Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Como definir uma estratégia de monitoramento em mídias digitais

Contratar um sistema de monitoramento é fácil! O complicado é definir uma estratégia de classificação dos itens.
by

Gustavo Franco

on 7 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Como definir uma estratégia de monitoramento em mídias digitais

Aprenda a lógica das buscas Member Member Member Member (cc) photo by theaucitron on Flickr http://bit.ly/xmS1FD Institucionais Produtos Estratégias de Monitoramento Concorrência Concorrentes Institucional Seda, Seda Shampoo, Shampo Seda, Xampu Seda, Seda Xampu, etc. Comece! Clima Resist Liso Perfeito Cabelos Secos Aqui serão inseridas palavras chaves ligadas aos produtos da empresa. Caso a empresa ofereça serviços, insira os títulos dos serviços (ex.:Lavagem de cabelo, corte de cabelo, maquiagem grátis, etc). É importante considerar os erros mais comuns que os usuários cometem ao digitar os termos em pesquisas nos canais. No caso da Seda, as variações da palavra shampoo: Xampo, Xampoo, etc. Monitorar a concorrência também é fundamental. O monitoramento de termos ligados a eles permitirá, mais tarde, comparações entre as variáveis selecionadas para o monitoramento. Como definir uma Estratégia de Monitoramento em Mídias Digitais
por Depois de aprender os operadores de busca, é hora de identificar quais as palavras chaves são necessárias para iniciar o monitoramento. O infográfico ao lado propõem um esquema de organização das palavras chaves ligadas ao seu negócio. Iremos utilizar o Shampoo Seda para exemplificar a seleção de palavras chaves e os processos de definição de estratégias deste monitoramento. Cada mídia social e cada buscador, possui seus "operadores de busca". Um operador de busca é uma expressão que define quais resultados você gostaria de obter quando digita um termo na caixa de pesquisa do Facebook ou Youtube, por exemplo. No Google quando digitamos um termo entre aspas (“google”), o buscador entende que gostaríamos de resultados literalmente idênticos ao termo que buscamos.

Um sistema de monitoramento, como Scup, Livebuzz, e tantos outros, servem para captar as menções nestes buscadores, sejam elas de produtos ou mesmo concorrência, de acordo com os operadores cadastrados. Estas ferramentas facilitam o trabalho, que de outra forma, seria praticamente interminável. No link abaixo, no blog do Scup, você encontra os operadores
de busca das principais redes e buscadores. Mercado Nesse tipo de monitoramento são utilizadas palavras-chave para marca e produtos. O objetivo aqui é entender o que se fala da sua marca, empresa e produtos. Em muitos casos é aplicável também a utilização de palavras-chave de outros elementos ligados a marca, como eventos patrocinados. Aqui não entram palavras relacionadas a concorrentes e mercado em geral. Detalhe importante: dependendo do tamanho e abrangência da marca e produtos, pode ser interessante separar um monitoramento para cada produto ou um geral para marca e produtos juntos. Nesse tipo de monitoramento são utilizadas palavras-chave relacionadas a concorrentes. O mais mportante aqui é seguir a mesma lógica do monitoramento criado para a própria marca. As mesmas buscas, nas mesmas redes, produtos semelhantes, para que seja possível uma comparação equivalente. Nesse tipo de monitoramento são utilizadas palavras-chave relacionadas ao mercado. O objetivo é realizar algum tipo de pesquisa de mercado, identificar tendências ou abrangência de determinados termos e como estão evoluindo com o tempo. Comece a monitorar! Spark Sentimento Otimize o monitoramento (cc) image by nuonsolarteam on Flickr Faça o levantamento das variações de palavra chave Defina as tags E no fim... Liso absoluto As tags são utilizadas para classificar o conteúdo. Defina de acordo com as variáveis do seu monitoramento. No exemplo da Seda, poderíamos utilizar uma tag para o produto A = "seda liso perfeito", outro para o produto B = "seda sem sal", um para elogio = "elogio", outra para crítica e, se houver alguma vigente no momento, uma para campanha = "campanha de verão". Elogio @seda Campanha de natal Crítica Seda A nuvem de tag irá ajudar a identificar qual assunto/campanha/variável esta predominando em determinado monitoramento. É uma informação pictórica estratégica, que pode ajudar na mensuração e na interpretação de resultados de ações no ambiente digital. (cc) photo by medhead on Flickr Defina no monitoramento quais menções a sua marca/produto serão consideradas negativas.No exemplo da Seda, poderíamos listar as seguintes situações:

quando um cliente menciona efeitos indesejados de determinado produto. “ Este shampoo detonou o meu cabelo! Esta parecendo um arame!”
quando um veículo de comunicação crítica as ações de marketing da empresa-
quando um cliente denigre o seu produto e enaltece o da concorrênciaA análise de sentimento deve ser humana.

No final, o que determinará o sentimento de uma menção é a experiência do analista que realiza o monitoramento e a percepção da semântica do comentário. Defina no monitoramento quais menções a sua marca/produto serão consideradas positivas.No exemplo da Seda, poderíamos listar as seguintes situações:

quando um veículo de comunicação veicula conteúdo considerado positivo referente a marca
quando um cliente denigre a imagem do concorrente, e enaltece a sua.
quando um cliente menciona efeitos positivos do produto. “Nossa, meu cabelo esta brilhando depois que usei Seda Liso Absoluto!”

A análise de sentimento deve ser humana. No final, o que determinará o sentimento de uma menção é a experiência do analista que realiza o monitoramento e a percepção da semântica do comentário. Defina no monitoramento quais menções a sua marca/produto serão consideradas neutras. No exemplo da Seda, poderíamos listar as seguintes situações:

quando um cliente menciona efeitos do produto, se elogiar ou criticar. “Usei Seda para os meus cabelos hoje no banho. Correria total!”
quando um veículo de comunicação veicula conteúdo informacional a respeito da marca, geralmente a mídia jornalística, que é imparcial frente a um fato;
quando um cliente menciona concorrentes e a sua marca, sem necessariamente atacar uma ou outra.

A análise de sentimento deve ser humana. No final, o que determinará o sentimento de uma menção é a experiência do analista que realiza o monitoramento e a percepção da semântica do comentário. Sentimento Institucional Monitoramento O que estão falando da minha marca? Esta é a principal curiosidade que as empresas tem ao iniciar uma estratégia digital. E com razão. Afinal, a web é o ambiente mais propenso hoje a espalhar determina informação a respeito dos produtos e da própria marca da organização. É imprescindível para o marketing, e para o negócio como um todo, estar ciente da imagem que esta sendo disseminada em rede a respeito da marca e se isso esta sendo positivo ou negativo.

Para realizar esta atividade, os profissionais de marketing digital utilizam técnicas e ferramentas de monitoramento.Monitorar as mídias sócias pode parecer complicado a principio. Afinal, são tantos canais, tantas plataformas e tantas variáveis, que parece impossível organizar toda a informação disponível da sua marca na internet. Sobre tudo se sua marca possuir forte presença digital e de mercado.

Nesta apresentação, buscamos organizar um método para definir uma estratégia de monitoramento em mídias sociais e digitais. Abrange não somente Facebook, Twitter, etc., como Google, Bing e principais buscadores. Para aplicar a estratégia presente neste material, você vai precisar utilizar um sistema de monitoramento. Indicamos a ferramenta Scup. Você pode obter mais informações a respeito no site – www.scup.com.br @gustavofranks Agora que você já definiu suas palavras chaves, as tags envolvidas e as regras de classificação de sentimento, registre tudo em um guia de monitoramento e comece a monitorar!
Full transcript