Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Física Quântica

No description
by

on 31 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Física Quântica

1803 Física
Quântica 1500 2013 1600 1700 1800 1900 2000 Isaac Newton (1643-1727) luz é constituida por corpúsculos 1905 Efeito Fotoelétrico Experiência de Interferência de Young Thomas Young (1773-1829) William T. Kelvin Era completamente determinística Sabendo as condições iniciais Pode-se prever o comportamento do sistema Catástrofe do
Ultravioleta Simulação 1923 Interferência
e difração Teoria Ondulatória Teoria Corpuscular Efeito Fotoelétrico
e Efeito de Compton Teoria Ondulatória Teoria Corpuscular Dualidade
onda-partícula Luz... Emitida e absorvida quantidades discretas (fotões) Transportada ondas 1927 Princípio de Incerteza de Heisenberg Werner Heisenberg (1901-1976) É impossível conhecer simultaneamente a posição e o momento linear de uma partícula... Quanto menor for a incerteza no valor da posição de uma partícula, maior será a incerteza no valor do seu momento liear Nova abordagem da Mecânica, Mecânica Quântica Nesta altura, a Física Atualmente já não há nada importante a ser descoberto na Física, resta apenas obtermos mais medições e com melhor precisão 1900: Nascimento da Física Quântica Bibliografia HAWKING, Stephen. Breve História do Tempo. Editora Gradiva. 1ªEdição, 1988.
DAVIES, Paul; BROWN, J.R. O Átomo Assombrado. Ciência Aberta. Gradiva. 1ª edição, 1991, Lisboa.
EINSTEIN, Albert; INFIELD, Leopold. A EVOLUÇÃO DA FÍSICA, De Newton até à Teoria dos quanta. Edição Livros do Brasil, Lisboa.
BORN, Max. FÍSICA ATÓMICA. Fundação Calouste Gulbenkian. 3ªEdição, Lisboa. Tradução de ATHOMIC PHYSICS, Eighth Edition, 1969.
MACIEL, N.; VILLATE, J. E.; AZEVEDO, C.; BARBOSA, F. M. EU E A FÍSICA 12 (2ªparte)- Física 12ºano. Porto Editora. 1ª Edição, 2009.
BIBLIOTECA GERAL DE CONSULTA – FÍSICA|QUÍMICA. Arte Hogar Europa. Edição 2001.
ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Editora Verbo, 1983.
DICIONÁRIO BREVE DE FÍSICA. Editorial presença. 1ª Edição, 1996. vai contra o
pensamento determinista Predizer a posição e velocidade futuras necessário conhecer posição e velocidade
atuais radiação sobre as partículas faz-se incidir pois, para alterar o seu estado, impossibilitando
a sua previsão o que vai O eletrão não descreve trajetórias bem definidas em torno do núcleo Como serão as trajetórias das partículas em outros sistemas diferentes do átomo? Escola de Copenhaga podemos apenas calcular a probabilidade de a partícula se encontar na vizinhança de uma determinada posição 1925 Erwin Schrödinger (1887-1961) Equação de Schrödinger O papel da equação de Schrödinger na Mecânica Quântica equipara-se ao papel da Segunda Lei de Newton na Mecânica Clássica Partículas:
-não são matéria concentrada à volta de um ponto - nuvem de matéria distribuída numa região do espaço e com possíveis valores de momento linear também distribuídos numa região do espaço. Deus
não joga
aos dados! Segundo Einstein, deveria faltar à mecânica quântica algumas variáveis escondidas, que permitissem saber com certeza o estado de uma partícula. Efeito fotoelétrico é usado nas células fotoelétricas para produzir eletricidade a partir da luz. Heinrich Hertz (1857-1894) Um dos problemas da fisica clássica era o efeito fotoeletrico. Uma década mais tarde... Descoberta do eletrão Física classica Quanto maior intensidade da luz maior seria a energia transferida para os eletrões no metal e maior seria a probabilidade de serem emitidos eletrões para fora do metal. Exprimentalmente Para que sejam emitidos eletrões, a luz deve ter uma frequencia superior a uma frequencia minima.

Cada metal tem diferentes valores de frequencia minima Em 1905 ...

Explicou:

-Existencia de uma frequencia limiar;

-Independencia entre intencidade da luz absorvida e a energia dos eletrões emitidos. Admitiu que a luz era constitiuda por particulas designadas por fotões.
Cada fotão tem uma energia iagual ao quantum de energia introduzido por planck:

E=hf frequancia constante de planck Max Plank Tentativa de interpretação radiação do Corpo Negro Fracasso da teoria da
radiação do corpo negro Interacção
da radiação
com a matéria A radiação
pode ser
absorvida e
emitida pelos
corpos Utilizações Tomografia Axial
Computadorizada
(TAC) Ressonância
Magnética
(RMN) Radiação Ionizante Pequeno comprimento de onda Para remover electrões Nasce a teoria Quântica a energia tem de ser um múltiplo de energia elementar- um quantum de energia 1924 proporcional à frequencia E=h.f Só pode ser absorvida/emitida em valores discretos - os quanta cada um com energia Constituição da Matéria 1897 Dalton só em proporções de numeros inteiros 1909 1913 Thomson Ernest Rutherford Núcleo atómico Simulação Arthur Compton (1892-1962) Louis de Broglie (1892-1987) - A Natureza é simétrica
- O Universo é composto por luz e matéria
- A luz: dualidade onda-partícula Matéria: dualidade onda-partícula 1900 Para altas frequências a emissão de um único quantum necessita de mais energia por isso são emitidos menos quanta na região do utravioleta. Neils Bohr
Full transcript