O Cubismo dividiu-se em dois focos de pesquisa:
Cubismo Analítico (1907-1911)
Os cubistas . . .
- foram mais longe do que Cézanne e passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. (É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas).
- não representam, mas sugeriam a estrutura dos corpos ou objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas e com o predomínio de linhas retas.
- os artistas representavam os objetos como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e todos os volumes.
- Caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos.
- Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela.
- Coloca na pintura a representação do tempo – a quarta dimensão – é como se o espectador girasse ao redor dela.
- As cores predominantes eram pobres e fortes: preto, cinza, marrom e ocre.
"Ma Jolie" (Woman with a Zither or Guitar), 1911, de Picasso
Pablo Picasso - Accordionist, 1911
Violin and Pitcher – Georges Braque
Garota com mandolin, de Picasso
- FASE NEGRA (1908 e 1909)
- Uma visão mágica, lírica e sobrenatural do mundo.
P
a
b
l
o
A fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
Cubismo Sintético (1911)
- Reação à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura.
- Picasso e Braque passaram a introduzir colagens de letras, tecidos, jornais, envelopes, selos, baralhos, embalagens de cigarro e outros elementos da vida diária (precursora da Pop Art).
- Os artistas procuravam, com isto, colocar símbolos da vida em uma obra que se afastava da figura humana.
- A decomposição da forma era menos fragmentada. Reunidas, as partes formavam uma síntese de elementos, embora a figura continuasse geometrizada e vista de um só ângulo.
- Era uma tentativa de tornar as figuras novamente reconhecíveis.
Picasso
Braque
Natureza Morta com Cadeira de Palha, Picasso
A garrafa de Bordeux -Gris
Nu descendo escada, Duchamp
APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS
- Principais artistas do movimento:
Picasso, Braque, Juan Gris, Léger, Lhote, Severini, Picabia, Fresnay, Villon, Marcel Duchamp, dentre outros.
V
Í
D
E
O
S
TV Cultura - Cubismo (24:55)
Cubismo (conceitos e imagens (4:24)
(Youtube c/adaptações)
CUBISMO
1907/1914
CUBISMO
Autorretrato (1907), de Picasso
O Cubismo foi uma reflexão intelectual e visual sobre a forma; mediante um exercício intelectual o artista reduziu as formas da natureza à pura geometria, apresentando-as simultaneamente ao espectador sob diversos pontos de vista.
O Cubismo rompeu totalmente com a pintura tradicional e com o último estatuto renascentista.
Les Demoiselles d'Avignon, Picasso
Luta entre Jacob e o Anjo (1861), de Delacroix
CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO
Abandono de um ponto de vista único
Isto significa que:
- existe uma perspectiva múltipla.
- cada plano é estudado em sua autonomia, simultaneamente, e sob vários pontos de vista, dando-nos uma visão completa do objeto/figura.
Pães e frutas sobre uma mesa, de P. Picasso
Pintura de Violino e Jarra, de G. Braque
Retrato de Pablo Picasso, de J. Gris
CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO
Negar uma representação fiel da natureza
A fotografia também influenciou o movimento
Os pensamentos do filósofo Bergson também foram importantes para o Cubismo. Ele afirmou que o observador acumula em sua memória um grande número de informações sobre um objeto do mundo visual externo, e que esta é uma experiência que constitui a nossa base intelectual.
Harbor en Normandia , de George Braque
Isto significa que:
- a forma de desenvolver esta experiência era distorcendo e superpondo paisagens.
- não se trata de refletir a realidade, senão a ideia que o artista tem desta realidade.
CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO
As figuras se reduzem a formas geométricas
Isto significa que:
- As formas geométricas invadem as composições.
- As formas observadas na natureza são traduzidas em cilindros, cones, esferas e cubos.
- A retina capta as fomas e a mente do pintor as simplifica.
"Fabrica de Horta del Ebro", de Picasso
"Depósito de Água de Horta, Horta de Ebro" de Picasso
Termo cunhado pelo crítico Louis Vauxcelles:
CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO
Austeridade cromática
Isto significa que:
- São poucas cores e pouco jogo de tons cromáticos.
- A cor não agregará significados complementares à obra.
- No geral, são aplicadas em pequenos toques sobre a tela, mas não representam a verdadeira cor do objeto.
Desaparece as gradações de luz e sombra
Isto se dá pela decomposição do volume.
CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO
Grandes volumes se rompem em outros menores.
Ausência de profundidade espacial.
Isto significa que:
- Os detalhes desaparecem e às vezes os objetos são apresentados em apenas um de seus aspectos.
“Es una pintura compuesta de pequeños cubos”
P
I
C
A
S
S
O
Natureza-morta, de Paul Cézanne
Paul CÉZANNE preocupou-se com a estrutura da composição e simplificou a natureza em formas geométricas, preconizando assim, o Cubismo.
Historicamente, o Cubismo originou-se na obra de Cézanne - para ele, a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.
