Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

remuneração estratégica

No description
by

May Perceguino

on 5 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of remuneração estratégica

Políticas e Processos Remuneração Estratégica A história Caso prático Foi inspirada nos modelos americanos;

Chega ao Brasil nos anos 40 as primeiras técnicas a serem aplicadas nas empresas do governo;

Nos anos 60 e 70, a administração salarial passou a ser mais conhecida e utilizada nas empresas multinacionais;

Independente da forma de remuneração e da época em que está sendo empregada, com o avanço da tecnologia, e com a globalização, foi necessário que as estratégias de remuneração se renovassem constantemente, pois desde o início dos tempos, ela é o mais importante elo entre empresas e trabalhador Sistema de remuneração GRH Funcional Remuneração •É necessário realizar um diagnóstico de toda a organização, considerando-se o ambiente interno e o posicionamento estratégico.

•É preciso conhecer profundamente as várias formas e alternativas de remuneração e saber quando e como aplicá-las.

•Definir o próprio sistema, ou seja, determinar que componentes devem ser adotados para garantir os melhores resultados.

•Deve-se garantir que o sistema a ser implantado seja transparente e funcional, para assegurar sua ampla aceitação e fácil operacionalização na empresa. Implantação Sotreq S.A. O conceito Remuneração estratégica é um conjunto de diferentes maneiras para remunerar os funcionários, representando um elo entre os indivíduos e a nova realidade das organizações. A Definição Deve considerar todo o contexto em que a organização está inserida, levando em conta as suas características e planejamentos atuais e futuros. O Objetivo Os empregados sentem-se mais valorizados e melhor remunerados, maximizando a sua contribuição individual para o sucesso da organização e cumprimento das metas estabelecidas. A gestão de Recursos Humanos passou a assumir papel estratégico, caracterizando-se por mudanças significativas que, por sua vez, exige das pessoas e organizações muita flexibilidade, adaptabilidade e permanente aprendizado.

As mudanças nas questões da remuneração são objeto de reflexão e avaliação pelas empresas que buscam a substituição de métodos tradicionais pela flexibilidade e o comprometimento das pessoas com a filosofia empresarial. O entendimento das novas crenças e dos valores que orientam as práticas organizacionais, além de ser um ponto de referência, possibilita a criação de planos capazes de viabilizar de forma efetiva a construção do futuro almejado. Tipos de remuneração Os sistemas tradicionais de remuneraçãos possuem grandes limitações: inflexibilidade, falsa objetividade, metodologia desatualizada, conservadorismo;
Não são mais satisfatórias e adequadas por muitas organizações modernas;
Diversificação:
remuneração funcional,
salário indireto,
plano privado de aposentadoria,
remuneração variável,
participação acionária e, mais recentemente,
a remuneração por habilidades e competências. Forma mais tradicional utilizada pelas empresas para recompensar seus funcionários por seu trabalho Por habilidades e competências Consequência do aumento da complexidade do ambiente dos negócios;
Foco no aperfeiçoamento contínuo. Salário indireto Benefícios oferecidos pela empresa a seus funcionários;
Oferecidos como pacotes, compreendendo itens cujo teor e número variam de acordo com o nível hierárquico do funcionário. Por resultados e participação nos lucros A participação nos lucros, tem como base os resultados globais da empresa, e a remuneração por resultados, tem como base metas e objetivos negociados entre empresa e funcionários. Participação acionária É vinculada aos objetivos de lucratividade da empresa e utilizada para reforçar o compromisso de longo prazo entre empresa e colaboradores. Alternativas criativas Incluem prêmios, gratificações e outras formas especiais de reconhecimento. Estas formas têm sido utilizadas com grande frequência, como apoio no esforço de construir um ambiente organizacional
A Sotreq S.A. é uma revendedora exclusiva dos produtos, serviços e sistemas Caterpillar nos estados do RJ, SP, MG, GO, MT, RO,TO,PA,AM, ES,AM, RR, AC, DF, sendo um dos 207 revendedores autorizados da Caterpillar Inc.

Fundada em 13/05/41, nasceu de um contrato de vendas e serviço do distribuidor de exportação firmado entre a Caterpillar e a Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda. (Sotreq), assinado em 27/08/41.

Uma das características principais da Sotreq desde a sua fundação tem sido a capacidade de se antecipar às exigências do mercado. Em 1990 passou por um processo de mudanças. A declaração de visão da empresa objetiva estabelecer o foco e a direção da mudança, não se resume a discurso teórico, explicita um valor.Segundo seus dirigentes, alógica de gerenciamento de pessoas na Sotreq tem como base a parceria entre o capital e o trabalho. Reconhecimento Filosofia Por parte dos funcionários e do mercado: elegeram a Sotreq uma das melhores empresas no gerenciamento de pessoas. O sistema de remuneração da empresa vem gradativamente passando por um processo de transformação. Remuneração Parcela fixa: Salário nominal, pago mensalmente, onde o crescimento está atrelado à aquisição de habilidades, viabilizada pelo Programa Treinamento, Desenvolvimento e Reconhecimento (TDR), que é um sistema que congrega esforços e a colaboração direta e paceira de duas áreas- RH e de serviços- visando reconhecer e valorizar os operacionais pelas habilidades que demonstram possuir e que são necessárias ao atendimento das expectativas do desempenho de trabalho. Parcela variável mensal Corresponde à gratificação por produtividade incentivada (Programa GPI).Em vigor desde dezembro de 2003, o Programa GPI foi desenvolvido com o intuito de transformar a remuneração em um fator de impulsão para enfrentar desafios da competitividade, ao vincular as recompensas ao nível de agregação de valor ao negócio.

Esta parcela é calculada com base no salário nominal, cuja variação se situa entre 10 % e 30 %, dependendo do percentual do alcance de metas. Mayara Perceguino

Rafael Infante

Wagner Santos

5-P
Full transcript