Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Antigo Sistema Colonial

No description
by

Geovana Caroline

on 1 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Antigo Sistema Colonial

Antigo Sistema Colonial
Conceito:
Sistema Colonial originou-se da expansão marítima europeia da Idade Moderna,em meados do século XVI sendo ele um conjunto de relações de dominação e subordinação, uma estrutura econômica mercantilista que concentrava um conjunto de relações entre metrópoles e colônias durante a época moderna.
Localização :
Organização -Pacto Colonial
A relação comercial entre a
colônia
e sua
metrópole
, durante a colonização da América do Sul.
Este pacto garantia a exclusividade dos colonizadores sobre todas as riquezas encontradas ou produzidas nas colônias. A colônia só podia comercializar com a metrópole, fornecer-lhe o que necessitasse e dela comprar os produtos manufaturados. Era proibido na colônia o estabelecimento de qualquer tipo de manufatura que pudesse vir a concorrer com a produção da metrópole.
Resumindo
Pacto Colonial é :
O conjunto de regras que regem o relacionamento entre as Metrópoles e suas Colônias.
Diferença entre Colonia de Exploraçao e de Povoamento:
Na
Colônia de Exploração
existiam grandes propriedades e trabalho escravo, além de que toda a produção era destinada a ser vendida no mercado externo. Na
Colônia de Povoamento
, existiam pequenas propriedades, trabalho assalariado e toda a produção eram destinados ao consumo interno.
Eram colônias que seguiam mais as linhas gerais do pacto colonial. No Brasil-colônia, por exemplo, foi introduzida a escravidão, a fim de se obter uma produção agrícola em larga escala, necessária à economia européia. Essas colônias de áreas tropicais, que produziam para o mercado externo, eram chamadas de colônias de exploração e tinham sua economia baseada na grande propriedade, na monocultura e no trabalho compulsório.
Colonia de Povoamento:
Um tipo de colônia que ficou relativamente fora dos quadros do sistema colonial mercantilista: as colônias de povoamento. Na América temperada, que não produzia ouro e cujos produtos agrícolas eram os mesmos da metrópole, o Estado absolutista não tinha interesse em colonizar.
Essas regiões foram colonizadas por perseguidos religiosos da Inglaterra _ os calvinistas puritanos _, que criaram as colônias de povoamento. Elas apresentavam as seguintes características:

Produção agrícola baseada na pequena propriedade;

Desenvolvimento de produção manufatureira voltada para o mercado interno;

Utilização do trabalho livre.


Objetivo:
Consistia em proporcionar às metrópoles um fluxo econômico favorável que adviesse das atividades desenvolvidas na colônia. Neste sentido a economia colonial surgia como complementar da economia metropolitana europeia, de forma que permitisse à metrópole enriquecer cada vez mais para fazer frente às demais nações europeias. Estendendo-se ate o século XVIII, quando entrou em crise.
Bipolariedade no Sistema Colonial:
Pólo colonizador
(Metrópole)

Pólo colonizado
(a Colônia)
Sendo as origens, as estruturas econômicas, sociais, políticas e ideológicas e o significado das formações coloniais ,condicionados pelos interesses e ações de suas Metrópoles.
Interesses dos EUROPEUS dentro das colônias?
Acumular metais, bem como acumular produtos em busca de obter uma balança comercial favorável.
Problema:
Ocorreu que a política mercantilista de um país entrava diretamente em choque com a de outro país igualmente mercantilista. Em outras palavras, os objetivos mercantilistas de um eram anulados pelos esforços do outro.
Soluçao:
Percebendo o problema, os condutores do mercantilismo concluíram que a solução seria cada país mercantilista dominar áreas determinadas, dentro das quais pudesse ter vantagens econômicas declaradas. Surgiram, então, com grande força, as ideias
colonialistas
. Seu objetivo básico era a criação de um mercado e de uma área de produção coloniais inteiramente controladas pela
metrópole.
Causas:
Que ocorreu pelo surgimento de novas ideias e pelas transformações econômicas e sociais, além do próprio desenvolvimento das colônias – resultado do investimento e das explorações realizadas pelos colonizadores , gerando na população colonial, o sentimento de emancipação.
Crise do Antigo Sistema Colonial
Por Que é despertado o sentimento de emancipaçao nas colonias ?
Pelas metrópolis quase aniquila-los, por conta da exploração desenfreada e, por transformarem-lhes em escravos que foram espalhados pelo resto do mundo, como na África – levando –os a movimentos de resistência dos povos locais e, finalmente à sua independência, num processo denominado descolonização, terminando estes impérios coloniais em meados do século XX.
O que é Emancipar?
O ato de tornar Livre ou Independente.
Consequências:
Consequências presentes ate os dias atuais como:
marcas desiguais na sociedade em aspectos econômicos, sociais e de divisão de terras.

FIM!
FIM !
Essas colônias não enriqueciam as metrópoles e nunca atuaram como integrantes do processo de acumulação capitalista europeu. Seus colonos viviam a serviço de seu próprio desenvolvimento da nova terra.

Colonia de Exploraçao:
A metrópole venderia seus produtos o mais caro possível para a colônia e deveria comprar pelos mais baixos preços possíveis a produção colonial, gerando assim o sobre-lucro.
Objetivo da Metrópoli:
O objetivo das autoridades reais era garantir que as atividades econômicas da colônia gerassem lucros para a metrópole,permitindo assim a acumulação primitiva de capitais para a metrópole.
Transação Comercial:
Qualquer transação comercial fora dessa norma era considerada contrabando, sendo reprimido de acordo com a lei portuguesa. Pois “O pacto colonial” incluía obediência política, ou seja, as leis a serem obedecidas deveriam ser as mesmas leis (ou adaptadas) da metrópole correspondente à Colônia.
Relações comerciais estabelecidas eram:
Concluindo:
Antigo Sistema Colonial:

Era um conjunto de relações de dominação e subordinação, uma estrutura econômica mercantilista que concentrava um conjunto de relações entre metrópoles e colônias durante a época moderna.
FIM!
FIM!
FIM!
Crise no antigo sistema colonial:
Full transcript