Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Max Weber - pensamento político.

No description
by

on 27 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Max Weber - pensamento político.

Max Weber - Pensamento político.
"Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível." - Max Weber
Quem foi?
Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.
Começou sua carreira na Universidade de Berlin, e depois passou para várias outras instituições.
Feitorias
Teve grande influência política na Alemanha, sendo um dos negociadores de seu país no Tratado de Versalhes, e membro da comissão que criou a Weimar Constitution, a Constituição do Estado Alemão. Ele foi o responsável pela inserção do Artigo 48 nesta constituição, que mais tarde foi usado por Adolf Hitler para reprimir a oposição e conseguir poderes ditatoriais. Até hoje as contribuições de Weber para a política alemã continuam controversas.
Principais Obras
Seus maiores trabalhos foram nas áreas da Racionalização e Sociologia da Religião e Governo, mas também contribuiu para o campo da economia. Sua obra mais famosa é a “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, que deu início ao seu estudo religioso.
Na obra ele fala que a religião foi um dos motivos para os diferentes caminhos que o desenvolvimento tomou no Ocidente e o Oriente.
Tipos de ação social
1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).


Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864 e morreu de pneumonia na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920.
- Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)

- Estudos de Metodologia (1922)

- Política como vocação
"É horrível pensar que o mundo possa vir a ser um dia dominado por mais nada que homenzinhos colados a pequenos cargos e lutando por outros maiores: uma situação que será vista dominando uma parte sempre crescente do espiríto do nosso sistema administrativo atual e, especialmente, de seu produto, os estudantes.
A compulsão burocratica é suficiente para levar alguém ao desespero."
Visão Política
Max Weber desenvolveu um importante trabalho de sociologia política através da sua teoria dos tipos de dominação . Dominação é a possibilidade de um determinado grupo se submeter a um determinado mandato. Trata-se, portanto, de um tipo de relação social fundada na autoridade de um indivíduo sobre outros.
Formas de Dominação
• Dominação legal: A ideia principal da dominação legal é que deve existir um estatuto que pode ou criar ou modificar normas, desde que esse processo seja legal e de forma previamente estabelecido. Como exemplo do uso da dominação legal podemos citar o Estado Moderno, o município, e qualquer outra organização em que haja uma hierarquia organizada e regulamentada. A forma mais pura de dominação legal é a burocracia.

• Dominação tradicional: Se dá pela crença na santidade de quem dá a ordem. O ordenamento é fixado pela tradição e sua violação seria um afronto à legitimidade da autoridade. Os servidores são totalmente dependentes do senhor e ganham seus cargos seja por privilégios ou concessões feitas pelo senhor, não há um estatuto e o senhor pode agir com livre arbítrio.

• Dominação carismática: nesta forma de dominação os dominados obedecem a um senhor em virtude do seu carisma. Weber considerou o carisma uma força revolucionária na história, pois ele tinha o poder de romper as formas normais de exercício do poder. Por outro lado, a confiança dos dominados no carisma do líder é volúvel e esta forma de dominação tende para a via tradicional ou legal.

ETEC Armando Bayeux da Silva
Beatriz Moraes
Ellen Alves
Larissa Messias
Nathalia Miranda
2 º ano c -Disciplina PTC
Professora Ana Paula


http://www.brasilescola.com/filosofia/a-definicao-acao-social-max-weber.htm

http://www.infoescola.com/sociologia/max-weber-maximilian-weber/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber

http://www.suapesquisa.com/quemfoi/weber.htm

http://pt.slideshare.net/mcserafim/aula-4-max-weber?related=1
Bibliografia
Mudança de pensamento político
A tipologia weberiana das formas de poder político diferente claramente da tradição clássica, orientada pela discussão da teoria das formas de governo, oriunda do mundo antigo (Platão e Aristóteles). Filiado à tradição realista de pensamento.
Weber também rejeita os pressupostos normativos e éticos da teoria do poder e procura descrevê-lo em suas formas efetivas de exercício. Ao demonstrar que o exercício do poder envolve a necessidade de legitimação da ordem política e, ao mesmo tempo, sua institucionalização por meio de um quadro administrativo.
Weber apresentou os fundamentos básicos da sociologia política da era contemporânea.
Full transcript