Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A UNIÃO IBÉRICA

No description
by

carolina roca

on 26 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A UNIÃO IBÉRICA

Por: Carolina Roca A União Ibérica O que foi a União Ibérica? Como terminou a União Ibérica? Por quê? Em 1578 quando rei de Portugal morreu. D. Sebastião I morreu lutando contra os mouros na Batalha de Alcácer Quibir, no norte da Africa, Morrocos. Com a morte do rei causo un grave problema na coroa portuguesa. O parente mas proximo do rei era o primo rei da Espanha. A melhor solução era unir os dois reinos. Mas Espanha e Portugal conseguiram adiar a questão por dois anos. No trono de portugal o tio de D. Sebastião o cardeal D. Henrique que acabou morrendo tambem . Espanha nao tinha mas alternativa teria que unir Portugal e Espanha .
Felipe II rei de Espanha virou Felipe I de Portugal. Essa união entre Portugal e Espanha durou cerca de 1580 a 1640 e ficou conhecida como UNIÃO IBÉRICA. A União Ibéria começou em 1580 , quando o rei de Portugal D. Sebastião I morreu em 1578 .Seu tio o cardeal D. Henrique que acabou ficando no lugar do sobrinho morreu em 1580. O rei de Espanha Felipe II que era primo de D. Sebastião começou a ser Felipe I de Portugal. Como era parente dos dois reis de Portugal decidiu unir Portugal e Espanha durou cerca de 1580 a 1640 . Quando começou? Por que Espanha e Portugal se uniram? A primeira reação de Portugal a se unir a Espanha foi que ``ganharam ``os inimigos dos espanhóis. Entre eles Holanda que lutava por sua independência. A reação da Monarquia portuguesa foi um resultado da união dinástica entre as monorquias de Portugal e de Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa. Na sequência da crise de sucessão de 1580 em Portugal, uma união dinástica juntou as duas coroas, bem como as respetivas possessões coloniais, sob o controle da monarquia espanhola durante a chamada dinastia Filipina. Qual foi a reação de Portugal à União? Qual foi a reação da Monarquia Portuguesa?
A união das coroas tornou sem efeito a linha difisora estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, o que estimulou a expanção territorial em direção ao interior da colônia. Por sua vez, ao unir-se à Espanha, Portugal ganhou os inimigos dos espanhois, dentre eles a Holanda. Com o termino da participação dos holandeses nos negócios a Holanda decidiu dominar areas produtoras de acúcar. Quais foram os impactos desta União no Brasil? A União Ibérica terminou em 1640. O domínio da Espanha sobre Portugal termina. Os portugueses ganham um novo rei, D. João IV . Inicia-se a dinastia de Bragança, com duração até o fim da monarquia em Portugal, em 1910. Na luta pela independencia contra a Espanha, propiciou uma tregua aos combates, o que foi muito bom para os negcios holandeses na Colonia. Como as Bandeiras e Entradas se aproveitaram desta União? Durante a União Ibérica , as Bandeiras e Entradas que se aproveitaram de Portugal e Espanha foram principalmente no Brasil. Holandeses estavam proibidos de participar dos negócios do Brasil. A holanda também queria ter sua independência. Então holanda conquistou uma parte do Brasil. A região ocupada passou a ser chamada de Nova Holanda. Logo em seguinda os Francesa tambem invadiram o Brasil. A Francesa colonizou um território tambem ela o chomou de São Luis. Qual a relação entre a União Ibérica e as invasões Francesa e Holandesa ao território do Brasil? A relação entre a União Ibérica e as invasões Francesa e Holandesa ao território do Brasil foi os dois tentaram colonizar o Brasil mas Portugal teve suas terras devolta . Então a Francesa nem a Holandesa ficaram com territórios no Brasil. Holandesa e Francesa Tentaram Colonizar territórios quando Portugal e Espanha estavam unidos.
Obrigado por assistir!!!!
Full transcript