Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Sociedade e Cultura - 04

O Surgimento da Sociologia
by

Rafael Rocha

on 21 August 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Sociedade e Cultura - 04

O Surgimento da Sociologia A Revolução Industrial
(Século XVIII e XIX) A Revolução
Francesa (1789) A Revolução Francesa e a Revolução Industrial, que ocorreram na Europa no final do século XVIII e durante XIX foram essenciais para a desagregação da sociedade feudal e a consolidação do capitalismo. Estes acontecimentos históricos alteraram irreversivelmente o modo de vida mantido durante milhares de anos, e geraram novas configurações sociais que os pensadores da época não conseguiram explicar. Inigualáveis transformações sociais e políticas que se estenderam por todo o ocidente, marcadas pelos ideais de liberdade, igualdade e por uma inédita valorização do indivíduo como cidadão. Instituições que hoje consideramos comuns, como a democracia e o Estado de Direito, também nasceram nesse período. Foi com a Revolução Francesa que as pessoas passaram a ser vistas não apenas como portadoras de deveres, mas também de direitos em sua sociedade. Ascensão da burguesia ao poder político Burguesia Se torna também a principal força econômica da Europa. Burguesia Trabalhadores que não possuem nada além de sua força de trabalho para vender. Proletariado O surgimento da indústria levou a uma enorme migração de camponeses para as cidades, causando um crescimento desordenado destas e remodelando completamente as relações sociais entre seus habitantes. Efeitos: A Revolução Industrial se inicia na Inglaterra e rapidamente se dissemina pela Europa, marcando uma ruptura definitiva com o modo de vida feudal e agrícola que persisitiu durante centenas de anos na Idade Média. Londres em 1790 tinha aproximadamente 1 milhão de habitantes, e em 1841 este número ultrapassou os 2,5 milhões. Grande concentração nas cidades, consequência da intensa migração do campo para as metrópoles.
Substituição progressiva do trabalho humano por máquinas. Risco de desemprego torna-se uma constante.
Divisão do trabalho em partes especializadas proporcionou o aumento da produtividade, mas a redução das habilidades individuais.
Surgimento de novos e importantes papéis sociais: o capitalista (dono das empresas e das máquinas, e que compra o trabalho dos outros) e o operário (trabalhador que não possui nada além de sua força de trabalho e precisa vendê-la para se sustentar).
Graves crises sociais devido ao conflito de classes e exploração (através do trabalho infantil generalizado, turnos de trabalho de até 16 horas por dia, baixos salários, etc.) Efeitos:

Compreender as condições das mudanças que ocorriam nas sociedades européias e conhecer suas prováveis consequências, de forma a criar uma ciência da sociedade. Objetivo inicial da Sociologia A Sociologia surgiu como tentativa de entender as mudanças abrangentes que ocorreram nas sociedades humanas no decorrer dos últimos três séculos. As mudanças envolvidas não são apenas de larga escala; elas também envolvem mudanças nas mais íntimas e pessoais características das vidas das pessoas. (Giddens, 2005)
O que define as mudanças da sociedade?
Quais os efeitos destas mudanças?
Como se organiza a vida nas metrópoles urbanas?
Porque a sociedade é estruturada da forma que é? Questões que os primeiros sociólogos tentaram responder:
Full transcript