Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tecnologias da Informação EAD

Disciplina do cuso de Pós-graduação em EAD/UEPA
by

Márcia Hellen Santos

on 11 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tecnologias da Informação EAD

Referências Ementa Tecnologias da Informação Profa. Msc. Márcia Santos
mhsmsantos@gmail.com Entre as tecnologias de informação hoje conhecidas podemos destacar: Mais recursos tecnológicos... WIKI
Cloud computing (Google Drive, Sky Drive, Dropbox, Prezi)
WebQuest
OA Ambientes de gerenciamento para criação e manutenção de cursos na web Foram desenvolvidos inúmeros, como:

Eureka (PucPR) http://eureka.pucpr.br/apresentacao/index.html

BlackBoard
http://blackboard.grupoa.com.br/

TelEduc
http://www.teleduc.org.br/

Moodle
https://moodle.org/

E-Proinfo
http://eproinfo.mec.gov.br/ As tecnologias da informação e da comunicação introduziram importantes possibilidades de interação, intercâmbio de ideias e materiais, entre alunos e professores, dos alunos entre si, e dos professores entre si.
. EAD DECRETO N.º 2.494, DE 10 DE FEVEREIRO DE 1998 que Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.º 9.394/96) define que EAD:

"é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados por diversos meios de comunicação." EAD Um conceito mais atual seia considerar a EAD um processo de ensino-aprendizagem realizado em ambiente de rede de computadores (web), com recursos de imagem, som ou movimento (Multimídia), para ser utilizado por quem for habilitado e orientado a distância de forma interativa. Tecnologias e a EAD Algumas Tecnologias Artigo TIC De acordo com Maia(2003, p.132)"o uso de ferramentas de comunicação que suportem as interações colaborativas de aprendizagem entre professores e alunos é de fundamental importância para eficácia do processo educativo num curso a distância." A Internet permite o uso de ferramentas poderosas de comunicação! Alguns contributos:

- o desenvolvimento das redes de computadores;

- a utilização da máquina como um novo meio de comunicação; A Comunicação mediada por Computador (CMC) A CMC pode ser considerada como um termo para o amplo conjunto de aplicações nas quais o computador funciona como um meio de comunicação. "Computer Mediated Communication is a process of human communication via computers, involving people, situated in particular contexts, engaging in processes to shape media for a variety of purposes." Computer Mediated Communication Magazine, 2013
www.december.com As modalidades de CMC podem ser compreendidas como conjuntos de possibilidades de interação mediada por um software (ou família de software) criados e limitados por valores estabelecidos para parâmetros de interação. Ex:
Número de interlocutores;
Tempo de espera (demora) entre envio e recebimento de sinal; entre envio do sinal e recebimento de resposta;
Quantidade de texto permitido por enunciado;
Limites impostos à revisão e reparo dos enunciados;
Automatização das operações;
Métodos de armazenamento, busca, gerenciamento e apresentação das mensagens;
Riqueza do sinal (número de canais: só texto, texto e imagem, som, vídeo). Modalidades de CMC: síncronas e assíncronas. Opções tecnológicas disponíveis para o educador a distância: VOZ/Áudio: as ferramentas áudio-educacionais incluem as tecnologias interativas do telefone e de teleconferência (de sentido único).
As ferramentas-áudio passivas incluem CD-ROM e rádio.
Ex:Telefone, correio de voz, audioconferência, fitas de áudio, rádio. Vídeo: as ferramentas de vídeo incluem imagens imóveis e imagens ativas em tempo-real combinadas com teleconferência.

Ex: Videotape, transmissão via satélite, microondas, vídeo em broadcast, vídeo em streaming. Dados/Digitais: computadores emitem e recebem a informação eletronicamente.
Por esta razão, o termo "dados" é usado para descrever essa categoria abrangente de ferramentas educacionais.

Ex: Correio eletrônico, chat, cursos baseados na web, videoconferências, Webconf, ambientes/softwares de colaboração, ... Impresso: é um elemento fundamental dos programas de EAD, a partir do qual todos os sistemas de distribuição restantes evoluíram.

Os vários formatos de impresso incluem livros-texto, guias de estudo, manuais de instrução, ementa do curso e estudos de casos. (SCHEER, 1999) (FIORENTINI, 2002) E-mail Chat News-Group Whiteboard Realidade Virtual Fórum Just-in-time learning Ambiente Virtual Não existe tecnologia certa ou errada em Educação a Distância. Cada mídia e cada tecnologia têm suas vantagens e
desvantagens. (MAIA, 2003) EAD Belloni, 2006 aprensenta várias
definições de EAD. Tecnologia "tecnologia abrange um conjunto organizado e sistematizado de diferentes conhecimentos, científicos, empíricos e intuitivos. Sendo assim, possibilita a reconstrução constante do espaço das relações humanas." (VERASZTO et al, 2008) (Mclaery, 1996 apud Maia, 2003) (MAIER E WARREN, 2000 apud MAIA, 2003) Gerações de Modelos 2a. Geração 1a. Geração 3a. Geração Ensino por correspondência, foi engendrado nos finais do séc. XIX pelo desenvolvimento da imprensa e dos caminhos de ferro.
A interação era lenta entre professor e aluno. O ensino multimeios a distância dos anos 60. Integrou ao uso do impresso os meios de comunicação audiovisuais e, em certa medida, o computador.

Principais meios: impresso, programas de vídeo e áudio, difundidos via cassetes ou via antena (broadcasting). Iniciada nos anos 90 com o desenvolvimento e a disseminação das NTIC.
O que possibilitou a interação mediatizada (professor/aluno; estudante/estudante) e de interatividade com materiais de boa qualidade e variados. (BELLONI, 2006, p. 56-58) (GOMEZ, 2010)
Full transcript