Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

6o ano - Estados físicos da matéria

No description
by

Igor França

on 28 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of 6o ano - Estados físicos da matéria

Mudanças de estado físico
Estados físicos da matéria
Os estados físicos da matéria são resultado de diferentes organizações das moléculas, de acordo com a quantidade de energia presente em cada uma.
Toda molécula tem uma vibração. Quanto mais calor essa molécula recebe, mais ela vibra. Se uma molécula tem pouco calor, ela vibra bem pouco.
Estado líquido
No estado líquido as moléculas estão agitadas mas permanecem unidas. Os líquidos não possuem forma fixa, adquirem o formato do recipiente onde estão contidos. Os líquidos podem escorrer e passar por espaços muito pequenos, como os furinhos entre as fibras de um tecido. Os líquidos também podem penetrar nos poros e pequenos espaços entre as fibras de um papel, por exemplo.
Estado sólido
No estado sólido as moléculas estão pouco agitadas, com baixa quantidade de energia. As moléculas permanecem ligadas entre si, criando uma forma fixa. No caso da água, o estado sólido é chamado de GELO e é formado por pequenos cristais que deixam grande espaço vazio entre as moléculas. Este espaço é preenchido pelo ar. Como o gelo fica menos denso que a água líquida, ele flutua quando colocado nela.

Estado Gasoso
Nos gases as moléculas estão tão cheias de energia (calor) que se encontram muito afastadas umas das outras, com muito espaço vazio entre elas. Os gases, assim como os líquidos, não têm forma fixa e tomam o formato do recipiente que os contêm. Algumas substâncias, como o oxigênio e o gás carbônico estão no estado gasoso mesmo à temperatura ambiente.
Sólido Líquido Gasoso
Mudanças em que há GANHO de calor
Mudanças em que há PERDA de calor
Solidificação
Fusão
Condensação
Vaporização *
1) Descreva as seis mudanças de estado físico com as suas palavras, explicando quais delas ocorrem com ganho de energia e quais ocorrem com perda de energia.
Sublimação
Ressublimação
* - Evaporação - Processo lento e gradual em que a água passa do líquido para o gasoso à temperatura ambiente. É o que ocorre com a água das roupas no varal, com a água de rios, lagos e oceanos.

Ebulição - é um processo rápido que ocorre quando a água é aquecida a mais de 100°C. Dizemos que a água está "fervendo" quando aparecem as bolhas, que nada mais são do que a água em estado gasoso.
Exercícios

1- Discuta e responda, de acordo com o que aprendemos,
as seguintes questões.

a) Quando tiramos uma garrafa da geladeira, após alguns minutos verificamos que ela está "suada". De onde vem a água que forma essas gotinhas? Explique como isso acontece.

b) Dois alunos caíram na piscina com roupa e tudo. Ao sair, eles tiraram a camisa e puseram para secar. Um deles pendurou no varal, enquanto o outro embolou a camisa e deixou no chão do banheiro.
Qual das duas camisas secou primeiro? Explique o que ocorreu e cite a mudança de estado físico.

c) Um pesquisador pegou dois recipientes com 500mL cada um. Um desses recipientes era um prato e o outro, um copo alto e de boca estreita. Ele deixou esses recipientes sobre a mesa. Após algumas horas ele verificou que a água do prato havia sumido, enquanto a água do copo ainda estava lá. Explique o que aconteceu e cite a mudança de estado correspondente.

d) Após um dia de muito calor é comum vermos a formação de nuvens sobre o horizonte. Explique como as nuvens são formadas e diga em que estado físico elas se encontram.

e) Uma aluna esqueceu uma caixa com várias barras de chocolate no porta-luvas do carro quando foi à praia. Quando ela voltou, à noite, abriu a caixa e verificou que havia apenas um grande bloco sólido de chocolate na caixa. Que explicação você dá para esse fenômeno?

f) Pesquise e explique o fenômeno da geada.

g) Uma bolinha de naftalina foi colocada em uma gaveta. Depois de algumas semanas a bolinha havia desaparecido. De acordo com seus conhecimentos, explique o que ocorreu.


Correção

1- a) Estas gotículas são provenientes da condensação da própria umidade do ar, ou seja, do vapor de água que estava presente no ar. Ao tocar na superfície fria da garrafa, o vapor perde energia (calor) voltando para o estado líquido, fazendo o processo da condensação.

b) Secou primeiro a roupa do varal. A roupa que ficou embolada não permitiu que seu interior pegasse vento e calor do ambiente, portanto a água permaneceu ali no estado líquido. Já a roupa do varal ficou esticada, possibilitando que todas as moléculas pegassem calor e vento, o que foi, pouco a pouco, "arrancando" as moléculas de água. Aconteceu, nesse caso, a EVAPORAÇÃO, a mudança gradual de líquido para gasoso, à temperatura ambiente.

c) As moléculas de água sempre evaporam na superfície. Como a superfície do prato é bem maior que a do copo, havia mais área para a evaporação, por isso essa água passou mais rapidamente para o estado gasoso.

D) A formação de nuvens é parte do ciclo da água. Ela ocorre, primeiramente, com a evaporação da água dos oceanos, rios e lagos. Esse vapor sobe para as camadas superiores da atmosfera, onde o ar mais frio provoca sua condensação em gotículas muito pequenas, que ficam suspensas e agrupadas, formando as nuvens. IMPORTANTE: as nuvens contêm água em estado líquido, sob a forma de AEROSSOL (spray).

e) Quando os pedaços de chocolate estavam sob intenso calor, eles passaram pela FUSÃO, passando de sólido para líquido. Esse líquido se uniu em um único pedaço, que após seu resfriamento, solidificou-se formando uma única barra.

f) A geada ocorre apenas em locais úmidos e muito frios, geralmente, à noite. Quando a temperatura ambiente cai abaixo de zero, o vapor de água passa por RESSUBLIMAÇÃO, depositando-se sobre as superfícies como pequenos cristais de gelo.

g) A naftalina é uma das raras substâncias que não possuem estado líquido. Com o tempo, ela vai SUBLIMANDO, ou seja, vai passando do estado sólido diretamente para o estado gasoso.



Evaporação
Ebulição
Full transcript