Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Dom Casmurro

No description
by

Shugo Oliver

on 9 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Dom Casmurro

Dom Casmurro
Enredo
É um romance escrito por machado de assis em 1899 e publicado em 1900. O conto é narrado em primeira pessoa por Bento santiago, ele relata sua vida após muitos anos onde vivenciou tudo na adolencência, o conto oferece duas hipótesis ao leitor onde:

Ele se apaixona perdidamente por Capitu (que aparentemente corresponde) filha de agregados a familia dele (Pádua e Fortunada) mas tem que se separar devido ao juramento de sua mãe (Gloria) que estava o obringando a se tornar padre. Então eles juram se amar para sempre e Bentinho vai para o seminario, onde conhece aquele que viria se tornar o seu melhor amigo, Escobar. Para conseguir fugir da carreira de padre,Bentinho vai para o exterior estudar e se corresponde com Escobar para manter contato com Capitu. Onde até então namoravam ás escondidas, por fim, ele volta e definitivamente casar com Capitu, com isso ele tem um filho chamado Ezequiel, mas depois de alguns episodios controversos acaba por desconfiar de que Capitu estava lhe traindo com Escobar. Enlouquecido de ciúmes,ele começa a exergar provas de que estava sendo traido por seu grande amor e aquele amigo querido. Pouco tempo depois Escobar morre devido a uma aventura no mar e capitu sofre mais do que uma relação entre amigos, apesar de que não chorou,simplismente tentou consolar sancha pois havia perdido o marido, e Bentinho começa a ver no rosto de seu filho traços de Escobar, o que leva a brigas contantes e acusações; Até que Bentinho pensa em se matar, mas no final opina em mandar Ezequiel para Europa com o pretexto de estudo. Anos depois,ele volta (sua mãe já morta) e Bentinho enxergava no seu filho adulto Escobar,jovem e renascido, ficando cada vez mais desgostando da vida.

A outra hipótese é que Bentinho, paranoico,perdeu o amor de sua vida e a possibilidade de ver seu filho crescer devido a ciúmes doentios ,onde perde metade de sua vida acreditando em falsas evidência.

Personagens
Sumario
Enredo
Personagens principais e secundarios
Espaço
Tempo
Cronologico
Psicologico
Tema principal
Personagens principais:

Bento Santiago:
É o protagonista mais conhecido como bentinho ,era ciúmento ,religioso ,recluso , calado e obtinha muitas idéias infántis na cabeça. Na historia ele relata acontecimentos que ocorreram desde sua infância até a idade adulta, relacionados á sua grande paixão e a desconfiança de uma traiçaõ; O que levou a se torna racista ,melancolico "casmurro".
Capitolina:
Era uma linda garota e tornou-se uma linda mulher mais conhecida como Capitu responsável ,inteligente ,zelosa ,tinha um caráter forte e chamava muita atenção; era companheira romântica de Bentinho.
Escobar:
Rapaz esbelto ,o sorriso sempre instantâneo ,olhar curioso e rapido. Conseguia penetrar na mente das pessoas e saber o que se passava com elas; era melhor amigo de Bentinho e grande amigo de Capitu.
Ezequiel:
Filho de Bento e Capitu ,quando criança era imitador ,inteligente e levado. Quando moço tornou-se esbelto e com aparência de Escobar tudo o fazia lembrar do amigo que uma vez foi querido, porem morreu cedo e sem o amor paterno.
Personagens secundarios:
D. Maria da Glória:
Mãe de Bentinho ,era uma mulher forte ,madura e religiosa. Na epoca tinha 42 anos , embora ainda parecesse jovem e bonita ,envelheceu com o decorrer da historia ,mas continuava belissíma aos olhos de seu filho.
José Dias:
Muito magro, porem prestativo ,tratava Bentinho ao extremo como uma mãe, e atenção como um servo. Era um tipo de empregado, mas muito proximo da familia ,tinha 55 anos de idade.
Pádua:
Era o pai de Capitu ,se dava muito bem com a familia de Bentinho ,exceto com José Dias ,com quem não se dava bem, mas se respeitavam. Recebeu ajuda diversas vezes de D.Maria ,a quem desejava que sempre fica-se bem.
Padre Cabral:
Personagem que encontra a solução para o caso de bentinho, o ajuda no seminário.
Sancha:
companheira de Capitu e que veio a se casar com Escobar mais tarde gerando uma linda menininha, mais velha que Ezequiel poucos anos.
Prima Justina:
Prima de D.Gloria, é egoista,intrigante e viuva, segundo Bentinho "Vivia conosco por causa da minha mãe e por interesse proprio.
Pedro de Albuquerque Santiago:
Falecido pai de Bentinho, o narrador diz a respeito e coloca que "Não me lembro nada dele, a não ser que era alto e tinha cabelos cumpridos; e havia diversos retratos dele na casa ao ponto de pensar que ele, estava me acompanhando.
Espaço/ Tempo
A Historia abrange os anos entra a metade e o final do seculo XIX e se passa no Rio de Janeiro em 1857, quandos os dois jovens estavam com 15 e 14 anos de idade.
A narrativa é um restropecto, feita pelo Bentinho, o Dom Casmurro que é o titulo do livro. O narrrador conta sua vida, a historia do seu amor com Capitu, desde os primeiros anos da adolecência de ambos. E o que fez muito tempo depois ,quando já havia se casado com ela; E foi um dos motivos que deram origem ao trama e o conflito.
Cronológico
1857- José Dias sugere para D.Maria acelera o processo de ida de Bentinho para o seminário.
1858- Bentinho vai para o seminário.
1865-Bentinho e Capitu se casam e ele se torna um advogado.
1872- Bentinho e Capitu se separam, ele leva Capitu e Ezequiel para suiça e volta para o Brasil sozinho,pois já estava a desconfiar da Capitu. E percebe-se que sua ida ao seminário até o casamento é 7 anos; E o casamento até o momento que se separam tambem é 7 anos, o que torna uma concidência incrivel.

Essa foi a ultima data estabelecida, após 1872 Bentinho simplesmente continua a relatar os acontecimentos , mas não entra em detalhe sobre a mudança de ano.
Psicológico
O autor foca na fragilidade do amor que tem origem desde a infância e que foi uma frustação no final. Com isso o protagonista resolve selecionar seus problemas tentando suícidio, assim como homicídio ao seu proprio filho. Mas isso ocorre devido a camuflagem que ele tinha em obediência a sua mãe e aos padrões estabelecidos pela sociedade da epoca; O que o tornou fraco, sugestonável, inseguro, frio e calculista.

Machado de Assis utiliza o pessímismo de que o homem em toda a sua plenitude é um eterno enigma, uma vez que age de acordo com a situação em que vive.
Tema Principal
Pode-se dizer que o tema é mais o ciúme do que o adultério,pois não se sabe exatamente se Capitu e Escobar tiveram um caso, ou se Ezequiel é filho do relacionamento deles. Machado de Assis escreve o românce com total ambiguidade dando sinais de que de fato a mulher poderia ter traido o marido; Ele deu fortes traços para Capitu, uma personagem feminina que apresenta um comportamento além do seu tempo. E Bentinho detalha a sua paixão se colocando em uma posição tão fragil, porem pode ser um psicótico com ciúmes doentios.
http://globotv.globo.com/rede-globo/memoria-globo/v/capitu-o-velorio-de-escobar/2883035/
O enterro de Escobar
O primeiro beijo
Full transcript