Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Projeto Geométrico

No description
by

Platini Correia

on 17 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Projeto Geométrico

Projeto Geométrico estudo de traçado O que é? Classificação RECONHECIMENTO Projeto da Exploração Locação EXPLORAÇÃO Projeto de Locação O Projeto Geométrico ou Geometria de uma rodovia ou via urbana é composto por:
levantamentos
estudos
definições das melhores soluções técnicas
cálculos
Que em conjunto, integrarão uma das fases dos serviços de engenharia visando garantir a viabilidade técnica, econômica e social do produto final. Para a elaboração de um projeto pode ser considerada a seguinte classificação:

Reconhecimento - terrestre ou aerofotogramétrico
Exploração - terrestre ou aerofotogramétrica
Projeto da Exploração
Locação
Projeto da Locação Trata-se do reconhecimento da área territorial de trabalho através de levantamento topográfico expedito ou aerofotogramétrico, complementado com informações geológicas e hidrológicas, de relativa precisão, cobrindo duas ou mais faixas de terreno que tenham condições de acomodar a pretendida estrada. É o levantamento de média precisão tendo por base a linha poligonal escolhida na fase de Reconhecimento; portanto, é um novo levantamento, de maior detalhamento, buscando condições de melhorar o traçado até então proposto. Daí resulta a Linha de Ensaio, Linha Base ou Poligonal da Exploração.
Semelhante ao reconhecimento, a exploração também é subdivida em levantamento planimétrico, altimétrico longitudinal, altimétrico transversal e desenhos. Com o resultado da exploração tem-se um conhecimento detalhado de toda área por onde se pretende definir o melhor projeto para a futura estrada. Concluída a fase anterior, com o projeto totalmente definido, deve-se voltar ao campo e implantar o projeto através da locação de seus pontos, verificando se o que foi previsto e projetado é adequado às expectativas. Consiste nos estudos e alterações visando corrigir todos os problemas identificados através da locação. Praticamente é uma repetição da fase do projeto da exploração com alguns pontos repensados e refeitos, concluindo
desta forma todas as fases do projeto geométrico. No Reconhecimento são realizadas as seguintes tarefas:
LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO
LEVANTAMENTO ALTIMÉTRICO LONGITUDINAL
LEVANTAMENTO ALTIMÉTRICO TRANSVERSAL
DESENHO
ANTEPROJETO O ANTEPROJETO tem por base os desenhos constituídos pela planta do reconhecimento e pelo perfil longitudinal do reconhecimento. Com estes dados são definidos os custos de construção. Prepara-se então uma Memória Descritiva destacando o traçado proposto e uma Memória Justificativa nas quais são apresentados os critérios de escolha e parâmetros adotados. Medidas de Distância Para as medidas de distâncias são utilizados distanciômetros, estações totais, trenas de aço ou de lona plastificada que garantem maior precisão, associado aos cuidados e procedimentos de trabalho. Medidas de Ângulos Desenhos Os ângulos formados por vértices consecutivos da poligonal devem ser medidos com precisão topográfica, podendo ser medido por Azimute/Rumo ou Deflexão. Com base nos levantamentos executados e expressos pelas cadernetas de campo devidamente conferidas, passa-se a composição da representação gráfica cujo objetivo é desenhar a planta detalhada da área levantada com a representação do relevo do solo através das curvas de nível, sendo base para o projeto da estrada pretendida. Características técnicas As Características Técnicas constituem um bloco de parâmetros estabelecidos e armoniosamente combinados, que nortearão todo o projeto e estão definidos em função da CLASSE DA RODOVIA OU VIA URBANA.

Alguns dos principais elementos intrínsecos à CLASSE DA VIA são: EM PLANTA:
raio mínimo das curvas de concordância horizontal;
comprimento das transições;
tangente mínima entre curvas reversas. EM PERFIL:
raio mínimo das curvas de concordância vertical;
taxa de declividade máxima;
extensão máxima de rampa com declividade máxima;
distâncias de visibilidade. EM SEÇÃO TRANSVERSAL:
abaulamento;
largura da pista, acostamentos, refúgios, estacionamentos e calçadas;
superlargura e superelevação. Execução do projeto Conhecidas as condições através das Instruções de Serviço, passa-se a fase de execução do projeto propriamente dita, definindo-se precisamente o traçado e todos os elementos da via. Conclusões Os critérios para o projeto geométrico de estradas baseiam-se em princípios de geometria, de física e nas características de operação dos veículos. A construção de uma estrada deve ser tecnicamente possível, economicamente viável e socialmente abrangente.

Em todo projeto de engenharia, e em particular nos projetos de estradas, pode-se, em geral, optar entre diversas soluções. É decisivo para a escolha da solução final o critério adotado pelo projetista, a sua experiência e o seu bom senso. Deverá então o projetista escolher os traçados possíveis e, em seguida, compará-los entre si, atendendo a diversos critérios que serão apresentados ao longo desta disciplina, tais como raios mínimos de curvas horizontais, inclinações de rampas, curvas verticais, volumes de cortes e aterros, superelevação, superlargura, etc.). Platini Lennon Correia Santos
16/10/2012
Planejamento de Tráfego e Transportes
Professor Arthur Tavares
IGDEMA-UFAL Obrigado!
Full transcript