Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Linha do Tempo - Evolução do Pensamento em Logística

No description
by

Evandro Camargo

on 7 October 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Linha do Tempo - Evolução do Pensamento em Logística

1916
1950
2010
1911
Linha do Tempo - Logística
Administração Científica
Principal publicação: "The Principles of Scientific Management" (Princípios da Administração Científica), Frederick Taylor (1856-1917).
O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional, por meio da organização racional do trabalho.
A preocupação de Taylor era encontrar "a melhor maneira" de realizar cada trabalho, com ferramentas adequadas, evitando desperdícios e ineficiências.
Escola Clássica
Vê a organização como um organismo e a estuda como se fora um fisiologista, dissecando-a, decompondo-a em partes, visualizando suas relações internas.
Enquanto Taylor se preocupava com o trabalho dos operários e dos gerentes de linha, Fayol se voltava para o trabalho de todos os administradores.
Escola Estruturalista
Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
Mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.
A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
Escola Neoclássica


Ênfase na prática da administração;
Reafirmação relativa das proposições clássicas;
Ênfase nos princípios gerais de gestão;
Ênfase nos objetivos e resultados.
Sistema Toyota de Produção
Principal publicação: "Toyota production system: beyond large-scale production (O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala), Taiichi Ohno (1912-1990).

O Sistema Toyota de Produção é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 1948 e 1975, que aumenta a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício, como a de tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte e inventário desnecessário. O sistema integra o
lean manufacturing
,
just-in-time
,
kanban
e o nivelamento de produção ou
heijunka
.
Logística Reversa
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial.


1927
Escola das Relações Humanas
Integração social como determinante da produção, ou seja, quanto maior sua integração social no grupo maior será sua vontade de produzir, ao contrário do que dizia a Escola Clássica, que coloca fatores físicos como determinantes.
Comportamento do empregado é baseado no comportamento dos grupos e organizações informais, cada empregado não age isoladamente.
As necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais.
O despertar para as relações humanas dentro das organizações.
A ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas.
A importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas, eram realizadas trocas de posição para evitar a monotonia, mesmo que provocassem queda na produtividade aumentavam a moral do grupo.
1946
1975
Fundação CSCMP
Fundado em 1963, o Conselho de Profissionais de Gestão da Cadeia de Suprimento (CSCMP) é a associação profissional mundial preeminente dedicada ao avanço e disseminação de pesquisas e conhecimento sobre a gestão da cadeia de suprimentos. Com mais de 8.500 membros que representam segmentos de quase todos indústria, governo e academia de 67 países, membros CSCMP são os principais praticantes e autoridades nas áreas de logística e gestão da cadeia de suprimentos.
1963
Personagem central: George Elton Mayo (1880-1949), cientista social australiano, que realizou diversas experiências, as mais importantes em Chicago, na fábrica Hawthorne da Western Electric Company.
Principal publicação: "Administration Industrielle et Genéralle" (Administração Industrial e Geral), Henri Fayol (1841-1925).
Principal publicação: "Die protestantische Ethik und der 'Geist' des Kapitalismus" (A ética protestante e o 'espírito' do capitalismo), Max Weber (1864-1920).
Principal publicação: "Concept of the Corporation" (Conceito da Corporação), Peter Drucker (1909-2005).
Full transcript