Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Países que adotaram a nova reforma ortografica na lingua portuguesa

No description
by

Levi Santana

on 19 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Países que adotaram a nova reforma ortografica na lingua portuguesa

photo credit Nasa / Goddard Space Flight Center / Reto Stöckli Países que o adotaram Reforma ortografica na Língua Portugêsa A reformaa Várias tentativas de unificar a ortografia da língua portuguesa, a partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012.
Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que têm o português como língua oficial. Algumas Alterações Supressão de consoantes mudas ou não articuladas
Accionar - Acionar; Direccional - Direcional.
Eliminação de alguns acentos gráficos
Palavras graves com ditongo ói: bóia - boia
Supressão do hífen.
Compostos em que se perdeu a noção de composição: Manda-chuva - mandachuva; pára-quedas - paraquedas.
Uso de inicial minúscula
meses e estações do ano.
Uso facultativo de minúscula ou maiúscula
Disciplinas escolares, cursos e domínios de saber. Países que fazem parte do acordo Angola
Moçambique
Cabo Verde
Guiné-Bissau
São Tomé e Príncipe
Timor Leste
Brasil
Portugal. Angola O nome Angola é uma derivação portuguesa do termo bantu N’gola, título dos reis do Reino do Ndongo existente quando os portugueses se estabeleceram em Luanda, no século XVI. Independência foi conquistada em 1975. Angola situa-se na costa atlântica Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo. Cabo Verde Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país insular africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas, está localizado no Oceano Atlântico. Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa. Foi colônia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975. Guiné - Bissau A Guiné-Bissau, oficialmente República da Guiné-Bissau, é um país da costa ocidental de África. Integra ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o Arquipélago dos Bijagós. Foi  colônia de Portugal desde o século XV até proclamar unilateralmente a sua independência, em 1973, reconhecida internacionalmente, mas não pelo colonizador. Tal reconhecimento por parte de Portugal só veio em 1974.  Portugal Portugal, oficialmente República Portuguesa é um país unitário localizado no Sudoeste da Europa, o território português tem uma área total de 92 090 km². Nos séculos XV e XVII, como resultado de pioneirismo na Era dos Descobrimentos , Portugal expandiu a influência ocidental e estabeleceu um império que incluía possessões na África, Ásia, Oceania e América do Sul, tornando-se a potência econômica, política e militar mais importante de todo o mundo.  Moçambique, oficialmente República de Moçambique, é um país localizado na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Tanzânia. Esta antiga colônia de Portugal, obteve a sua independência a 25 de Junho de 1975. Moçambique São Tomé e Príncipe São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes. Estado insular. As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses as descobriram. Foi então, uma colônia de Portugal desde o século XV até sua independência em  1975. Brasil Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil,  é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população, com mais de 192 milhões de habitantes. É o único país falante da língua portuguesa na América e o maior país lusófono do mundo, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do planeta, resultado da forte imigração vinda de muitos países.
Full transcript