Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Engefoto - Apresentação meio ambiente

Apresentação para SIPAT voltado para conscientização do meio ambiente
by

Gustavo Arruda

on 15 May 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Engefoto - Apresentação meio ambiente

SIPAT - 2012
Meio Ambiente A vegetação de Minas Gerais Originalmente, a cobertura vegetal de Minas Gerais era constituída por dois biomas principais: Cerrado e Mata Atlântica.
O Cerrado ( também conhecido como campo sujo, campo limpo, mata seca, etc) ocorre em praticamente metade de Minas Gerais, principalmente no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Metropolitana de BH, Central Mineira, Nordeste, Noroeste e Norte de Minas.
A Mata Atlântica ocupava a segunda maior área de ocorrência em Minas Gerais, nas regiões da Zona da Mata, Campos das Vertentes, Sul, Metropolitana de BH, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri. Foi fortemente devastada, ocorrendo atualmente em áreas restritas. A vegetação de Minas Nosso trabalho está ligado à natureza. E às vezes, mesmo sem saber podemos ser também responsáveis pela destruição de parte de uma vegetação, de um recurso hidrico, de um ecossistema.

Precisamos entender o que está ao nosso redor, para que saibamos o impacto de cada um de nossos atos. Somos responsáveis pelas nossas atitudes e também pelas suas consequencias.

Não pense que você está sozinho na proteção da natureza, e sim que está servindo de exemplo para outras pessoas. Na região em que estamos trabalhando, a vegetação varia entre a Mata Atlântica e a região de campos, comuns em trechos mais altos do relevo Formas de proteção ambiental Reservas de proteção integral são áreas de proteção que tem acesso restrito a pesquisadores e/ ou educadores. podem ser constituidos de áreas públicas ou particulares. área de uso sustentável busca a proteção de habitats, garantindo a diversidade biológica, promover o uso sustentável dos recursos naturais ou fortalecer comunidades que sobrevivam com os recursos naturais.
Estas áreas tem regras próprias de visitação, variando de uma unidade para outra. Em nossa área de estudo, não existem áreas de proteção ambiental.
Isso não quer dizer que devemos desmatar ou poluir a natureza. AGORA QUE CONHECEMOS UM POUCO DA NOSSA REGIÃO.... ENTENDA POR QUE É TÃO IMPORTANTE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE. ATUALMENTE, SEGUNDO DADOS DE 2009 FORNECIDOS PELO bANCO MUNDIAL, SOMOS MAIS DE 6,5 BILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO. MAS ESTATÍSTICAS MOSTRAM QUE ATÉ 2050, A POPULAÇÃO MUNDIAL CHEGARÁ A 9,3 BILHÕES DE HABITANTES COM este AUMENTO DA POPULAÇÃO, ALIADO A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DE RENDA DE VÁRIOS PAÍSES, O CONSUMO MUNDIAL DE RECURSOS NATURAIS CHEGARÁ A 140 BILHÕES DE TONELADAS, três vezes mais que o consumo atual. NESSA QUANTIDADE, OS RECURSOS NATURAIS NÃO SERÃO SUFICIENTES PARA SUPRIR AS NECESSIDADES HUMANAS. E PARA EVITAR QUE ISSO SE TORNE REALIDADE, TEMOS QUE REPENSAR NOSSO ESTILO DE VIDA... Cada vez mais precisamos fazer uso racional dos recursos naturais. E para isso, precisamos fazer de nossas atitudes cada vez mais sustentáveis. Também é o fornecimento de bens e serviços a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, ao tempo que reduz progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida, a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada da Terra. Um cidadão responsável ambientalmente:

Avalia constantemente suas ações evitando agredir o meio ambiente e ainda economizando com tais práticas.

Tem a oportunidade de desempenhar um papel importante na conscientização das pessoas e exerce seu poder de consumidor escolhendo marcas socialmente responsáveis. A ATIVIDADE HUMANA PRODUZ MUDANÇAS NO CLIMA MUNDIAL. PERCEBE-SE O AUMENTO DE FENÔMENOS CLIMÁTICOS COM IMPACTO EM NOSSA VIDA, CAUSANDO TRAGÉDIAS E MUDANÇAS PROFUNDAS EM NOSSO COTIDIANO.
TER CONSCIÊNCIA ECOEFICIENTE É ALIAR AS NECESSIDADE HUMANAS E O EQUILÍBRIO DA NATUREZA. PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE, PODEMOS: Em relação a água
Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ou lavamos a louça.
Verificar se torneiras e descargas tem vazamentos.
Diminuir o tempo do banho.
Usar regador ou balde em vez de mangueira.
Não descartar óleo de cozinha na pia.
Não jogar lixo em lagos, rios ou no mar.
Informar a distribuidora sobre vazamentos Energia Elétrica (tanto em casa quanto no trabalho):

Verificar etiqueta ou selo de eficiência energética antes de comprar um novo equipamento.

