Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

As religiões abraãmicas

No description
by

Inês Pereira

on 9 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of As religiões abraãmicas

Principios éticos .Dez mandamentos Nomes dos Deus .Yhwh, Adonai ou HaShem,
El e Elohim Trabalho Orientado por: Trabalho realizado por : As religiões abraâmicas Judaismo, Cristianismo e Islamismo Principios de Fé Judaísmo .Deus é único e eterno.
O seu povo é o povo de Israel.
No fim dos tempos, virá o messias e libertará o povo da opressão.
Existe vida para além da morte, com recompensa para os justos e castigo para os pecadores. .Bruna Alves Nº4 7ºC
. Inês Pereira Nº10 7ºC
.Juliana Martins Nº15 7ºC . Prof. José António Fundador .Moisés Livro Sagrado .Torah (Bíblia hebraica) Cidade Sagrada .Jerusalém, cidade onde o rei Salomão construiu o Templo. Local de Culto .Sinagoga,Templo de Jerusalém,Muro das Lamentações,Túmulos dos Patriarcas,Túmulo do Rei David,Túmulo de Raquel Veneração de Imagens .O Judaísmo não presta culto a imagens Dia Sagrado .Sábado Rituais/Festas principais .Páscoa, Tendas ou Tabernáculos, Pentecostes, Dia do perdão, Princípio do ano, Dedicação ou Festa das Luzes Situação Histórica Símbolo Estrela de David Cristianismo Princípios de fé Deus é amor incondicional.
Jesus Cristo é o Messias, o Filho de Deus, o Salvador do mundo.Existe vida para além da morte onde bons e maus terão destinos diferentes. Princípios Èticos Mandamento do amor Jesus Cristo Fundador Livro sagrado Bíblia Cidade Sagrada Jerusalém, cidade onde Jesus Cristo foi crucificado, morreu e ressuscitou. Local de Culto Igreja Veneração de Imagens Imagens sobre a vida de Jesus, de Maria e dos santos. Símbolo Cruz Dia Sagrado Domingo Rituais/festas Principais O ciclo da Páscoa, O ciclo de Natal, Natal, ciclo da Páscoa, Quaresma, O Tríduo pascal, Tempo Pascal, Nomes Dos Deuses Javé ou Jehová Islamismo Principios de fé Só há um Deus (Alá) e Maomé é o seu último profeta.Tudo o que acontece, seja bem ou mal, é predestinado por Alá através dos seus decretos imutáveis.Haverá o dia da ressurreição e o juízo final. Princípios Èticos Cinco pilares Fundador Maomé Livro Sagrado Alcorão Cidade sagrada Meca, Medina e Jerusalém, cidades onde Maomé nasceu, morreu e subiu aos céus. Local de Culto Mesquita Veneração de imagens O Islão não venera imagens, embora admita representações da vida do Profeta, do qual não se deve figurar o rosto. Símbolo Hilal ou Crescente Dia Sagrado sexta-feira Situação Histórica O Islão nasceu na Arábia, numa região marcada pelo deserto. Os árabes viviam em sociedades tribais, compostas por vários clãs que agrupavam famílias alargadas. Algumas tribos eram sedentárias, outras nómadas. As guerras entre as tribos eram constantes. Do ponto de vista religioso, os árabes eram politeístas e adoravam sobretudo divindades na forma de árvores ou pedras. Os seus rituais religiosos passavam pelo sacrifício de animais, por jejuns e por peregrinações.
Nos inícios do século VII d.C., a Arábia encontrava-se rodeada por
dois impérios que se defrontavam: a Oeste, o império bizantino cristão,
e a Leste, o império persa cuja religião oficial era o Zoroastrismo,
embora também aí vivessem cristãos e judeus. Situação Histórica Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental e o protestantismo. O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Jesus como o Cristo ou o Messias. Judaísmo é uma das três principais religiões abraâmicas, definida como a religião, filosofia e modo de vida do povo judeu. Originário da Bíblia Hebraica e explorado em textos posteriores, como o Talmud, é considerado pelos judeus religiosos como a expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com os Filhos de Israel. De acordo com o judaísmo rabínico tradicional, na forma de uma Torá escrita e oral Esta foi historicamente desafiada pelo caraítas, um movimento que floresceu no período medieval, que mantém vários milhares de seguidores atualmente e que afirma que apenas a Torá escrita foi revelada.Nos tempos modernos, alguns movimentos liberais. Rituais/ Festas Principais Grande Festa ou Festa do Sacrifício, décimo dia do mês de Dhu al-Hijjah, fim do jejum do Ramadã, Nomes Dos Deus As fés monoteístas acreditam que há e só pode haver um único ser supremo, ou seja, Deus
Full transcript