Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

URBANISMO EM ROMA

No description
by

Ana Paula Marques

on 24 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of URBANISMO EM ROMA

A expansão do Império Romano levou a um colapso da democracia. Julio César governou por como ditador, e depois de sua morte seu sobrinho, Otávio Augusto, assume seu título. Começa em Roma a época imperial . Durante seu reinado, Cristo nasceu e Roma tornou-se o principal centro do cristianismo. Após a morte de Augusto em 306, Constantino vira imperador sai vitorioso em uma série de guerras civis torna-se o único governante de ambos oeste e leste por 324. Promulga várias reformas administrativas, financeiras, sociais e militares para fortalecer o império.
Em 476 d.C. o Império Romano do Ocidente foi tomado pelos germânicos iniciando a Alta Idade Média. O Império Romano do Oriente durou até 1453, quando sua capital, Constantinopla, a atual cidade de Istambul, foi tomada pelos turcos.
FUNDAÇÃO
Segundo a lenda, Roma foi fundada em 753 a.C pelos filhos gêmeos Rômulo e Remo, que foram criados por uma loba. Durante a sua história do século XII, a civilização romana passou de uma monarquia para uma república oligárquica a um imenso império.
''É uma aldeia que se torna, pouco a pouco, uma cidade mundial.''- BENÉVOLO.
Roma começou como uma aldeia no período chamado Idade do Ferro, fundada em meados do século VIII a.C. Em 616, os sofisticados vizinhos etruscos dos romanos tomaram o poder, mas foram expulsos em 509 no início da República Romana. Ela conquistou a maior parte do resto da Itália, depois virou as suas atenções no exterior, e pelo século I a.C., governou a Espanha, África do Norte e Grécia.
A sociedade romana dividia-se, nesse período, em três classes: patrícios, plebeus e escravos.
Na vida do romano, o lugar é ocupado pela religião. A casa é como um templo, encontra-se seu culto, seus deuses. Seu lar é um deus, assim como as paredes, portas e soleiras, deuses são marcos que rodeiam o seu campo. Seus ancestrais são seres divinos, o túmulo é como um altar. Fora da casa todos lugares são objetos sagrados, capelas, túmulos.
URBANISMO EM ROMA
RÔMULO E REMO
''A todo momento consulta os deuses e procura conhecer-lhes a vontade.''- COULANGE, Fustel

URBANISMO EM ROMA
Roma, conhecida como “A cidade Eterna”, forma-se as margens do território etrusco, entre os séculos VII e VI a.C. se estende na Itália desde a Planície do Pó até a Campânia. Como uma aldeia que cresceu e tornou-se em uma cidade mundial, a capital do Império.
A origem da cidade está ligada ao território, é rodeada por colina a esquerda do Tibre, protegida naturalmente. E localizada no curso inferior do rio Tibre.
Roma inicialmente é dividida em quatro regiões: suburbana, esquilina, colina e platina.
URBANISMO EM ROMA
Ao se pensar em Roma, já pensa-se imediatamente nos seus símbolos de poder: aquedutos, vias cortando colinas, viadutos.

Os principais métodos de colonização, modificações do território em Roma foram:
1 - Infra estruturas: estradas, pontes, aquedutos, linhas fortificadas
2 - Divisão dos terrenos agrícolas em quintas cultiváveis
3 - Fundação de novas cidades, novas capitais regionais e a capital do oriente: Constantinopla; com a descentralização das funções políticas no final do império.
A cidade romana começa pela muralha, por motivos religiosos e questões utilitárias, tomando a forma de um retângulo, estabelecendo um padrão. A Roma era construída pelo Capitólio e a praça pública, o Fórum.
O Capitólio era o centro político de Roma. E em volta do Fórum é onde se desenvolvia a vida romana, mercados, negócios e cerimonias era realizadas nesse espaço.
A cidade se desenvolveu a partir do vale do fórum. O fórum se situava no cruzamento de duas vias perpendiculares: o cardo, com direção norte- sul e o decumanos, no sentido leste-oeste, que eram desenhadas de maneira que proporcionasse uma quadricula regular.
Mais que o traçado regular, a cidade romana era orientada no sentido de se harmonizar com a ordem cósmica. A marca típica que distinguia das cidades helenísticas, era o traçado de duas ruas principais: o cardo, e o decumannus. As ruas eram destinadas a se cruzar no meio da cidade pra que ali fosse o alicerce sagrado o fórum, equivalente á acrópole e ágora da cidade grega.
Linhas Fortificadas nas fronteiras que permitiam passagens. Ao mesmo tempo fronteiras e estradas públicas. Reforçada por escavações e um muro contínuo.
Não existia em Roma diferenciações e qualquer afastamento mais ousado do precedente grego. Nenhuma atividade estava desligada da religião.
Era considerada a cidade dos jogos, para o tempo livre da população. Entre eles temos o coliseu. Distrações fornecidas pelo governo circos, teatros e anfiteatros
As Termas era outra categoria de monumentos públicos, locais para banhos públicos de utilização gratuita.
Os aquedutos fazem parte do abastecimento de água à cidade, tendo papel de grande importância no urbanismo da cidade. Eram um serviço público para uso coletivo, secundariamente para uso individuais.
Os romanos construíram uma extensa rede de estradas, que ligavam o império e constituíam uma via de comunicação vital para a sua expansão.
As habitações da cidade de Roma eram divididas
em duas partes: domus e insulae.
Domus- casas individuais típicas das cidades mediterrâneas, com um ou dois andares.
Insulae- construções coletivas com muitos andares, térreos são destinados ás lojas ou habitações nobres.
A partir do século III a.c os jogos passaram a estar associados representações teatrais, que se expandiu muito.
ANA PAULA MARQUES
ISABELLA ESPÍNDOLA
MAYARA AZEVEDO
TAMIRES TAVARES

''Todos os caminhos conduzem a Roma.''
BENÉVOLO, Leonardo - A História da Cidade
DE COULANGE, Fustel - A Cidade Antiga
ROSSI, Aldo - A Arquitetura da Cidade
MUMFORD, Lewis - A Cidade Na História
http://thearcheology.wordpress.com/category/roma-antiga/termas-romanas/
Full transcript