The Internet belongs to everyone. Let’s keep it that way.

Protect Net Neutrality
Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Módulo 4- Processos relacionais e comportamento profissional

No description
by

Bruno Lopes

on 13 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Módulo 4- Processos relacionais e comportamento profissional

Resumo
As Atitudes:
Definição de atitude.

O que são Atitudes?
As atitudes são conceitos de avaliação em relação a algo, que podem ser negativos ou positivos. Sendo interiores, não podem ser observadas directamente, pelo que são apenas inferidas pelos comportamentos manifestados, mais ou menos estáveis ao longo do tempo.

Atitude e comportamento não são sinónimos, mas relacionam-se. Podemos ter uma atitude em relação a algo sem nunca a manifestarmos. Por exemplo podemos ser contra o aborto sem nunca exteriorizarmos essa atitude no nosso comportamento. No entanto, é a partir do comportamento que podemos conhecer as atitudes que lhe são subjacentes.
Importância das Atitudes nas Interações Sociais
As atitudes têm uma importância enorme nas nossas interacções sociais, uma vez que condicionam o nosso comportamento em relação a algo. As atitudes garantem-nos certo conhecimento do mundo e dos outros, permitem-nos não só evitar alguns desgostos mas também ter algumas vantagens.

Preocupamo-nos com o que os outros vão pensar se nos comportamentos desta ou daquela maneria dado que não somos insensíveis aos outros, daí que pensemos bem em qual a nossa atitude face a algo.

Formas em que a atitude está presente
As Atitudes são tendências mais ou menos estáveis que temos para responder de forma positiva ou negativa a algo. As atitudes são aprendidas e interiores ao sujeito. Por isso não são directamente observáveis. Possuem várias componentes e características.
Conclusão
Espero que tenham gostado do trabalho e ficado a perceber o que são atitudes!
Embora não sejam apenas as atitudes a condicionar o nosso comportamento, elas estão quase sempre presentes.
Podemos ter atitudes em relação a quase todas as coisas: um carro, um livro, os amigos, os colegas de trabalho,jogo de futebol, o Presidente da Republica, a solidariedade ou a democracia.

Características e componentes das atitudes
As atitudes possuem três características:
Uma já foi referida, é o facto de constituírem uma avaliação, de serem positivas ou negativas.

Outra característica é a sua intensidade. Apesar de podermos ter atitudes semelhantes a outras pessoas, não significa que as tenha com a mesma intensidade. São semelhantes no sentido de serem na mesma direcção, positiva ou negativa, mas não têm necessariamente a mesma intensidade. Podemos ter uma posição favorável em relação ao aborto, tal como um nosso amigo, mas enquanto ele tem uma atitude mais radical, a nossa é mais moderada.

Uma outra característica das atitudes é a sua acessibilidade, ou seja, o facto de poder ser activada automaticamente da memória quando nos confrontamos com o objecto da atitude, o que está ligado á força com que as atitudes são aprendidas e á frequência com que são utilizadas.

Componentes das atitudes
Quando temos uma atitude em relação a algo estão envolvidas emoções e crenças que, normalmente, originam certos comportamentos. Por isso mesmo costuma atribuir-se ás atitudes três componentes:
Módulo 4- Processos relacionais e comportamento profissional

Psicologia
Escola Secundária de Porto de Mós 2013/14
De acordo com Eagly e Chaiken, atitude é um constructo hipotético referente á «tendência psicológica que se expressa numa avaliação favorável ou desfavorável de uma entidade especifica».
As atitudes não são directamente observáveis, isto é, são uma variável latente explicativa da relação e a situação em que as pessoas se encontram e o seu comportamento. Se virmos uma pessoa que requisita sistematicamente no clube de vídeo filmes sobre artes marciais (comportamento) podemos inferir que essa pessoa gosta de artes marciais (atitude).

Eagly e Chaiken (1993) explicitam ainda que as atitudes são uma tendência psicológica. Por tendência psicológica entende-se um estado interior, com alguma estabilidade temporal. A grande maioria dos autores considera as atitudes como aprendidas e portanto alteráveis. As atitudes expressam-se sempre através de um julgamento avaliativo.

1*
A componente cognitiva diz respeito aos nossos conhecimentos, convicções, crenças ou opiniões acerca de algo, o objetivo da nossa atitude.
De temos uma atitude em relação a alguma coisa também temos uma crença a seu respeito, seja ela vaga, ou especifica.
2*
A componente afetiva relaciona-se com a forma como sentimos o objeto da nossa atitude, relaciona-se com as nossas emoções em relação a ele, positivas ou negativas.
Constitui o sentimento de estarmos contra ou a favor de algo, de gostar ou de não de algo.

3*
A componente comportamental consiste na tendência para agir de acordo com as nossas convicções e emoções.
Trabalho Realizado por:
Bruno Lopes Nº2 10ºGDES
Full transcript