Use lâmpadas mais eficientes (fluorescentes compactas) e apagando a luz quando o ambiente estiver desocupado.

Instalar aparelho de ar condicionado em local de sombra.

Verificar fiação elétrica para diminuir a perda de energia Verifique, regularmente, a borracha de vedação da geladeira.
Reduza o uso do forno elétrico.
Desligue os equipamentos eletrônicos: impressora, fax, copiadoras e computadores ao final do expediente ou quando não estiver uso.
Desligue, quando possível, os aparelhos que possuem stand-by da tomada. Economize combustíveis em casa e nos deslocamentos:

Fogões (gás de cozinha)
Transporte ( gasolina, alcool e diesel)
Regule sempre o motor
Calibre os pneus
Dirija de maneira tranquila, sem trancos e freadas bruscas. Em casa e no trabalho:

Reduza seu lixo – evite o consumo de supérfluos e evite embalagens descartáveis.

Faça a coleta seletiva. Separe o lixo orgânico
dos materiais recicláveis.

SEPARE adequadamente os resíduos perigosos – lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias usadas não podem ser misturadas ao lixo comum. Leve estes resíduos aos Pontos de Coleta indicados pelos fabricantes ou pontos de venda. SEMPRE QUE FICAR EM DÚVIDA, LEMBRE DA LETRA "R"

REDUZA
REUTILIZE
RECICLE Pense nisso:

Se for ao mercado, procure utilizar sacola retornável.
Em algumas cidades ou estados já há proibição do uso de sacolas comuns em mercados. Por que não aderir a idéia?

Se imprimir algo, verifique a real necessidade ou a possibilidade de utilizar rascunho, economizando papel, tinta e energia.

Se precisar adquirir algum produto, verifique o impacto que ele causará em relação a natureza. Se for substituir algum aparelho eletrônico, se o antigo aparelho estiver funcionando, pense em doá-lo ou vendê-lo. Isso porque:

Segundo a Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, Atualmente, são produzidos por dia, cerca de 180 mil toneladas de lixo urbano.
e para cada tonelada de lixo, são gastos em média 80 reais para a coleta, mais 70 reais para custear o aterro. ou seja, além de ser ambientalmente incorreto, é caro! falando nisso segundo o decreto 7404/10, Os consumidores deverão efetuar a devolução após o uso, aos comerciantes ou distribuidores, dos produtos e das embalagens de: - -
- agrotóxicos e seus resíduos;
- pilhas e baterias;
- pneus;
- óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
- produtos eletroeletrônicos e seus componentes. Antes de finalizar, mais algumas dicas:


- Quando visitar áreas naturais, faça o mínimo de ruído possível, não descarte lixo e caminhe pelas trilhas demarcadas para perturbar o mínimo possível os animais e não pisotear as plantas.
- Não consuma peixes e crustáceos de espécies ameaçadas, super exploradas ou pescadas de forma predatória.
- Não compre nem libere na natureza animais e plantas exóticas, que podem se proliferar e eliminar as espécies nativas.
- Não traga lembranças de viagem feitas com componentes de espécies ameaçadas ou vulneráveis, como por exemplo, corais, marfim, cascos de tartarugas e peles. Afinal de contas

O meio ambiente é um sistema integrado e em equilíbrio.

Alterar este equilíbrio pode significar a insustentabilidade do planeta e transformar o seu futuro. Meio ambiente na SIPAT Realização: maio de 2012 Fauna

A fauna é representada por animais como lobo, gato do mato, jaburiti, paca, tatu, raposa, coelho, jaguatirica, além das aves curió, tico-tico e pintassilgo. SUSTENTABILIDADE E ECOEFICIÊNCIA

Expressões que definem ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais sem comprometer as próximas gerações.

O conceito de sustentabilidade está diretamente relacionado ao uso consciente de recursos naturais e um modelo de desenvolvimento que não esgote o meio ambiente, mas preserve sua existência para o futuro.

Full transcript