Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ENFERMAGEM E A HUMANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E SERVIÇOS DE S

No description
by

on 27 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ENFERMAGEM E A HUMANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E SERVIÇOS DE S

photo credit Nasa / Goddard Space Flight Center / Reto Stöckli
ENFERMAGEM E A HUMANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E SERVIÇOS DE SAUDE
CONCEITO
O que é Humanização????

A humanização é um processo que pode ocorrer em várias áreas, como Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, etc. Sempre que ocorre, a humanização cria condições melhores e mais humanas para os trabalhadores de uma empresa ou utilizadores de um serviço ou sistema.
Historia da Humanização na Enfermagem
Etica & Humanizaçã
As reflexões sobre a tarefa assistencial conduzem também ao campo ético. A questão ética surge quando alguém se preocupa com as conseqüências que sua conduta tem sobre o outro. Para que haja ética, é preciso ver (perceber) o outro. E, se para a assistência humanizada também é preciso perceber o outro, conclui-se que assistência humanizada e ética caminham juntas.
O trabalho de um profissional, qualquer que seja sua atividade, depende tanto da qualidade técnica como da qualidade interacional. Em medicina, a preocupação com a qualidade faz com que, em cada especialidade, se busque desenvolver a capacidade técnica, que faz parte do que chamamos de conhecimentos e habilidades relativos à área técnica; para a capacitação interacional do médico, de qualquer especialidade, torna-se necessária a instrumentalização para reconhecer e lidar com os aspectos emocionais da tarefa assistencial, isto é, o desenvolvimento de atitudes.
conclusão

O conhecimento das condições por que passa grande parte dos serviços de saúde nos mostra que é necessário que se reformule as práticas cotidianas de gestão e de atenção à saúde, substituindo culturas institucionais, infelizmente ainda muito disseminadas entre nós, que tendem, infelizmente, a "coisificar" as pessoas que utilizamos serviços de saúde intentando a satisfação de suas necessidades.

Assim, se entendemos e valorizamos o fato de que políticas públicas de humanização da atenção à saúde vêm sendo consolidadas nos últimos anos, devemos considerar que, para melhor atingir seus objetivos, devam se orientar pelo denominado princípio da humanidade, pelo qual o homem deve ser considerado como o centro da ação ética, aceitando-se a aplicação do imperativo categórico kantiano que afirma que a ação eticamente adequada deve considerar o homem como um fim em si mesmo, e não somente como um meio de satisfação dos interesses das diversas forças sociais atuantes na atenção em saúde
.
Humaniza SUS


A PNH é uma política nacional que busca qualificar o modo de atenção e gestão na rede do SUS, incluindo trabalhadores, usuários e gestores. Ela pode ser implantada em qualquer unidade/serviço ou secretaria de saúde. Atualmente existem experiências de implantação em todos os estados do Brasil de forma diversificada, pois a PNH pode atuar em todas as políticas do SUS, aumentando o grau de comunicação entre os grupos (de gestores, trabalhadores, usuários do serviço de saúde) e dentro desses grupos. Dependendo da região possui mais ou menos dispositivos da PNH já implantados ou em processo de implantação. Ela depende da decisão política e também da adesão dos trabalhadores, gestores e usuários do SUS para existir.
Condiçoes:
Humanas X Desumanas
Humanizar o atendimento em saúde é enaltecer o desejável comportamento ético e o arsenal técnico-científico, com os cuidados dirigidos às necessidades existenciais dos pacientes. Humanizar é também investir em melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da área, é alcançar benefícios para a saúde e qualidade de vida dos usuários, dos profissionais e da comunidade.

Atualmente, a humanização e o investimento no bem-estar do paciente vêm sendo objeto de intenso debate nacional e internacional, inclusive, a humanização dos serviços de saúde é um dos programas prioritários do Ministério da Saúde
Humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável.
Humanização na Saúde

A humanização na saúde implica uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Essa mudança altera o modo como usuários e trabalhadores da área da saúde interagem entre eles. A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores.

Enfermagem- 1AN
Docente- Iane
Dicente - Leandro coelho, Carina Alvino, Shirley Vanessa, Caliane do Vale, Valdenice Sacramento, Carla Brito, Rafaela Araujo, Renata.

ENFERMAGEM E A HUMANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E SERVIÇOS DE SAUDE

Florence Nightingale. Voluntária nos Campos Scurali na Criméia, pode exercer seu trabalho de humanismo e cristianismo praticando a assistência da enfermagem aos feridos de Guerra.

Nos seus 34 anos, já percebia a necessidade de mudar a assistência à saúde, que o ser humano necessitava reavaliar sua consciência, e que a Profissão-Saúde deveria ser o exemplo de dedicação e de ajuda ao próximo.

Criou o conceito de Terapia Intensiva, hoje resgatado pela SOBRATI no Brasil. Trabalhou de forma interdisciplinar e criou a Enfermagem Científica, num profissional humanizado, de conhecimento e dedicado.

Mas Florence percebeu que eram muitos os caminhos a serem trilhados pela Humanidade desprovida da fraternidade, guiada pelo materialismo e uma Sociedade individualista.

São 190 anos do seu nascimento e 155 anos da criação da Terapia Intensiva e de um modelo emergencial humano, interdisciplinar e técnico. Florence não percebeu a dimensão do seu trabalho que impactou na formação das UTIS mundiais, na ciência intensiva e na emergência democratizada e ética.
X
Agradecimentos
Enfermagem e Sociedade
Full transcript