Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

DESBRAVAMENTO 1

No description
by

Maria Kopper

on 18 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of DESBRAVAMENTO 1

O DESENVOLVIMENTO
E SEUS PARADIGMAS
O quê são paradigmas? Como permeiam e fomentam o desenvolvimento?
COMO ESTÃO RELACIONADOS
CONCEITOS E DEFINIÇÕES
PARADIGMA:
modelo, padrão
protótipo.

DESENVOLVIMENTO:
Progresso, passagem gradual de um estado inferior a um estado mais aperfeiçoado.
DESBRAVAMENTO 1
Qualquer desenvolvimento é permeado por paradigmas. A substituição dos paradigmas, ou a passagem de um padrão ao próximo, esta "evolução" é o próprio desenvolvimento.
Um ciclo que se alimenta de resultados e se transforma em função deles, criando um novo e aperfeiçoado padrão, outro paradigma.
PARADIGMAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Simplificadamente, poderíamos dizer que vivemos sob a égide de uma sociedade essencialmente capitalista, que proporciona desenvolvimento, através do incentivo à pesquisa científica que resulte em alguma forma de lucro. Este padrão econômico gera um comportamento social que tende a condicionar realização pessoal com riqueza. Divide a sociedade em classes, considerando poder aquisitivo e niveis de instrução. Aumentando, assim, a competitividade, o individualismo e a ambição humana. Infelizmente este padrão tem aumentado também os níveis de intolerância, insatisfação, ansiedade e depressão nas pessoas. Este homem preocupa-se muito menos com a natureza, sua preservação e sua renovação. Por fim, acabamos por testemunhar um triste aumento na dependência de drogas e na prática de violência, praticados em um ambiente excesivamente urbano e degradado.
MUDANÇA DE PARADIGMA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL
Há contudo vertentes, ainda que minoritárias em relação ao fluxo econômico, social e político global, que buscam alternativas para inclusão social e auto-gestão. O brilho destas idéias e de seus idealizadores tem se sobressaído às sombras criadas pelo Capitalismo e irradiado luz à novos paradigmas. Por uma sociedade mais igualitária, sem que isto implique em tornar-se socialista, temos visto pesquisas científicas voltadas para práticas sustentáveis em todos os níveis. Desde a produção industrial até a convivência e colaboração humana, há uma crescente permeabilidade de ações mais equilibradas, conscientes e comprometidas com o que chamamos de "transformações por um mundo melhor".
Coloquialmente falando, "há luz no fim do túnel" e pessoas suficientemente engajadas para pulverizar estes ideais. Finalmente, poderímos dizer que nossa atual Utopia é pensar a vida humana, na terra, de forma sustentável e renovável para todas as gerações vindouras.
Full transcript