramenta utilizada para iniciar processos de horizontalização nas empresas e reestruturação dos recursos humanos. Esta técnica se resume no enxugamento organizacional reduzindo suposta burocracia e consequentemente custos administrativos. (Ferreira, 2004)
“conjunto de atividades levadas a cabo pela gestão de uma organização, tendo como fim melhorar a eficiência organizacional, a produtividade e/ou a competitividade” (Cameron, 1994 )
Um conjunto de atividades intencionalmente implementadas para melhorar a eficácia e o desempenho organizacional, que afeta o tamanho da força de trabalho da organização, seus custos, e seus processos de trabalhos. (CALDAS, 2000)
Resumindo ...
Downsizing:

É uma técnica administrativa contemporánea que visa a otimização dos processos, eliminação da burocracia desnecessária, a redução dos níveis hierárquicos, a horizontalização da organização.
Objetivos
Redução dos custos
Rapidez na tomada de decisão
Comunicação menos distorcida e mais rápida
Promoção das sinergias dentro da empresa
Criação do foco nas necessidades do cliente, e não nos procedimentos internos
Aumento da produtividade dos gerentes
Colocando em Prática
O planejamento é sempre a melhor saída em casos de reduções de custos. O primeiro passo importante para que a reestruturação seja bem-sucedida é integrar o downsizing com as estratégias em longo prazo da empresa. A empresa deve determinar qual a direção que esta tomando e quais empregados são necessários para garantir o futuro desejado. A empresa deve identificar e proteger indivíduos com alto potencial (DUBRIN, 2003, apud CARVALHO, 2009).
O downsizing é uma ferramenta que deve ser analisada com uma visão global, pois afetará toda a empresa, e sofrerá influência direta do ambiente interno e externo, portanto deve estar alinhada com o planejamento estratégico da empresa (MATIELI, 2010).
Existem algumas estratégias que a Organização pode escolher para implementar o Downsing de acordo com suas necessidades :
Redução da força de trabalho

Redesenho estrutural
Estratégia sistêmica

O downsizing é um projeto que deve ser planejado em detalhes e antecipadamente, tentando-se evitar os altos custos humanos que podem estar envolvidos.
Criadores:
Michael Hammer
James Champy
"Reengineering the corporation"
Conceito...
A técnica ou instrumento de reflexão fundamental e de redesenho radical dos processos de negócios tendo em vista a obtenção de melhorias drásticas de determinadas medidas de desempenho críticas, como sejam o custo, a qualidade, o serviço e o tempo. (M. Hammer & J. Champy)
“é o redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”. (Stair & Reynolds, 2002)
A Reengenharia, além das medidas necessárias às mudanças radicais de processos e,
especificamente, além do projeto de um novo processo, abrange também a criação de
novas estratégias, o projeto do processo real e a implementação da mudança em todas
as suas complexas dimensões: tecnológica; humana; e organizacional (DAVENPORT,
1994);


Resumindo...
Reengenharia:
De forma simples, podemos conceituar como "O começar de novo" de uma organização, criando novos processos que visam ser mais ágeis, menos onerosos, e capazes de responder as mudanças e as expectativas dos clientes.
Objetivos
Aumento da Qualidade
Redução dos Custos e Aumento da Eficiência Operacional
Melhoria dos Serviços e Retorno do Cliente
Aumento da Competitividade
Colocando em Prática
Etapas Básicas:
Preparação
Planejamento
Implementação
Avaliação
Analisando
O Downsizing e a Reengenharia são duas técnicas que na maioria das vezes são aplicadas de uma única forma, sendo assim relacionadas a redução da Mão de Obra (Demissões).
Seus críticos dizem que tais práticas causam o que chamam de "Anorexia Empresarial", pois no intuito de tornarem empresas pesadas em leve, tornando-as mais flexíveis e ágeis, tiram não só o exesso de gordura, mas também musculos das Organizações.
Grupo:

Adeilson Borges
Aline Sousa
Amanda Mendes
Leandro Martins
Patrick Lucante
Professor:

Miguel Marun
FIM
A reengenharia assumia o principio de “fazer mais, e eventualmente diferente, por menos”. Entretanto, essas mudanças criam resistências aos colaboradores que já se consolidaram numa forma de trabalho. Daí resulta a grande dificuldade para a organização: barrar essas resistências e fazer com que eles entendam os benefícios deste novo sistema.
Full transcript