Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Doenças que acometem as organelas

No description
by

Marcos Vinícius

on 28 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Doenças que acometem as organelas

Como assim, jovem ?
Explicando o Alzheimer
Síndrome de Leigh
A Síndrome de Leigh é um distúrbio neurológico severo que acomete os indivíduos no primeiro ano de vida. Essa condição é caracterizada por perda progressiva das habilidades psicomotoras e resulta em morte em poucos anos, principalmente devido a falência respiratória.
Doença de Fabry
A doença de Fabry, também denominada doença de Anderson-Fabry, é uma doença rara, crônica, que leva a uma isquemia cardíaca, cerebrovascular e especialmente renal.

Essa doença foi identificada por dois dermatologistas quase que concomitantemente, sendo que um encontrava-se na Inglaterra e o outro na Alemanha. Johannes Fabry teria examinado o seu primeiro paciente portador da doença no em abril de 1897 e William Anderson em dezembro do mesmo ano.

Doenças que acometem as organelas
Mas o que causa?
Estudo recente publicado na revista "Science", afirma que alterações na proteína de uma mitocôndria provocada pelo óxido nítrico são um dos fatores que levam ao mal de Alzheimer.

Mostra a pesquisa que o óxido nítrico ataca a proteína Drp1 da mitocôndria por meio de uma reação química chamada nitrosilação, que provoca a fragmentação celular e lesa o sistema de comunicação neuronal constituído pela sinapse.
Beleza,fera,mas existe tratamento?
Até o momento, a doença permanece sem cura. O objetivo do tratamento é minorar os sintomas. Atualmente, estão sendo desenvolvidos medicamentos que, embora em fase experimental, sugerem a possibilidade de controlar a doença.
Estrutura de uma célula animal
A mitocôndria é uma das organelas celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular.Doenças como
Alzheimer,Síndrome de Leigh e Mal de Parkinson
estão relacionadas a estas estruturas.
A doença de Alzheimer provoca progressiva e inexorável deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio.
Mas o que causa?
Mutações no DNA das mitocôndrias ou no DNA nuclear (gene SURF1) causam essa síndrome. A maioria das pessoas acometidas possuem mutação no DNA nuclear e cerca de 20 a 25% apresentam mutação no DNA mitocondrial.
Beleza, fera, mas existe tratamento?
Não existe tratamento específico para a SL. Tenta-se, sistematicamente, o tratamento com vitaminas ou cofactores, incluindo vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina) e coenzima Q. A sua eficácia depende da causa subjacente. Para o défice de piruvatodesidrogenase utiliza-se a dieta cetogênica.
Os lisossomos são organelas citoplasmáticas membranosas presentes em praticamente todas as células eucariontes. Em seu interior existem enzimas que realizam normalmente a digestão intracelular, porém extracelular em casos excepcionais.
A Doença de Fabry é um doença genética, de caráter hereditário, que causa a deficiência ou a ausência da enzima alfa-galactosidase (α-Gal A) no organismo de seus portadores. É uma das 45 doenças de depósito lisossômico. A deficiência enzimática interfere na capacidade de decomposição de uma substância adiposa específica, denominada globotriaosilceramida, também chamado de Gb3. A doença de Fabry é crônica, progressiva e atinge vários órgãos e sistemas do organismo.
Mas o que causa?
Beleza,fera, mas existe tratamento?
As terapias são provenientes da tecnologia de DNA recombinante, que modifica geneticamente células para produção de enzimas. Atualmente, existem duas terapias de reposição enzimática disponivéis e aprovadas pela Anvisa para tratar a doença de Fabry. Uma delas é derivada de células humanas (principio ativo Alfa-galsidase ) e a outra de células de ovários de hamster chinês (principio ativo Beta-galsidase).
Mal de Parkinson
Doença neurológica, crônica e progressiva, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Quanto maior a faixa etária, maior a incidência da doença de Parkinson. De acordo com as estatísticas, na grande maioria dos pacientes, ela surge a partir dos 55, 60 anos e sua prevalência aumenta a partir dos 70, 75 anos.
Mas o que causa?
Em pesquisas que visavam o tratamento da doença de Parkinson, dois grupos de estudo distintos, um coreano e outro norte americano, perceberam que um gene ligado à doença incapacita a mitocôndria das células (organelas responsáveis pela produção de energia nas células, para que as mesmas possam realizar suas atividades tais como a divisão celular, movimentação e síntese de proteínas)
Beleza,fera,mas existe tratamento?
O tratamento pode ser medicamentoso, psicoterápico e até cirúrgico em alguns casos.

O tratamento medicamentoso é feito à base de drogas neuroprotetoras que visam a evitar a diminuição progressiva de dopamina, neurotransmissor responsável pela transmissão de sinais na cadeia de circuitos nervosos.

O tratamento psicoterápico ocorre em função da depressão, perda de memória e do aparecimento de demências e pode incluir a prescrição de medicamentos antidepressivos e de outros psicotrópicos.
Full transcript