Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Globalização e Transformações Socioespaciais

No description
by

Rúbia Loureiro Ferreira

on 20 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Globalização e Transformações Socioespaciais

Globalização e Transformações Socioespaciais
.
Durante a maior parte da história da humanidade, os diferentes povos e suas culturas estavam restritos a redes de culturas locais. O desenvolvimento dos meios decomunicaçao de transporte, sobretudo na terceira fase da Revolução Industrial, possibilitou ampliar o fluxo de pessoas ,mercadorias e informações.A globalização é marcada pela compressão do tempo e do espaço: as distancias parecem ser "menores' e o tempo parece ser mais '' veloz ".
Aspectos culturais da globalização
Uma das características da Globalização é colocar as pessoas em movimento. Esse movimento nao necessariamente é fisico: as pessoas se movem mentalmente Diante do Computador ou da Televisão, que fornecem, a todo instante , informações sobre realidades diferentes. Quanto a homogenização de Valores,pode-se dizer que a globalização, por ser liderada por países das chamadas culturas ocidentais, promovem uma gradativa ocidentalização do mundo.
Globalização e Ocidentalização
A ocidentalização ocorre também no âmbito dos valores sociais e políticos, como pretensão das grandes potências ocidentais de instituir a democracia em países considerados não democráticos,a exemplo de alguns regimes teocráticos islãmicos. As manifestações de intregabtes da cultura islãmica contra os Estados Unidos são causadas em grande parte, pelas diversas tervenções políticas, militares e econômicas em países de cultura árabe-islãmica, sobretudo no Oriente Médio
Ocidentalização
versus
Multiculturalismo
Território e lugar são categorias fundamentais para a compreenção do espaço geográfico e de suas tranformações. Essa trnformação decorre das relações de poder ( econômico,político,miitar e cultural) entre os lugares.Essas relações se controem com a instauração do que Milton Santos denominou de FIXOS-cidades,portos,aeroportos,antenas e etações de telecomunicação dentre outros- e de redes ou FLUXOS-expressão utilizada por esse mesmo geógrafopara designar as formas de circulação de pessoas, informações, capitais e mercadorias.
O território e o lugar no contexto da globalização
Aspectos Socioeconômicos globalização
O processo histórico de internacionalização da econômia que se intensificou a partir da década de 1990 vem transformando as estrutura econômicas,políticas ,socias e culturais do mundo contemporânio a auma velocidade incompravavelmente maior do que a de períodos históricos anteriores.
A redução da pobreza global
A posição de que os benefícios da globalização econômica são maiores do que os problemas por ela gerados é defendida por alguns setores da sociedade,sobretudo pelos neoliberais. Sob esse ponto de vista, entende-se que a aberturados mercados e a busca da integração econômica em nível mundial aumentam as possibilidades de geração de riquezas e,consequentemente contribuem para a superação das desigualdades globais.
O aumento das desigualdades socioespaciais
O inegavél desenvolvimento socioeconômico alcançado por alguns países subdesenvolvidos e emergentes nas últimas décadas pode ser situado no âmbito da globização econômica .Diante da seletividade dos lugares, alguns países se beneficiam dos fluxos econômicos globais, enquanto outros, porém, ficam á margem desses benefícios.
As diferenças de consumo
A expanção do consumo de bens e serviçços encontra-se na base do processo de globalização econômica. O incentivo ao consumo crescente por meio de marketing e da propaganda entre duas estratégias, gera um aumento na demanda por bens industrializados, o que leva o aumemto da produção industrial
Full transcript