3ª SÉRIE – EXERCÍCIO DE REVISÃO
ARTE AFRICANA E CUBISMO – NO QUADRO
a) Características da arte africana
Carregada de significados
Sobrenatural e místico
Geometrização
Tons terrosos
Primitivismo – formas simplificadas
Distantes das regras e conceitos da História da Arte.
QUESTÕES
1) As influências da arte africana na arte de Picasso. Quais elementos presentes na obra Les demoiselles d'Avignon claramente advindos da arte africana?
2) Quais os dois focos do cubismo? Dê características? (PREZI)
3) Picasso e suas fases – Quais são? Dê características de cada uma delas. (PREZI)
É MUITO IMPORTANTE ESTUDAR, COM ATENÇÃO, OS ARQUIVOS (PREZI).
CURIOSIDADES SOBRE OBRAS DE ARTE
1. Os Jogadores de Carta, de Paul Cézanne (1892/93) - Quanto: 260 milhões de dólares (U$ 250 milhões, sem correção monetária) - Quem comprou: A família real do Qatar, em 2011. A compra milionária tornou quadro de Cézanne uma das obras de arte mais valiosas atualmente pertencentes a um acervo privado.
2. No. 5, 1948, de Jackson Pollock (1948) - Quanto: 160,8 milhões de dólares (U$ 140 milhões, sem correção) - Quem comprou: Não foi revelado o nome do comprador. É a venda mais alta de uma obra contemporânea.
3. La Rêve, de Pablo Picasso (1932) - Quanto: 155 milhões de dólares - Quem comprou: O famoso empresário de Wall Street, Steven A. Cohen, em março de 2013.
4. Woman III, de Willem de Kooning (1951/53) - Quanto: 154,5 milhões de dólares (U$ 135 milhões, sem correção) - Quem comprou: Steven A. Cohen novamente. O colecionador de arte, considerado o 106º homem mais rico do mundo pela Forbes, arrematou o quadro de Konning em 2006.
5. Retrato de Adele Bloch-Bauer I, de Gustav Klimt (1907) - Quanto: 135 milhões de dólares - Quem comprou: O empresário estadunidense Ronald Lauder, em 2006. Está em um museu em NY.
6. Retrato de Dr. Gachet, de Vincent van Gogh (1890) - Quanto: 148,3 milhões de dólares (U$ 82,5 milhões, sem correção) - Quem comprou: O empresário japonês Ryoei Saito, em 1990. Saito chocou o mundo ao pagar uma fortuna, muito acima do “preço de mercado”, pelo quadro do holandês. E não parou por aí: dois dias depois ele fez outra compra milionária (o próximo item dessa lista) e deu chá de sumiço nas duas importantes obras.
7. Le bal du moulin de la galette, de Pierre-Auguste Renoir (1876 - Quanto: 140,3 milhões de dólares (U$ 78,1 milhões, sem correção) - Quem comprou: Ryoei Saito, novamente. Além dos gastos extravagantes, o japonês causou revolta ao declarar que, quando morresse, queria que os quadros de van Gogh e Renoir fossem enterrados com ele.
8. Garçon à la Pipe, de Pablo Picasso (1905) - Quanto: 127.9 milhões de dólares (U$ 104,2 milhões, sem correção) - Quem comprou: Dizem por aí que o empresário Guido Barilla teria sido o responsável por arrematar, em 2004, a obra de Picasso. Mas, apesar dos rumores, nunca foi divulgado o nome real do comprador que investiu uma fortuna no trabalho concluído quando o pintor espanhol tinha 24 anos.
9. O Grito, de Edvard Munch (1895) - Quanto: 121,1 milhões de dólares (U$ 199,9 milhões, sem correção) - Quem comprou: O empresário estadunidense Leon Black, em 2012.
10. Nu, folhas e busto, de Pablo Picasso (1932) - Quanto: 113,3 milhões de dólares (U$ 106,5 milhões, sem correção) - Quem comprou: Um comprador desconhecido arrematou a obra de Picasso, em 2010. Assim como La Rêve, o quadro é um retrato de Marie-Thérèse Walter, amante do artista e mãe de sua filha Maya Widmaier-Picasso.
Fonte: Superinteressante - 19 de abril de 2013
Cubism
(1)
- FASE AZUL (1901-1904)
- Composições monocromáticas.
Primeira comunhão (1896)
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santissima Trinidad Ruiz y Picasso.
- O artista mais famoso e versátil do século XX , nasceu em Málaga, no Sul da Espanha, em 25 de outubro de 1881, e faleceu em 08 de abril de 1973, aos 92 anos.
- Em sua obra é perceptível a influência que sofreu das arte grega, ibérica e africana.
- Antes de completar 15 anos, Picasso pintou seu primeiro quadro acadêmico a óleo - Primeira Comunhão (1896).
- A linha divisória foi a obra Les demoiselles d'Avignon.
- Calcula-se que tenha produzido mais de 60 mil obras.
O ARTISTA
. . .
Ciência e Caridade (1897)
no trabalho.
