Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Cartorgrafia

No description
by

Isa Hannah

on 11 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cartorgrafia

Cartografia do Olhar:
O Bairro do Uruguai

História
O bairro do Uruguai é conhecido como Alagados por ter sido anteriormente uma região de mangue, sobre a qual as pessoas carentes da cidade de Salvador começaram a construir palafitas.

Na década de 1940, aproximadamente, deu-se o início do aterro por ser o período no qual a Península de Itapagipe foi nomeada Pólo Industrial de Salvador. Como não havia havia espaço habitacional para o cotigente de pessoas que foram atraidas pela possibilidade de trabalho, a Prefeitura começou aterrar parte da Enseada dos Tainheiros na ponta que dava para o bairro dos Mares, para que pudesse ser ocupadas, cometendo um dos maiores crimes contra o meio ambiente;

A cada década que passava mais pessoas foram construindo suas casas na região, sobre as águas, mas a partir de 1970, sem nenhum controle, fiscalização ou presença do poder público, o mangue foi pouco a pouco aterrado, com a utilização do lixo de Salvador, principalmente os oriundo da parte alta da cidade

Na década de 1980, com a notícia da primeira visita do papa João Paulo II ao Brasil e em especial à comunidade dos Alagados, o poder público além de construir a Igreja Nossa Senhora dos Alagados em três meses para ser inaugurada pelo pontífice, também pavimentou as principais ruas do bairro entre elas a Rua Direta do Uruguai. A partir desse momento outras melhorias forem feitas no bairro como: a construção de escolas, de creches e outros espaços que beneficiavam os moradores locais,

Desde 1970/1980 o espaço ambiental se modificou bastante, pois pouco restou do mangue original e o que sobrou encontra-se totalmente poluído, o bairro também ganhou infra estrutura, suas ruas na grande maioria são asfaltadas e as casas contam com saneamento básico

No seu primeiro mandato, o então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva visitou o bairro do Uruguai para a entrega das chaves e dos documentos das novas casas que abrigariam os antigos moradores das palafitas.
Perfil Socio-Econômico
Vocação Produtiva do Território;
O bairro do Uruguai conta com o shopping Bahia Outlet Center instalado na Rua Direta, principal rua do bairro.

A vinda deste shopping trouxe grandes modificações para o bairro, principalmente para a rua onde está localizado, muitas residências foram transformadas em pontos comerciais abrindo mercado de trabalho para os moradores.

Os moradores em sua maioria trabalham no próprio bairro como autônomos e ou nos pequenos comércios instalados na redondeza
Presença do Estado:
Perspectiva do Estado no tocante à oferta de bens e serviços à população
O Estado se faz presente no bairro a partir da força repressiva da polícia e pela presença de algumas escolas de ensino fundamental e médio instaladas na comunidade.

Com o programa habitacional do governo federal e estadual dos anos 2000 os moradores das casas de madeiras foram transferidos para casas de alvenaria que ficam nos espaços soterrados onde anteriormente ficavam as casas de palafitas, essas são quase inexistentes atualmente
Presença do Terceiro Setor
O bairro do Uruguai tem uma presença muito marcante das ONG's e das entidades religiosas, assumindo a responsabilidade de oferecer assistência social a população .

No Uruguai existem espaços religiosos e associações de diversas denominações e a maioria delas desenvolve atividades sociais no bairro como, por exemplo, a Igreja Nossa Senhora dos Alagados que oferece diversas atividades sociais aos moradores entre elas está o reforço escolar que atende a 60 crianças do bairro em dois turnos, o Espaço Cultural dos Alagados que desenvolve atividade cultural com grupo de danças para crianças e jovens e a Associação dos Moradores do Conjunto Santa Luzia que mantém a Escola comunitária Luiza Mahin e o posto comunitário de saúde Professor Milton Santos.
Uruguai: Uma perspectiva dos moradores
O bairro é tido pelos órgãos de defesa como um dos mais violentos da cidade, mas os moradores não o concebem assim, reconhecem a violência, porém não acreditam que ela aconteça como é mostrado pela mídia, pois conseguem viver sem ter que alterar sua rotina por conta da violência, que na visão deles essa violência é maior por parte da polícia do que pelos chamados “bandidos/ traficantes” que moram na comunidade.

O Uruguai é visto pelos seus moradores como um bom local para morar, pois fica próximo ao centro da cidade, a bancos, hospitais, praias e espaços de lazer, mas ainda precisa de muitas transformações/ benefícios internos para que as pessoas vivam com dignidade e tranqüilidade e para tanto é preciso que o poder público se faça presente e assuma suas responsabilidades perante a população dos Alagados
Atividades Ambientais e Lazer
No momento de execução do trabalho não foi identificado nenhum projeto, nem por parte dos orgãos públicos nem por parte das entidades não governamentais que vise recuperar o manguezal, que foi totalmente poluido e destruido no processo de ocupação e urbanização do bairro.

Atualmente no bairro existem poucos espaços de áreas verdes, que estão localizados em algumas pracinha e na colina onde se encontra a Igreja da Nossa Senhora dos Alagados.

O bairro não conta com muitos espaços de lazer, os espaços reservados para este fim estão abandonados. As praças não tem infraestrutura, nem área de recreação infantil, os campos de futebol também servem de espaço para deposito de lixo e não recebem manutenção os moradores buscam alternativas para diversão promovendo festas e encontros no bares.
O Uruguai
Universidade Federal Da Bahia
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Instituto de Psicologia
Colegiado Em Serviço Social
Disciplina Trabalho Profissional, Estado, Mercado e Terceiro Setor
Docente Márcia Tavares
Discente: Denise Barbara Silva;
Fabiane Bispo;
Jilvania Almeida;
Isa Hannah Cunha;
Michelle de Assis e
Paula Suzane Silva.
Este trabalho é uma devolutiva para a comunidade do Uruguai que se demostrou muito prestativa para a construção desta Cartografia.

Obrigada!
Música : Alagados - Paralalamas do Sucesso


Todo dia o sol da manhã
Vem e lhes desafia
Traz do sonho pro mundo
Quem já não o queria
Palafitas, trapiches, farrapos
Filhos da mesma agonia
E a cidade que tem braços abertos
Num cartão postal
Com os punhos fechados na vida real
Lhe nega oportunidades
Mostra a face dura do mal


Alagados, Trenchtown, Favela da Maré
A esperança não vem do mar
Nem das antenas de TV
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em quê
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em quê

Passe o mouse abaixo para apertar o play e começar a música!
Full transcript