- FASE ROSA (1904-1907)
- O amor por Fernande origina muitos desenhos sensuais e eróticos;
- Com a paixão de Picasso pelo circo, iniciam-se os ciclos dos saltimbancos e do arlequim.
Guerra Civil Espanhola
(4:04)
- Encomendada pelo Governo Republicano Espanhol para traduzir o drama da pátria arrasada pelo fascismo durante a Guerra Civil Espanhola.
- Exilada por mais de 40 anos em Nova York, só voltou para Barcelona em 1981.
Homem de braços levantados
O contexto da obra
O que você acha que significa?
Bombardeio a Guernica (1:14)
Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808
- Homem de braços levantados
- Mulher que sai da escuridão
- Rosto boquiaberto
- Mão disforme segura um candeeiro
- Lâmpada (candeeiro elétrico)
- Cavalo em agonia
- Touro
- Mãe que carrega uma criança no colo
- Figura mutilada e Espada partida
No lado direito superior, destaca-se a figura de um homem com os braços levantados e boca aberta.
Esta figura pode simbolizar duas coisas: o homem está apavorado e parece tentar deter as bombas que são lançadas sobre a cidade; ou faz uma analogia a figura principal da obra "Os fuzilamentos de 03 de maio de 1808", de Goya.
Mulher que sai da escuridão
Sua expressão de completo esgotamento, como se carregasse um grande fardo, e seu rosto erguido na direção da luz pode ter uma certa semelhança com as imagens de Jesus Cristo carregando a cruz.
Na parte direita superior e ao centro, aparece uma figura que parece surgir por debaixo das telhas. Essa figura, de rosto dominador, olha horrorizada para o cavalo ferido e parece não acreditar no que estava a ver.
Sopa
A direita, pode-se ver a figura de uma mulher que parece sair da escuridão para dentro de um cone de luz. Sua expressão é de completo esgotamento, como se carregasse um grande fardo, e seu rosto erguido na direção da luz pode ter uma certa semelhança com as imagens de Jesus Cristo a carregar a cruz. Essa imagem pode ser uma tentativa de expressar o sofrimento humano, mas sem simbolizar explicitamente o cristianismo.
A tragédia
Lâmpada (candeeiro elétrico)
Mão disforme segura um candeeiro
(10)
No centro superior da tela, próximo à cabeça do cavalo, existe um braço que se parece com uma nuvem. A mão disforme segura um candeeiro, muito comum nas casas dos camponeses. Esse candeeiro liberta uma luz suave, que poderia simbolizar a luz da consciência, assim como o candeeiro elétrico.
Devido ao seu formato de sol, essa figura pode sugerir o "olho de Deus", que vê tudo vê.
Na parte central do quadro, vemos um cavalo em agonia, este está caído de joelhos, como se estivesse a sentir as dores provocadas por uma enorme ferida aberta. A cabeça do cavalo está voltada para o touro. Da boca do cavalo parece sair um rugido feroz, de ira e dor. Esse rugido parece estar direcionado para a figura do touro, ao lado. O cavalo pode representar a angústia do povo espanhol. No entanto, alguns críticos de arte, defendem que devido aos traços rígidos, quase patéticos, representam o general Franco.
Menino com cachimbo
(US$ 104.000.000,00)
Mãe que carrega uma criança morta nos braços
O velho guitarrista cego (1903)
No lado esquerdo da tela encontra-se o touro. Outra figura ambígua, pois pode estar representada a resistência do povo espanhol, mas o touro, que representa brutalidade, pode simbolizar o general Franco.
Repare que o touro está parado, a abanar a cauda, como se, após um ataque bem-sucedido, recuasse para ver os "estragos feitos no adversário" e se preparasse para o próximo ataque. A presença do touro deve-se também ao fascínio que Picasso sempre teve por touradas, e que aparece frequentemente nas suas obras.
A mãe, que carrega uma criança morta nos braços, talvez seja a de mais fácil interpretação. Nessa imagem percebe-se claramente a dor que sente uma mãe quando perde um filho.
Figura mutilada e Espada partida
GUERNICA (1937)
A GUERRA
Toda a lateral inferior esquerda é ocupada por uma figura totalmente mutilada, que pode ser um guerreiro. Repare que, apesar de ter a cabeça e os braços cortados, o guerreiro está agarrado a uma espada partida, simbolizando, assim, a resistência do povo espanhol. Próximo da sua mão, encontra-se uma flor, símbolo da esperança de uma nova era.
A bebedora adormecida
Refeição do homem cego
A guerra chegava e com ela a crítica de Picasso, que em 1944, filia-se ao Partido Comunista. Guernica (1937), uma de suas obras mais conhecidas, foi uma protesto contra o sangue derramado no bombardeio à cidade basca.
“Comecei a pintar em azul, quando percebi que Casagemas havia morrido”, escreveu Picasso. Casagemas era amigo de Picasso e cometeu suicidio em 1901, após ter sido rejeitado por uma mulher por quem estava apaixonado.